Primeiro crime no Espaço? Astronauta acedeu à conta da ex-mulher a partir da EEI

NASA

A astronauta norte-americana Anne McClain

A NASA está a investigar aquele que pode ser o primeiro crime cometido no espaço. Uma astronauta acedeu à conta bancária da ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional.

A astronauta Anne McClain é acusada de roubo de identidade e acesso não autorizado aos registos financeiros da sua ex-mulher a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), onde se encontrava numa missão de seis meses, de acordo com o New York Times.

A ex-mulher de McClain, Summer Worden, apresentou uma queixa na Comissão de Comércio Federal (FTC), uma agência independente, depois de saber que Anne McClain acedera à conta bancária conjunta, sem a sua permissão.

Worden começou a suspeitar quando percebeu que a sua antiga companheira continuava a saber onde ela gastava o seu dinheiro. Mais tarde, de acordo com o Observador, viria a descobrir que a sua conta bancária estava a ser acedida através de um computador registado na NASA.

A família de Summer Worden também apresentou uma queixa à inspeção geral da NASA, de acordo com o jornal norte-americano. “Fiquei chocada por ela ter ido tão longe. Eu sabia que não era normal”, disse Worden.

Para o advogado de Anne McClain, a sua cliente não fez nada errado e teve acesso à conta bancária enquanto estava a bordo da EEI para monitorizar a conta conjunta do casal, algo habitual ao longo da relação, sublinhou.

O advogado explicou que o acesso à conta era uma tentativa de verificar se havia fundos suficientes na conta da sua ex-companheira para pagar contas e cuidar da criança que estavam ambas a criar. Investigadores da NASA já ouviram as duas mulheres.

Summer Worden adiantou que a FTC não respondeu à queixa apresentada sobre roubo de identidade, mas um investigador especializado e a inspeção-geral da NASA estão a investigar a acusação.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Não percebo. Se já estão separadas, continuam a ter uma conta bancária conjunta? Não é normal, em casos deste tipo, individualizarem ou encerrarem as contas e cada uma abre a sua? C’a estória mal contada ou então são as americanices do costume…

  2. Lamemto saber que temos uma Astronauta lésbica. Não é homofobia, é que sou psicólogo clínico, psicoterapeuta e acabo de Obter Doutoramento justamente na área da sexualidade humana. A experiência clínica e o estudo da psicanálise levam-me a ter sólidas bases científicas que mostram que a homossexualidade deve voltar a ser incluída na próxima revisão do CID (classificação internacional das doenças). Foi até ao CID 9, desapareceu, de forma irresponsável e incompreensível, no CID 10, esperemos que a verdade científica seja reposta no CID 11.

      • Não respondo a Idiotas (termo cientifico que identifica o nível de Inteligência humanos mais elementar) tal como recomendou Mark Twain.

    • Nenhuma Universidade de prestígio lhe dava a titularidade de Doutor com uma tese tão absurda e ultrpassada pelo conhecimento científico, clínico e teoria social. A não ser que seja brasileiro ou se tenha doutorado numa universidade de vão de escada. Há uma nas Bermudas que até vende doutoramentos pela Internet.

      • Fale por si só e não inclua brasileiros nas suas respostas como se eles ( nós ) fossem estúpidos. Se quer defender “homosexualidade” como se fosse uma coisa normal o problema é seu, mas deixe os brasileiros héteros ( como eu ) fora disso.

  3. Se a conta era conjunta e ela tinha credenciais de acesso, não vejo onde possa estar o roube de identidade.
    Se tinham acordado que ela não mais acederia à conta e ela faltou ao acordo, è outra história.
    Resta o facto – surpreendente – que se tivessem separado e mantivessem a conta conjunta; normalmente a conta conjunta è fechada e cada um abre a sua independente.

RESPONDER

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …

Douro. Poluição regressa a valores anteriores ao estado de emergência

Os valores de contaminação do estuário do rio Douro, que durante o estado de emergência baixaram a níveis só vistos há mais de 30 anos, já regressaram aos valores pré-pandemia. As boas notícias "rapidamente se esfumaram". …