Asteróide Ryugu possui minerais com vestígios de água

Akademy / Flickr

Asteróide Ryugu numa imagem capturada pela nave espacial japonesa Hayabusa2

Foram encontrados minerais que contêm água com elementos de oxigénio e hidrogénio na superfície do asteróide Ryugu.

Na superfície do asteroide Ryugu, que está a ser explorado pela sonda japonesa Hayabusa-2, foram encontrados minerais que contêm água com elementos de oxigénio e hidrogénio, de acordo com os dados do relatório da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

Os minerais foram descobertos durante a espectroscopia de infravermelho. A descoberta comprova, ainda que indiretamente, a teoria de que a água foi trazida para a Terra do Espaço. O artigo científico foi publicado na revista Science.

Segundo o relatório da agência japonesa, “acredita-se que asteróides da classe C [asteróides carbonáceos escuros semelhantes em espectro a meteoritos condritos, que são semelhantes na composição química com a nebulosa que originou o Sol], estão entre os corpos celestes mais prováveis que trouxeram água para a Terra“. Ryugu é um deles.

A baixa densidade do asteróide sugere que o objeto é uma pilha de entulho espacial poroso, e o material espalhado na sua superfície indica que o asteróide experimentou um período de rápida rotação no seu passado. Além disso, a sua superfície está repleta de pedregulhos de tamanhos variados e cores diversas.

Os resultados iniciais da missão estão a ajudar os cientistas a escolher o local ideal para recolher novas amostras, uma vez que a Hayabusa2 regressará à Terra em 2020.

A sonda já nos enviou imagens incríveis deste asteróide e conseguiu fazer um pouso rápido para recolher uma primeira amostra, quando libertou um projétil na superfície do objeto espacial. Em breve, será lançado um explosivo para abrir uma cratera de onde serão recolhidos novas amostras, desta vez abaixo da superfície. O objetivo é estudar o que está ao alcance da sonda e o que esconde o interior do asteróide.

Estudar o Ryugu pode dar luzes sobre a forma como os minerais são libertados do Cinturão de Asteróides para a Terra, e também ajudar-nos a entender ainda melhor a história do Sistema Solar e a origem da vida na Terra.

A sonda japonesa Hayabusa-2 foi lançada em 2014 e pousou no asteróide no dia 22 de fevereiro deste ano. O Ryugu possui 900 metros em diâmetro, e localiza-se a cerca de 340 milhões de quilómetros da Terra.

PARTILHAR

RESPONDER

Chuva deixa Austrália entre incêndios e cheias. Número de mortos sobe para 29

A chuva trouxe algum alívio aos bombeiros e habitantes do leste da Austrália, mas também causou cheias e novos problemas. As equipas ainda combatem cerca 100 focos de incêndio na região e o número de …

Sem Joacine, nova direção do Livre foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos

Este domingo, no segundo dia do IX congresso do Livre, a nova direção do partido foi eleita com 95 votos a favor e 15 brancos (e não conta com a deputada Joacine Katar Moreira). No final …

Juiz pede escusa do caso dos emails por ser adepto do Benfica

O juiz desembargador apresenta vários motivos para pedir escusa do processo, nomeadamente por ser "sócio do Benfica desde 1968". De acordo com o jornal Público, Eduardo Pires, juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto (TRP), …

Afinal, Irão já não vai pedir ajuda para analisar caixas negras do avião

O Irão recuou na intenção de enviar para análise as gravações da caixa negra do avião ucraniano, que abateu acidentalmente na semana passada, para que sejam sujeitas a análises adicionais, revelou a agência noticiosa iraniana. Citado …

Bruno Fialho sucede a Marinho e Pinto na liderança do PDR

Bruno Fialho é o novo presidente do Partido Democrático Republicano (PDR), ao obter 75% dos votos na eleição deste sábado para escolher o sucessor de António Marinho e Pinto, que anunciou o abandono do cargo …

Legislador russo culpa "arma climática" dos EUA pelo inverno quente de Moscovo

Alexei Zhuravlyov, membro da câmara baixa do Parlamento da Rússia (Duma), culpou uma alegada "arma climática" secreta dos Estados Unidos pelas anómalas temperaturas que se fizeram sentir este inverno em Moscovo.  Em declarações à estação de …

Nova espécie de louva-a-deus empala as suas presas como se fossem fondue

O Carrikerella simpira, uma nova espécie de louva-a-deus, caça as suas presas perfurando-as de um lado ao outro com as suas patas em forma de tridente. Cientistas descobriram uma nova espécie de louva-a-deus com uma característica …

Astrónomos descobrem que o fósforo foi gerado na formação de estrelas

Astrónomos descobriram que o fósforo, elemento químico essencial à vida, se constituiu durante a formação de estrelas e sugerem que chegou à Terra através de cometas. Uma equipa de astrónomos detetou monóxido de fósforo na região …

Nova máquina repara e mantém fígados vivos fora do corpo humano durante uma semana

Um novo sistema consegue manter um fígado humano vivo fora do corpo durante sete dias, período no qual o órgão danificado pode ser reparado e preparado para o transplante. As tecnologias convencionais conseguem sustentar um fígado …

Rui Rio vence segunda volta. Líder reeleito quer "estabilidade, lealdade e unidade"

O presidente social-democrata, Rui Rio, afirmou hoje que espera poder “trabalhar com estabilidade e lealdade”, recusou que o PSD esteja “partido” e vincou estar “a iniciar o momento para marcar a unidade” no partido. O líder …