O asteróide Bennu pode ajudar a revelar a quinta força fundamental do Universo

Asteróides próximos da Terra podem ajudar a resolver um dos mistérios fundamentais do Universo: a quinta força.

O Bennu, que se aproxima da Terra periodicamente, tem sido uma importante fonte de informação sobre a natureza dos asteróides e a história do nosso planeta.

Agora, pode estar prestes a revelar pistas sobre a possível existência de uma quinta força fundamental no Universo.

Recentemente, os cientistas começaram a adotar uma nova abordagem na procura desta “quinta força”, que poderia existir além da nossa compreensão atual do Universo: usar asteróides.

Uma equipa de cientistas do Laboratório Nacional de Los Alamos, no Novo México, utilizou agora dados recolhidos pela missão OSIRIS-REx, da NASA, e aplicou a informação em modelos de extensão do Modelo Padrão da Física.

Na prática, os cientistas usaram dados astrométricos, óticos e de radar para entender a trajetória do asteróide. O objetivo era que as anomalias detetadas pudessem ajudar a desvendar o mistério.

Os resultados revelaram que o rastreamento de asteróides próximos pode ser fundamental na busca de bosões ultraleves, matéria escura e outras informações pouco conhecidas sobre o Universo.

“Interpretar os dados do rastreamento de Bennu pode aumentar a nossa compreensão sobre os fundamentos teóricos do Universo, ajudando-nos a reformular o Modelo Padrão da Física, gravidade e matéria escura.

As trajetórias dos objetos apresentam anomalias que podem ser úteis na descoberta de uma nova física“, explicou Yu-Dai Tsai, citado pelo Science Alert.

A gravidade, o eletromagnetismo, a força nuclear forte e a força nuclear fraca compõem as quatro forças do Universo. No entanto, os cientistas desconfiam que pode existir uma quinta força, um fenómeno que ajudaria a desvendar eventos que a Ciência ainda não conseguiu explicar.

Nesta investigação, cujas conclusões foram apresentadas num artigo publicado na Communications Physics, os investigadores usaram dados da trajetória e modelagem do Bennu para estabelecer restrições sobre uma possível quinta força e o papel dos bosões ultraleves nesse fenómeno.

A presença de uma partícula como o bosão num asteróide próximo do nosso planeta seria facilmente detetada. Por isso, é essencial continuar a estudar os objetos que estão próximos da Terra.

Os cientistas acabaram por descobrir que as leis da Física conhecidas até ao momento, nomeadamente a gravidade de Newton, explicam com precisão o movimento de Bennu. Apesar de não descartar completamente a existência de uma quinta força, impõe limites à sua intensidade e alcance.

De qualquer forma, o próximo alvo será o asteróide Apophis, que passará próximo da Terra em 2029. O objetivo é usar a sonda OSIRIS-APEX, da NASA, para recolher dados, enquanto os cientistas analisam o uso de tecnologias quânticas e de outras missões espaciais.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.