Ataque aéreo não identificado faz 18 mortos no leste da Síria

Youssef Badawi / EPA

Pelo menos 18 pessoas morreram na sequência de ataques aéreos no leste da Síria durante a noite e que atingiram posições iranianas e milícias aliadas.

“Os ataques aéreos tiveram como alvo várias posições ocupadas pelas forças iranianas e milícias aliadas na região de Boukamal”, perto da fronteira com o Iraque, disse esta segunda-feira o Observatório Sírio para os Direitos do Homem (OSDH).

A organização não-governamental com sede em Londres, que dispõe de uma vasta rede de informadores no terreno, refere que os aviões de combate não foram identificados e que desconhece igualmente a identidade das vítimas. “18 combatentes foram mortos, mas ainda não determinámos a identidade das vítimas”, indica o OSDH.

O ataque aéreo visou uma região da província de Deir Ezzor onde decorrem operações militares complexas entre várias forças distintas. O OSDH recorda que, em junho de 2018, bombardeamentos aéreos no leste da Síria, perto da fronteira iraquiana, fizeram 55 mortos, entre os quais combatentes leais ao regime de Damasco assim como forças iraquianas.

A agência France Presse cita, esta segunda-feira, um responsável norte-americano, em Washington, que sob anonimato acusou Israel de responsabilidade no bombardeamento de domingo à noite, mas as autoridades israelitas recusaram fazer comentários. O Irão, Estado inimigo de Israel, mantém soldados e meios militares na Síria enquadrados nas forças de Bashar al-Assad.

Anteriormente, Israel assumiu que levou a cabo ataques em território sírio contra posições iranianas e forças do movimento libanês Hezbollah, partido aliado de Teerão e do regime de Damasco.

Na província de Deir Ezzor, forças do regime sírio mantêm posições contando com o apoio de milícias estrangeiras, constituídas nomeadamente por efetivos iraquianos e iranianos. Na mesma província, uma aliança de combatentes constituída por curdos e árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS) também se encontram no terreno e contam com o apoio dos aviões de combate da Coligação Internacional chefiada por Washington.

O conflito na Síria prolonga-se desde 2011 e já fez 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …