Astrónomos russos detectaram sinal de inteligência extra-terrestre

Ethan Tweedie

Os telescópios no Observatório Keck usam ópticas adaptativas, que permitiram com que os astrónomos descobrissem que G2 é um a par de estrelas binárias que se fundiram numa só.

Astrofísicos do Observatório da Academia das Ciências da Rússia, em Nizhny Arhiz, registraram um sinal muito estranho, proveniente do sistema estelar HD 164595, na constelação de Hércules, que pode ser um indício de actividade alienígena inteligente, revela o astrónomo Paul Gilster.

O astrónomo Paul Gilster, escritor e editor do site de divulgação científica Centauri Dreams, revelou este sábado que o radiotelescópio russo RATAN-600 registou, há cerca de um ano, a 15 de maio de 2015, um sinal proveniente de fora da Terra num comprimento de onda de 2,7 centímetros.

O sinal foi captado uma única vez, e tinha um brilho 8 a 10 vezes mais intenso do que a Lua ou um pulsar típico.

Desde então, o sinal não se repetiu.

No fim da semana passada, cientistas do Observatório de Astrofísica da Academia das Ciências da Rússia, SAO, decidiram partilhar a descoberta com o mundo científico, enviando cartas as astrónomos de todo o mundo.

Segundo a agência russa Sputnik News, uma destas cartas chegou a Paul Gilster, que decidiu dar a conhecer a descoberta ao mundo.

A estrela de onde o sinal detectado é proveniente, HD 164595, é semelhante ao Sol, mas fica a uma distância de 95 anos-luz da Terra.

Os astrónomos do SAO identificaram também um planeta próximo da HD 164595, com uma massa 16 vezes maior do que a da Terra – um “Neptuno quente” – e cuja órbita em torno da sua estrela é de 40 dias.

A descoberta foi recebida com alguma cautela por parte do SETI, o famoso Instituto de Pesquisa de Inteligência Extraterrestre que há 40 anos vigia as estrelas à procura de sinais de vida extra-terrestre.

Segundo Seth Shostak, astrónomo sénior do SETI, a dúvida principal é a potência do sinal recebido.

Por um lado, o sinal é fraco, mas para ser detectado a 95 anos luz de distância necessitaria de uma fonte de energia incomensurável – excepto se fosse um sinal direccionado especificamente para a Terra, que precisaria de menos energia.

Só uma civilização alienígena poderia ter produzido tal sinal, acreditam os cientistas, mas seria estranho “eles” entrarem em contacto, porque não devem ter recebido nenhuma transmissão de rádio ou sinal de radar da Terra.

O professor Eric Korpela, cientista do projecto [email protected], realça que sinais como o anunciado pelos astrónomos russos são bastante comuns e que, na largura de banda captada pelo RATAN-600, não há forma de distinguir com clareza a fonte do sinal.

Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente, mas que mesmo assim se trata de um sinal interessante.

O que não explica por que fizeram segredo do sinal durante tanto tempo, numa clara quebra do protocolo da comunidade científica.

Apesar de a vida neste planeta ser pouco provável, duas equipas de astrónomos do SETI iniciaram esta segunda-feira a observação constante da estrela HD 164595.

​A descoberta deste sinal vai ser o tema principal da agenda da reunião do Conselho permanente do SETI, que tem lugar no dia 27 de setembro no México, e durante a qual astrónomos e cientistas de todo o mundo vão tentar perceber se o ET telefonou para a Terra.

AJB, ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Grandes jornalismo, titulo da notícia “ASTRÓNOMOS RUSSOS DETECTARAM SINAL DE INTELIGÊNCIA EXTRA-TERRESTRE”
    Depois no conteúdo da notícia ” Os próprios autores da descoberta acham que é bastante improvável que este seja um sinal de vida inteligente”
    RIDICULO….

  2. Tretas, os ETs fazem tudo para não perturbar os humanos aqui na Terra, os contactos directos são os mínimos necessários para as tarefas de manutenção planetária que eles realizam.

  3. Procurar vida a distancia de anos luz de uma vida, nao ‘e muito coerente mas ‘e um principio.
    Como existe vida aqui tambem poderao existir noutros planetas com condicoes favoraveis…convem realsar que os ambientes, os habitates estao em constante mudanca e que a existencia de vidas sao temporarias incluindo a nossa…tudo tem principio e um fim chamado de ciclo…
    o universo ‘e um holograma de formas e quimicas, os ciclos repetem-se.
    Tudo resto ‘e volta disto…acreditem ou nao.

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …