Abir Sultan / EPA

Estragos causados por míssil no aeroporto Ben Gurion
Lançamento do míssil hipersónico foi rapidamente reivindicado pelos rebeldes houthis do Iémen. Governo israelita promete resposta.
O aeroporto Ben-Gourion em Telavive, Israel, foi alvo de um ataque na manhã deste domingo.
O ataque com um míssil foi reivindicado pelos rebeldes houthis do Iémen e causou três feridos ligeiros, além de ter interrompido as operações aeroportuárias durante cerca de uma hora.
Saree disse que os rebeldes “visaram o aeroporto Ben-Gurion com um míssil balístico hipersónico que atingiu com sucesso o alvo”, segundo um comunicado citado pela AFP.
Após o ataque, o porta-voz militar dos houthis, Yahya Saree, advertiu “todas as companhias aéreas internacionais contra a continuação dos voos para o aeroporto Ben-Gurion, uma vez que este se tornou perigoso para o tráfego aéreo”.
O ataque terá sido realizado com um míssil hipersónico. Os mecanismos de defesaanti-aérea de Israel tentaram mas não conseguiram intercetá-lo.
Mohammed al-Bukhaiti, responsável dos houthis disse no Qatar que este ataque prova que conseguem atingir alvos importantes em Israel.
Surveillance camera footage shows the moment of the Houthi missile impact at Ben Gurion Airport.
The missile struck a grove adjacent to an access road, within the airport’s perimeter. pic.twitter.com/AUyQwKrEOy
— Emanuel (Mannie) Fabian (@manniefabian) May 4, 2025
O Governo israelita prometeu responder ao ataque: “Quem quer que nos ataque, iremos atacar com sete vezes mais força“, prometeu Israel Katz, ministro da Defesa de Israel.
Mais tarde, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu assegurou que a resposta vai surgir “por fases”.
Voos cancelados
Várias companhias aéreas europeias, incluindo a alemã Lufthansa e a Air France, suspenderam hoje os voos para Telavive até terça-feira.
O jornal The Times of Israel noticiou que as principais transportadoras europeias cancelaram os voos para Telavive durante as próximas 48 horas.
Além da Lufthansa e da Air France, também a espanhola Air Europa, a Austrian, a Swiss Airlines e a húngara Wizz Air tomaram a mesma decisão, segundo o jornal.
A British Airways decidiu suspender os voos até quarta-feira, alegando a segurança de clientes e tripulações.
A Air India anunciou igualmente a suspensão dos voos para Telavive, mas até terça-feira.
ZAP // Lusa
Guerra no Médio Oriente
-
4 Maio, 2025 Ataque a aeroporto em Telavive. Voos cancelados, Israel vai responder “com sete vezes mais força”
-
18 Abril, 2025 Hamas rejeita proposta de cessar-fogo israelita