Astrónomos detectam 15 novos sinais de rádio desconhecidos vindo do espaço

Quinze novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrónomos que monitorizam frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra.

Os sinais foram captados por cientistas da Breakthrough Listen, iniciativa patrocinada pelo físico Stephen Hawking e pelo milionário russo Yuri Milner para encontrar vida inteligente no Universo, rastreando as estrelas mais próximas a procura de sinais de rádio.

Os cientistas acreditam que os sinais encontrados tiveram origem numa galáxia localizada a três mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que voltou a acontecer em 2015 e, agora, em 2017.

A galáxia em questão é bstante menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número de estrelas da nossa galáxia. Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com investigadores de Harvard, é agora mais fácil aos astrónomos analisarem-na.

“É um pouco estranho como estão a aparecer erupções individuais de sinais de rádio em frequências tão diferentes do espectro, embora cada erupção tenha uma gama relativamente curta”, comentou Peter Williams, investigador da Universidade de Harvard e um dos cientistas da Breakthrough Iniciative.

“Ainda tenho que analisar melhor os dados para poder apresentar uma boa explicação de como isso está a acontecer”, diz Williams, citado pela New Scientist.

“Antes, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas parece que existe”, diz o professor Avi Loeb, também da Universidade de Harvard, segundo o qual os sinais actuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor”.

Por enquanto, é demasiado cedo para saber de que se tratam esses sinais, mas muito provavelmente os cientistas acabarão por descobrir a sua origem – e terão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que têm sido descobertos recentemente.

Mas a possibilidade de ter sido finalmente confirmada a existência de seres alienígenas e inteligentes num qualquer local fora da Terra ainda não foi descartada.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …