Ataque a clínica de planeamento familiar nos EUA faz três mortos

d.r. Daniel Owen / Colorado Springs Gazette

-

Três pessoas morreram e nove ficaram feridas quando um homem armado abriu fogo numa clínica de planeamento familiar em Colorado Springs, nos Estados Unidos, num impasse que durou cinco horas até o agressor se render.

O atacante armado, que esteve entrincheirado várias horas num centro de planeamento familiar no Colorado, no oeste dos EUA, foi detido, informou o presidente da câmara local, John Suthers.

Uma das vítimas mortais do tiroteio é um agente da polícia. Os feridos, quatro civis e cinco polícias, receberam assistência médica, mas nenhum se encontra em estado grave.

UCCS

Garrett Swasey, o agente da polícia morto no ataque a uma clínica de planeamento familiar no Colorado, EUA

Garrett Swasey, o agente da polícia morto no ataque a uma clínica de planeamento familiar no Colorado, EUA

“Quero dizer aos entes queridos das vítimas: o que aconteceu em Colorado Springs é uma terrível, terrível tragédia”, disse o presidente da Câmara.

Perdemos duas vítimas civis e choramos a perda de um agente muito corajoso”, acrescentou o autarca.

O alerta foi emitido a partir das instalações da clínica ao meio-dia de sexta-feira, cerca das 19:00 em Lisboa. Antes de ser detido, o autor dos disparos esteve entrincheirado várias horas na clínica.

O agressor, um homem branco com uma espingarda de assalto, manteve uma troca de disparos com os agentes, enquanto eram retiradas do local dezenas de pessoas, informou a porta-voz da polícia local, Catherine Buckley.

O agressor foi entretanto identificado pela Polícia de Colorado Springs como um homem de 57 anos de nome Robert L. Dear.

Desconhece-se ainda se o objetivo do agressor era atacar o centro, onde de praticam interrupções de gravidez, além de diversos outros serviços relacionados com a saúde reprodutiva.

Nos Estados Unidos, os centros de planeamento familiar, que praticam a interrupção voluntária da gravidez, são particularmente criticados e frequentemente sujeitos a ameaças ou ataques de opositores radicais do aborto.

@CSPDPIO / Twitter

Robert L. Dear, suspeito identificado pela Polícia como o autor do ataque à clinica de planeamento familiar em Colorado Springs

Robert L. Dear, suspeito identificado pela Polícia como o autor do ataque à clinica de planeamento familiar em Colorado Springs

A Casa Branca referiu que o Presidente Barack Obama foi informado e acompanhou a evolução da situação, juntamente com a assessora principal de Segurança Nacional, Lisa Monaco, e a sua equipa.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …