Astrónomos detectam 15 novos sinais de rádio desconhecidos vindo do espaço

Quinze novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrónomos que monitorizam frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra.

Os sinais foram captados por cientistas da Breakthrough Listen, iniciativa patrocinada pelo físico Stephen Hawking e pelo milionário russo Yuri Milner para encontrar vida inteligente no Universo, rastreando as estrelas mais próximas a procura de sinais de rádio.

Os cientistas acreditam que os sinais encontrados tiveram origem numa galáxia localizada a três mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que voltou a acontecer em 2015 e, agora, em 2017.

A galáxia em questão é bstante menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número de estrelas da nossa galáxia. Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com investigadores de Harvard, é agora mais fácil aos astrónomos analisarem-na.

“É um pouco estranho como estão a aparecer erupções individuais de sinais de rádio em frequências tão diferentes do espectro, embora cada erupção tenha uma gama relativamente curta”, comentou Peter Williams, investigador da Universidade de Harvard e um dos cientistas da Breakthrough Iniciative.

“Ainda tenho que analisar melhor os dados para poder apresentar uma boa explicação de como isso está a acontecer”, diz Williams, citado pela New Scientist.

“Antes, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas parece que existe”, diz o professor Avi Loeb, também da Universidade de Harvard, segundo o qual os sinais actuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor”.

Por enquanto, é demasiado cedo para saber de que se tratam esses sinais, mas muito provavelmente os cientistas acabarão por descobrir a sua origem – e terão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que têm sido descobertos recentemente.

Mas a possibilidade de ter sido finalmente confirmada a existência de seres alienígenas e inteligentes num qualquer local fora da Terra ainda não foi descartada.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Kristalina Georgieva exige maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional exigiu esta terça-feira, nos Encontros Anuais, uma maior inclusão de mulheres nos mercados de trabalho, dizendo que quando um país ignora "parte das suas capacidades" enfraquece o desempenho económico. Kristalina …

Cientistas nazis criaram um pesticida alternativo ao DDT (que até era melhor)

Cientistas nazis criaram uma alternativa ao inseticida DDT, que alegadamente seria menos tóxica para os mamíferos e de ação mais rápida. A sua produção viria a terminar abruptamente por intervenção das forças Aliadas. O DDT é …

Operação Rota do Cabo leva à detenção de 22 pessoas

A Procuradoria-geral Distrital de Lisboa (PGDL) anunciou hoje a detenção de 22 pessoas no âmbito a operação Rota do Cabo, efetuada para desmantelar uma alegada rede criminosa de auxílio à imigração ilegal. Em comunicado, a PGDL …

Garcia de Orta. Governo admite recorrer a pediatras do privado para assegurar urgência

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, disse que a falta de médicos pediatras nas urgências do hospital Garcia de Orta “é uma situação que não é possível resolver de um …

Cientistas descobrem um novo benefício de tomar chá

https://vimeo.com/366605754 Se já se sabia que beber chá era bom para a nossa saúde, uma nova investigação vem confirmar ainda mais essa ideia. Cientistas encontraram no chá um novo benefício para o nosso cérebro. Várias investigações apontam …

Governo da Escócia quer novo referendo sobre independência em 2020

A ministra principal da Escócia e líder do Partido Nacionalista Escocês (SNP), Nicola Sturgeon, afirmou esta terça-feira que quer um novo referendo sobre a independência em 2020 e abrir negociações com Londres até ao fim …

As bactérias contradizem Darwin: a mais apta não sobrevive

Uma recente investigação levada a cabo pela Universidade de Copenhaga, na Dinamarca, revela que, no que diz respeito às bactérias, a "sobrevivência das mais cooperativas" excede a "sobrevivência das mais fortes". As bactérias são capazes de …

A Via Láctea roubou minúsculas galáxias à sua vizinha

Utilizando dados obtidos pelo Telescópio Gaia, os cientistas chegaram à conclusão que a Via Láctea "sequestrou" galáxias da Grande Nuvem de Magalhães, uma outra galáxia que a orbita. No nosso Universo, a regra é orbitar: a …

Pode ter sido encontrada (e ignorada) vida em Marte em 1976, defende antigo cientista da NASA

O antigo cientista da agência espacial norte-americana Gilbert V. Levin afirma que foram encontradas evidências de vida em Marte na década de 70. No entender do especialista, deviam ter sido levado a cabo mais investigações …

Era marketing. Fortnite voltou (e está diferente)

Depois de 10 temporadas, um buraco negro engoliu a ilha na qual diariamente milhões de jogadores tentavam sobreviver, matando-se uns aos outros. Durante um dia e meio, ninguém podia jogar. O susto acabou esta terça-feira, …