Astrónomos detectam 15 novos sinais de rádio desconhecidos vindo do espaço

Quinze novos sinais de rádio desconhecidos foram capturados por astrónomos que monitorizam frequências vindas do espaço, na esperança de, um dia, descobrir a existência de inteligência tecnologicamente evoluída fora da Terra.

Os sinais foram captados por cientistas da Breakthrough Listen, iniciativa patrocinada pelo físico Stephen Hawking e pelo milionário russo Yuri Milner para encontrar vida inteligente no Universo, rastreando as estrelas mais próximas a procura de sinais de rádio.

Os cientistas acreditam que os sinais encontrados tiveram origem numa galáxia localizada a três mil milhões de anos-luz de distância da Terra. Em 2012, a mesma região do espaço emitiu sinais parecidos, o que voltou a acontecer em 2015 e, agora, em 2017.

A galáxia em questão é bstante menor do que a Via Láctea, com cerca de metade do número de estrelas da nossa galáxia. Os sinais detectados recentemente têm uma potência alta e, de acordo com investigadores de Harvard, é agora mais fácil aos astrónomos analisarem-na.

“É um pouco estranho como estão a aparecer erupções individuais de sinais de rádio em frequências tão diferentes do espectro, embora cada erupção tenha uma gama relativamente curta”, comentou Peter Williams, investigador da Universidade de Harvard e um dos cientistas da Breakthrough Iniciative.

“Ainda tenho que analisar melhor os dados para poder apresentar uma boa explicação de como isso está a acontecer”, diz Williams, citado pela New Scientist.

“Antes, pensávamos que não havia muita emissão em frequências altas ou baixas, mas parece que existe”, diz o professor Avi Loeb, também da Universidade de Harvard, segundo o qual os sinais actuais são “duas vezes maiores que a frequência típica anteriormente observada para este repetidor”.

Por enquanto, é demasiado cedo para saber de que se tratam esses sinais, mas muito provavelmente os cientistas acabarão por descobrir a sua origem – e terão uma explicação que nada tem a ver com ETs, como aconteceu com todos os sinais de rádio misteriosos que têm sido descobertos recentemente.

Mas a possibilidade de ter sido finalmente confirmada a existência de seres alienígenas e inteligentes num qualquer local fora da Terra ainda não foi descartada.

ZAP // Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …