Astrónomos russos detectaram sinal de inteligência extra-terrestre

Ethan Tweedie

Os telescópios no Observatório Keck usam ópticas adaptativas, que permitiram com que os astrónomos descobrissem que G2 é um a par de estrelas binárias que se fundiram numa só.

Astrofísicos do Observatório da Academia das Ciências da Rússia, em Nizhny Arhiz, registraram um sinal muito estranho, proveniente do sistema estelar HD 164595, na constelação de Hércules, que pode ser um indício de actividade alienígena inteligente, revela o astrónomo Paul Gilster.

O astrónomo Paul Gilster, escritor e editor do site de divulgação científica Centauri Dreams, revelou este sábado que o radiotelescópio russo RATAN-600 registou, há cerca de um ano, a 15 de maio de 2015, um sinal proveniente de fora da Terra num comprimento de onda de 2,7 centímetros.

O sinal foi captado uma única vez, e tinha um brilho 8 a 10 vezes mais intenso do que a Lua ou um pulsar típico.

Desde então, o sinal não se repetiu.

No fim da semana passada, cientistas do Observatório de Astrofísica da Academia das Ciências da Rússia, SAO, decidiram partilhar a descoberta com o mundo científico, enviando cartas as astrónomos de todo o mundo.

Segundo a agência russa Sputnik News, uma destas cartas chegou a Paul Gilster, que decidiu dar a conhecer a descoberta ao mundo.

A estrela de onde o sinal detectado é proveniente, HD 164595, é semelhante ao Sol, mas fica a uma distância de 95 anos-luz da Terra.

Os astrónomos do SAO identificaram também um planeta próximo da HD 164595, com uma massa 16 vezes maior do que a da Terra – um “Neptuno quente” – e cuja órbita em torno da sua estrela é de 40 dias.

A descoberta foi recebida com alguma cautela por parte do SETI, o famoso Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre que há 40 anos vigia as estrelas à procura de sinais de vida extra-terrestre.

Segundo Seth Shostak, astrónomo sénior do SETI, a dúvida principal é a potência do sinal recebido.

Por um lado, o sinal é fraco, mas para ser detectado a 95 anos luz de distância necessitaria de uma fonte de energia incomensurável – excepto se fosse um sinal direccionado especificamente para a Terra, que precisaria de menos energia.

Só uma civilização alienígena poderia ter produzido tal sinal, acreditam os cientistas, mas seria estranho “eles” entrarem em contacto, porque não devem ter recebido nenhuma transmissão de rádio ou sinal de radar da Terra.

O professor Eric Korpela, cientista do projecto Seti@Home, realça que sinais como o anunciado pelos astrónomos russos são bastante comuns e que, na largura de banda captada pelo RATAN-600, não há forma de distinguir com clareza a fonte do sinal.

Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente, mas que mesmo assim se trata de um sinal interessante.

O que não explica por que fizeram segredo do sinal durante tanto tempo, numa clara quebra do protocolo da comunidade científica.

Apesar de a vida neste planeta ser pouco provável, duas equipas de astrónomos do SETI iniciaram esta segunda-feira a observação constante da estrela HD 164595.

​A descoberta deste sinal vai ser o tema principal da agenda da reunião do Conselho permanente do SETI, que tem lugar no dia 27 de setembro no México, e durante a qual astrónomos e cientistas de todo o mundo vão tentar perceber se o ET telefonou para a Terra.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Grandes jornalismo, titulo da notícia “ASTRÓNOMOS RUSSOS DETECTARAM SINAL DE INTELIGÊNCIA EXTRA-TERRESTRE”
    Depois no conteúdo da notícia ” Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente”
    RIDICULO….

  2. Tretas, os ETs fazem tudo para não perturbar os humanos aqui na Terra, os contactos directos são os mínimos necessários para as tarefas de manutenção planetária que eles realizam.

RESPONDER

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …

PSV 3-2 Sporting | “Leão” vendeu cara uma derrota injusta

O Sporting iniciou a sua participação na fase de grupos da Liga Europa com uma derrota amarga na Holanda, na visita ao PSV, por 3-2. Seis minutos fatais na primeira parte deixaram os “leões” em desvantagem …

Políticos da Coreia do Sul estão a rapar o cabelo (e já se sabe porquê)

Políticos da oposição na Coreia do Sul estão a rapar o cabelo em protesto contra a nomeação de um ministro da Justiça cuja família está a ser investigada por suspeita de irregularidade. O vice-presidente do parlamento, …