Astrónomos russos detectaram sinal de inteligência extra-terrestre

Ethan Tweedie

Os telescópios no Observatório Keck usam ópticas adaptativas, que permitiram com que os astrónomos descobrissem que G2 é um a par de estrelas binárias que se fundiram numa só.

Astrofísicos do Observatório da Academia das Ciências da Rússia, em Nizhny Arhiz, registraram um sinal muito estranho, proveniente do sistema estelar HD 164595, na constelação de Hércules, que pode ser um indício de actividade alienígena inteligente, revela o astrónomo Paul Gilster.

O astrónomo Paul Gilster, escritor e editor do site de divulgação científica Centauri Dreams, revelou este sábado que o radiotelescópio russo RATAN-600 registou, há cerca de um ano, a 15 de maio de 2015, um sinal proveniente de fora da Terra num comprimento de onda de 2,7 centímetros.

O sinal foi captado uma única vez, e tinha um brilho 8 a 10 vezes mais intenso do que a Lua ou um pulsar típico.

Desde então, o sinal não se repetiu.

No fim da semana passada, cientistas do Observatório de Astrofísica da Academia das Ciências da Rússia, SAO, decidiram partilhar a descoberta com o mundo científico, enviando cartas as astrónomos de todo o mundo.

Segundo a agência russa Sputnik News, uma destas cartas chegou a Paul Gilster, que decidiu dar a conhecer a descoberta ao mundo.

A estrela de onde o sinal detectado é proveniente, HD 164595, é semelhante ao Sol, mas fica a uma distância de 95 anos-luz da Terra.

Os astrónomos do SAO identificaram também um planeta próximo da HD 164595, com uma massa 16 vezes maior do que a da Terra – um “Neptuno quente” – e cuja órbita em torno da sua estrela é de 40 dias.

A descoberta foi recebida com alguma cautela por parte do SETI, o famoso Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre que há 40 anos vigia as estrelas à procura de sinais de vida extra-terrestre.

Segundo Seth Shostak, astrónomo sénior do SETI, a dúvida principal é a potência do sinal recebido.

Por um lado, o sinal é fraco, mas para ser detectado a 95 anos luz de distância necessitaria de uma fonte de energia incomensurável – excepto se fosse um sinal direccionado especificamente para a Terra, que precisaria de menos energia.

Só uma civilização alienígena poderia ter produzido tal sinal, acreditam os cientistas, mas seria estranho “eles” entrarem em contacto, porque não devem ter recebido nenhuma transmissão de rádio ou sinal de radar da Terra.

O professor Eric Korpela, cientista do projecto Seti@Home, realça que sinais como o anunciado pelos astrónomos russos são bastante comuns e que, na largura de banda captada pelo RATAN-600, não há forma de distinguir com clareza a fonte do sinal.

Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente, mas que mesmo assim se trata de um sinal interessante.

O que não explica por que fizeram segredo do sinal durante tanto tempo, numa clara quebra do protocolo da comunidade científica.

Apesar de a vida neste planeta ser pouco provável, duas equipas de astrónomos do SETI iniciaram esta segunda-feira a observação constante da estrela HD 164595.

​A descoberta deste sinal vai ser o tema principal da agenda da reunião do Conselho permanente do SETI, que tem lugar no dia 27 de setembro no México, e durante a qual astrónomos e cientistas de todo o mundo vão tentar perceber se o ET telefonou para a Terra.

AJB, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Grandes jornalismo, titulo da notícia “ASTRÓNOMOS RUSSOS DETECTARAM SINAL DE INTELIGÊNCIA EXTRA-TERRESTRE”
    Depois no conteúdo da notícia ” Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente”
    RIDICULO….

  2. Tretas, os ETs fazem tudo para não perturbar os humanos aqui na Terra, os contactos directos são os mínimos necessários para as tarefas de manutenção planetária que eles realizam.

RESPONDER

Bebé encontrado no lixo já está com uma família de acolhimento

O bebé encontrado num ecoponto, no início do mês, e que esteve até quinta-feira hospitalizado, já está com uma família de acolhimento, informou a Santa da Misericórdia de Lisboa esta sexta-feira. A instituição refere numa nota …

Fisco vai controlar declarações de IRS de beneficiários do programa "Regressar"

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai desenvolver mecanismos para verificar se os contribuintes abrangidos pelo regime fiscal do programa "Regressar" reúnem as condições exigidas, prevendo-se que parte desse controlo ocorra com a entrega da declaração …

Greta Thunberg vai de Lisboa a Madrid num carro elétrico emprestado por Espanha

A Junta da Extremadura, região espanhola, disponibilizou um carro elétrico à jovem ativista sueca Greta Thunberg para que possa viajar de Lisboa para Madrid para assistir à Cimeira do Clima respeitando o meio ambiente, adiantou …

Enfermeiros garantem voltar à luta com os 200 mil que sobraram do crowdfunding

Os enfermeiros, que no ano passado iniciaram o "Movimento Greve Cirúrgica", pretendem voltar às ações de protestos com os cerca de 200 mil euros que restaram da campanha de crowdfunding. A intenção é revelada por …

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e …

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …