/

Astrónomos detectam 15 novos sinais de rádio desconhecidos vindo do espaço

Quinze novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrónomos que monitorizam frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra.

Os sinais foram captados por cientistas da Breakthrough Listen, iniciativa patrocinada pelo físico Stephen Hawking e pelo milionário russo Yuri Milner para encontrar vida inteligente no Universo, rastreando as estrelas mais próximas a procura de sinais de rádio.

Os cientistas acreditam que os sinais encontrados tiveram origem numa galáxia localizada a três mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que voltou a acontecer em 2015 e, agora, em 2017.

A galáxia em questão é bstante menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número de estrelas da nossa galáxia. Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com investigadores de Harvard, é agora mais fácil aos astrónomos analisarem-na.

“É um pouco estranho como estão a aparecer erupções individuais de sinais de rádio em frequências tão diferentes do espectro, embora cada erupção tenha uma gama relativamente curta”, comentou Peter Williams, investigador da Universidade de Harvard e um dos cientistas da Breakthrough Iniciative.

“Ainda tenho que analisar melhor os dados para poder apresentar uma boa explicação de como isso está a acontecer”, diz Williams, citado pela New Scientist.

“Antes, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas parece que existe”, diz o professor Avi Loeb, também da Universidade de Harvard, segundo o qual os sinais actuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor”.

Por enquanto, é demasiado cedo para saber de que se tratam esses sinais, mas muito provavelmente os cientistas acabarão por descobrir a sua origem – e terão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que têm sido descobertos recentemente.

Mas a possibilidade de ter sido finalmente confirmada a existência de seres alienígenas e inteligentes num qualquer local fora da Terra ainda não foi descartada.

ZAP // Canaltech

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.