Quinze novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrónomos que monitorizam frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra.
Os sinais foram captados por cientistas da Breakthrough Listen, iniciativa patrocinada pelo físico Stephen Hawking e pelo milionário russo Yuri Milner para encontrar vida inteligente no Universo, rastreando as estrelas mais próximas a procura de sinais de rádio.
Os cientistas acreditam que os sinais encontrados tiveram origem numa galáxia localizada a três mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que voltou a acontecer em 2015 e, agora, em 2017.
A galáxia em questão é bstante menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número de estrelas da nossa galáxia. Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com investigadores de Harvard, é agora mais fácil aos astrónomos analisarem-na.
“É um pouco estranho como estão a aparecer erupções individuais de sinais de rádio em frequências tão diferentes do espectro, embora cada erupção tenha uma gama relativamente curta”, comentou Peter Williams, investigador da Universidade de Harvard e um dos cientistas da Breakthrough Iniciative.
“Ainda tenho que analisar melhor os dados para poder apresentar uma boa explicação de como isso está a acontecer”, diz Williams, citado pela New Scientist.
“Antes, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas parece que existe”, diz o professor Avi Loeb, também da Universidade de Harvard, segundo o qual os sinais actuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor”.
Por enquanto, é demasiado cedo para saber de que se tratam esses sinais, mas muito provavelmente os cientistas acabarão por descobrir a sua origem – e terão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que têm sido descobertos recentemente.
Mas a possibilidade de ter sido finalmente confirmada a existência de seres alienígenas e inteligentes num qualquer local fora da Terra ainda não foi descartada.
ZAP // Canaltech