Ataque aéreo não identificado faz 18 mortos no leste da Síria

Youssef Badawi / EPA

Pelo menos 18 pessoas morreram na sequência de ataques aéreos no leste da Síria durante a noite e que atingiram posições iranianas e milícias aliadas.

“Os ataques aéreos tiveram como alvo várias posições ocupadas pelas forças iranianas e milícias aliadas na região de Boukamal”, perto da fronteira com o Iraque, disse esta segunda-feira o Observatório Sírio para os Direitos do Homem (OSDH).

A organização não-governamental com sede em Londres, que dispõe de uma vasta rede de informadores no terreno, refere que os aviões de combate não foram identificados e que desconhece igualmente a identidade das vítimas. “18 combatentes foram mortos, mas ainda não determinámos a identidade das vítimas”, indica o OSDH.

O ataque aéreo visou uma região da província de Deir Ezzor onde decorrem operações militares complexas entre várias forças distintas. O OSDH recorda que, em junho de 2018, bombardeamentos aéreos no leste da Síria, perto da fronteira iraquiana, fizeram 55 mortos, entre os quais combatentes leais ao regime de Damasco assim como forças iraquianas.

A agência France Presse cita, esta segunda-feira, um responsável norte-americano, em Washington, que sob anonimato acusou Israel de responsabilidade no bombardeamento de domingo à noite, mas as autoridades israelitas recusaram fazer comentários. O Irão, Estado inimigo de Israel, mantém soldados e meios militares na Síria enquadrados nas forças de Bashar al-Assad.

Anteriormente, Israel assumiu que levou a cabo ataques em território sírio contra posições iranianas e forças do movimento libanês Hezbollah, partido aliado de Teerão e do regime de Damasco.

Na província de Deir Ezzor, forças do regime sírio mantêm posições contando com o apoio de milícias estrangeiras, constituídas nomeadamente por efetivos iraquianos e iranianos. Na mesma província, uma aliança de combatentes constituída por curdos e árabes das Forças Democráticas Sírias (FDS) também se encontram no terreno e contam com o apoio dos aviões de combate da Coligação Internacional chefiada por Washington.

O conflito na Síria prolonga-se desde 2011 e já fez 370 mil mortos e milhões de deslocados e refugiados.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …