Astrónomos descobrem uma das primeiras estrelas formadas na Via Láctea

Investigadores do Instituto de Astrofísica das Canárias identificaram, usando o GTC – Gran Telescopio de Canarias – uma estrela que pode ser a chave para a formação dos primeiros elementos químicos na Galáxia.

O estudo, publicado na The Astrophysical Journal Letters, divulga a descoberta de uma das estrelas com o menor conteúdo metálico conhecido.

A 7500 anos-luz da Terra, no halo da Via Láctea e na direção da constelação do Lince, a estrela encontra-se na sequência principal, o estágio em que a maioria das estrelas passa a maior parte das suas vidas.

A fonte de energia destas estrelas é a fusão do hidrogénio nos seus núcleos, e as suas temperaturas superficiais e luminosidades são quase constantes com o passar do tempo. Outra das suas propriedades é a sua pequena massa, cerca de 0,7 vezes a massa do Sol, embora seja 400 graus mais quente.

Esta descoberta foi feita usando o Optical System for Imaging and low-intermediate-Resolution Integrated Spectoscopy (OSIRIS) acoplado ao GTC, no Observatório Roque de los Muchachos (Garafía, La Palma).

A espectroscopia permite decompor a luz de objetos celestes para estudar as suas propriedades físicas e químicas, e graças a isso sabemos que J0815+4729 possui apenas uma milionésima parte do cálcio e do ferro que o Sol contém. No entanto, tem um conteúdo comparativamente enorme de carbono, quase 15% da abundância solar.

“Conhecemos apenas algumas estrelas – que podem ser contadas com os dedos de uma mão – deste tipo no halo, onde as estrelas mais antigas e mais pobres em metais da Via Láctea se encontram” explica David Aguado, estudante do IAC e da Universidade de La Laguna, e autor principal do artigo.

“A teoria prevê que estas estrelas possam formar-se só após e usando o material das primeiras supernovas, cujas progenitoras foram as primeiras estrelas massivas da Galáxia, cerca de 300 milhões de anos depois do Big Bang,” explica Jonay González Hernández, um dos autores do artigo.

Esta estrela foi identificada na base de dados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS) durante o levantamento Baryon Oscillation Spectroscopic Survey (BOSS) e mais tarde observada com o espectrógrafo de dispersão intermédia ISIS no Telescópio William Herschel (WHT) do Grupo de Telescópios Isaac Newton, também no Observatório Roque de los Muchachos.

“Esta estrela estava aninhada na base de dados do levantamento BOSS, entre um milhão de espectros estelares que analisámos para a identificar, o que exigiu um considerável esforço observacional e computacional” afirmou Carlos Allende Prieto, outro investigador do IAC e coautor do artigo.

É necessária espectroscopia de alta resolução, em grandes telescópios, para tentar detetar os elementos químicos da estrela que podem ajudar-nos a entender as primeiras supernovas e as suas progenitoras” enfatizou.

No futuro próximo, o espectrógrafo de alta resolução HORS, atualmente numa fase de testes no GTC, será um instrumento fundamental para a análise química de estrelas fracas como J0815+4729.

Rafel Rebolo, diretor do IAC e coautor do artigo, explica que a “deteção de lítio nos fornece informações relacionadas com a nucleossíntese do Big Bang”.

“Estamos a trabalhar num espectrógrafo de alta resolução e de grande banda espectral a fim de medir – entre outras coisas – a composição química detalhada de estrelas com propriedades únicas como é o caso da J0815+4719”, afirma.

// CCVAlg

PARTILHAR

RESPONDER

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …

Panteras da Flórida estão a agir como se tivessem sido envenenadas (e os cientistas não sabem porquê)

Algumas panteras da Flórida, nos Estados Unidos, estão a ter um comportamento estranho ao andar, quase como se tivessem sido envenenadas. Os cientistas ainda não conseguiram perceber porquê. De acordo com o Washington Post, pelo menos …

SL Benfica 0-2 FC Porto | "Dragão" astuto arranca triunfo na Luz

O FC Porto foi ao Estádio da Luz vencer o “clássico” por 2-0 e recuperar a desvantagem de três pontos que tinha no campeonato. Com uma estratégia muito bem montada, baseada numa grande pressão sobre o …

Câmaras de Inteligência Artificial podem ser a solução para evitar tiroteios

Câmaras de videovigilância com Inteligência Artificial podem ser a solução para pôr um fim aos tiroteios. Esta tecnologia é capaz de detetar armas de fogo e avisar logo de seguida as autoridades. Com as dificuldades em …

Violência policial é uma das principais causas de morte de jovens negros nos EUA

A violência policial é uma das principais causas de morte entre jovens nos Estados Unidos, com os negros a terem 2,5 vezes mais hipóteses de serem mortos do que os homens brancos. O estudo, publicado este …

A Volocopter apresenta o seu táxi voador mais potente (e já andou no ar)

https://vimeo.com/355573555 Desde 2013 a Volocopter tem vindo a aprimorar o seu projeto de táxi voador. Desta vez, o design é mais redondo, mais simples e mais potente. O Volocopter é uma aeronave 100% elétrica que os criadores …

Israel desenvolve terapia à base de ecstasy para tratar stress pós-traumático

O Ministério da Saúde israelita desenvolveu uma terapia à base de MDMA - o componente ativo da metanfetamina popularmente conhecida como 'ecstasy' - para tratar pessoas que sofrem de stress pós-traumático resistente. Num entrevista sobre a …

Quaresma de saída do Besiktas. "Presidente não me quer na equipa"

Revelação feita pelo jogador, no Instagram: "Acabei de ser informado pelo presidente do clube que ele não quer que eu continue a jogar na equipa. Estou a tentar encontrar solução para o meu futuro". O internacional …

O Dr. House português diz que 90% do que os médicos fazem é "fantochada"

É conhecido como o Dr. House português, numa referência à série televisiva norte-americana, pela forma como faz diagnósticos certeiros. E Vítor Brotas que trabalha no Hospital dos Capuchos, em Lisboa, admite que é "um médico …

Homem morre após ataque de vespas asiáticas. É a segunda morte por picadas de insecto em 2 dias

Um homem de 79 anos de idade morreu nesta sexta-feira em Oliveira do Bairro, Aveiro, após ter sido atacado por vespas asiáticas. Dois dias antes, outro homem de 50 anos faleceu na região da Beira …