Astrónomos russos detectaram sinal de inteligência extra-terrestre

Ethan Tweedie

Os telescópios no Observatório Keck usam ópticas adaptativas, que permitiram com que os astrónomos descobrissem que G2 é um a par de estrelas binárias que se fundiram numa só.

Astrofísicos do Observatório da Academia das Ciências da Rússia, em Nizhny Arhiz, registraram um sinal muito estranho, proveniente do sistema estelar HD 164595, na constelação de Hércules, que pode ser um indício de actividade alienígena inteligente, revela o astrónomo Paul Gilster.

O astrónomo Paul Gilster, escritor e editor do site de divulgação científica Centauri Dreams, revelou este sábado que o radiotelescópio russo RATAN-600 registou, há cerca de um ano, a 15 de maio de 2015, um sinal proveniente de fora da Terra num comprimento de onda de 2,7 centímetros.

O sinal foi captado uma única vez, e tinha um brilho 8 a 10 vezes mais intenso do que a Lua ou um pulsar típico.

Desde então, o sinal não se repetiu.

No fim da semana passada, cientistas do Observatório de Astrofísica da Academia das Ciências da Rússia, SAO, decidiram partilhar a descoberta com o mundo científico, enviando cartas as astrónomos de todo o mundo.

Segundo a agência russa Sputnik News, uma destas cartas chegou a Paul Gilster, que decidiu dar a conhecer a descoberta ao mundo.

A estrela de onde o sinal detectado é proveniente, HD 164595, é semelhante ao Sol, mas fica a uma distância de 95 anos-luz da Terra.

Os astrónomos do SAO identificaram também um planeta próximo da HD 164595, com uma massa 16 vezes maior do que a da Terra – um “Neptuno quente” – e cuja órbita em torno da sua estrela é de 40 dias.

A descoberta foi recebida com alguma cautela por parte do SETI, o famoso Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre que há 40 anos vigia as estrelas à procura de sinais de vida extra-terrestre.

Segundo Seth Shostak, astrónomo sénior do SETI, a dúvida principal é a potência do sinal recebido.

Por um lado, o sinal é fraco, mas para ser detectado a 95 anos luz de distância necessitaria de uma fonte de energia incomensurável – excepto se fosse um sinal direccionado especificamente para a Terra, que precisaria de menos energia.

Só uma civilização alienígena poderia ter produzido tal sinal, acreditam os cientistas, mas seria estranho “eles” entrarem em contacto, porque não devem ter recebido nenhuma transmissão de rádio ou sinal de radar da Terra.

O professor Eric Korpela, cientista do projecto Seti@Home, realça que sinais como o anunciado pelos astrónomos russos são bastante comuns e que, na largura de banda captada pelo RATAN-600, não há forma de distinguir com clareza a fonte do sinal.

Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente, mas que mesmo assim se trata de um sinal interessante.

O que não explica por que fizeram segredo do sinal durante tanto tempo, numa clara quebra do protocolo da comunidade científica.

Apesar de a vida neste planeta ser pouco provável, duas equipas de astrónomos do SETI iniciaram esta segunda-feira a observação constante da estrela HD 164595.

​A descoberta deste sinal vai ser o tema principal da agenda da reunião do Conselho permanente do SETI, que tem lugar no dia 27 de setembro no México, e durante a qual astrónomos e cientistas de todo o mundo vão tentar perceber se o ET telefonou para a Terra.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Grandes jornalismo, titulo da notícia “ASTRÓNOMOS RUSSOS DETECTARAM SINAL DE INTELIGÊNCIA EXTRA-TERRESTRE”
    Depois no conteúdo da notícia ” Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente”
    RIDICULO….

  2. Tretas, os ETs fazem tudo para não perturbar os humanos aqui na Terra, os contactos directos são os mínimos necessários para as tarefas de manutenção planetária que eles realizam.

RESPONDER

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …