O astrolábio mais antigo do mundo é português e pertencia a Vasco da Gama

Um disco de bronze encontrado nas costas de Omã, onde navios portugueses naufragaram há 500 anos, revelou-se o mais antigo astrolábio marinho do mundo.

Segundo o artigo publicado no The International Journal of Nautical Archaeology, este instrumento para medir a longitude e a latitude dos corpos celestes pertencia ao navegador português Vasco da Gama – e foi registado no Guinness Book of Records.

Datado de 1498, e criado em Portugal, foi encontrado entre os destroços do navio Estrela, avança o ABC. O instrumento de orientação foi utilizado pela armada portuguesa na segunda viagem de Vasco da Gama à Índia. Arqueólogos britânicos recuperaram o objeto junto à costa de Omã, no fundo do Mar Arábico.

O astrolábio mede 175 milímetros, pesa 344 gramas e foi encontrado em 2016, mas só agora teve a data de origem certificada. Foi feito um scan laser do artefacto, para que possa ser estudado por outros arqueólogos online. Para além de antigo, o astrolábio é muito raro: existem apenas 104 exemplares criados no mesmo estilo, o Sodré.

Os astrolábios foram usados ​​pela primeira vez no mar numa viagem portuguesa pela costa oeste da África em 1481. Depois disso, foram utilizados para navegação durante as mais importantes explorações do final do século XV, incluindo aquelas lideradas por Bartolomeu Dias, Cristóvão Colombo e Vasco da Gama. São considerados os mais raros e mais apreciados artefactos que podem ser encontrados em antigos naufrágios.

Aportadas perto da pequena ilha de Al Hallaniyah, a poucos quilómetros do litoral de Omã, na Península Arábica, as naus Esmeralda e São Pedro afundaram em 1503 após uma forte tempestade que matou todos os tripulantes, tendo já sido recuperadas várias preciosidades arqueológicas do navio, incluindo sinos, canhões e discos de cobre com a marca da família real portuguesa.

Foi também nos destroços do Esmeralda que foi encontrado o segundo exemplar conhecido da moeda de prata criada por D. Manuel especificamente para o comércio com a Índia.

Além disso, especialistas britânicos notam que entre as descobertas no naufrágio do navio está um grande sino naval, que também foi registado na Guinness como o artefacto mais antigo do seu tipo.

No total, cerca de 2.800 artefactos foram encontrados e recuperados perto das margens do Sultanato em 2014. É o mais antigo naufrágio da Era Dourada das explorações europeias.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Ponte" biodegradável pode curar lesões nervosas do sistema nervoso periférico

Investigadores da Universidade de Pittsburgh descobriram recentemente uma "ponte" biodegradável que poderá ajudar no tratamento de lesões nos nervos e a recuperar cerca de 80% da função nervosa. As lesões superficiais que ocorrem no sistema nervoso …

Os polegares dos neandertais adaptaram-se a ferramentas com pega

Os polegares dos neandertais adaptaram-se para segurar melhor ferramentas com pega, da mesma forma como utilizamos atualmente um martelo, revela uma nova investigação da Universidade de Kent, no Reino Unido. A mesma investigação sugere ainda …

Sporting 2-1 Moreirense | JackPote rende pontos ao “leão”

O “Leão” soma e segue na liderança do campeonato, depois de vencer o Moreirense por 2-1, graças a um bis Pedro Gonçalves. Neste sábado, na recepção ao Moreirense, num embate relativo à oitava jornada, sofreu, mas conseguiu …

Raro crustáceo parasita descoberto na boca de um tubarão em exibição num museu

Uma equipa de cientistas descobriu uma espécie extremamente rara de Cymothoidae na boca de um espécime de tubarão capturado no Mar da China Oriental e agora em exibição num museu. Os Cymothoidae são uma família de isópodes …

Série da Netflix faz disparar venda de jogos de xadrez nos Estados Unidos

A série "The Queen’s Gambit", da plataforma de streaming Netflix, que retrata a ascensão de uma jovem jogadora de xadrez na década de 1950, fez disparar as vendas deste jogo de tabuleiro nos Estados Unidos. …

Novo comité central do PCP eleito com 98,5%

O novo comité central do PCP foi este domingo eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos. Dos 611 delegados, 602 votaram a favor, seis abstiveram-se e três votaram contra na …

Elefante salvo de um poço profundo na Índia. Resgate durou 14 horas

Uma equipa de 50 pessoas ajudou a salvar um elefante que tinha caído num poço profundo em Dharmapuri, no sul da Índia. Moradores locais atiraram folhas de bananeira para o animal comer antes de ser …

Santa Clara 0-1 Porto | Magia de Díaz resolve jogo pobre

Missão cumprida. O Porto viajou até aos Açores para defrontar o Santa Clara e leva na bagagem os três pontos. Mas não o conseguiu com brilhantismo, longe disso. A eficácia foi a palavra de ordem, num …

Raro pinguim totalmente branco encontrado nas Ilhas Galápagos

Um raro pinguim com o corpo totalmente "pintado" de branco foi encontrado no arquipélago das Galápagos, no Equador. Em comunicado, o Parque Nacional das Galápagos detalha que o raro espécime foi encontrado enquanto um guia fazia …

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. Há uma razão

A China tem 8 milhões de cegos, mas apenas 200 cães-guia. As cidades populosas, as vias não adaptadas, as poucas escolas de treino e a própria população são entraves à existência destes companheiros (e verdadeiros …