Cientistas querem usar asteroides para encontrar a “quinta força”

NASA/JPL-Caltech

Impressão de artista da cintura de asteroides

Os cientistas estão a adotar uma nova abordagem na procura pela chamada “quinta força”, que poderia existir além da nossa compreensão atual do Universo.

Ao examinar os movimentos minúsculos dos asteroides no nosso Sistema Solar, os investigadores esperam descobrir partículas ultraleves ocultas que podem revelar detalhes sobre alguns dos maiores mistérios do cosmos, como a natureza da matéria escura e da energia escura.

A nossa compreensão atual do Universo é baseada em quatro forças fundamentais: gravidade, eletromagnetismo e as forças nucleares fortes e fracas. No entanto, os cientistas há muito suspeitam que pode haver outras forças em jogo que não são consideradas no modelo padrão da física de partículas.

Liderada pelo físico Yu-Dai Tsai, da Universidade da Califórnia, uma equipa de investigadores propôs uma nova forma de procurar uma potencial quinta força de “longo alcance” que poderia afetar objetos a grandes distâncias.

Num artigo publicado no Journal of Cosmology and Astroarticle Physics, Tsai e os seus colegas esboçaram um conceito de prova de princípio para “estudar pela primeira vez a possibilidade de sondar quintas forças de longo alcance utilizando dados astrométricos de asteroides”.

“Essas forças de longo alcance são tão interessantes porque podem ser relacionadas a muitos tipos diferentes de física fundamental”, explicou Tsai em entrevista à VICE. “Há várias motivações diferentes para procurar uma quinta força”.

A ideia de forças não descobertas é impulsionada em parte pela incapacidade do modelo padrão de explicar fenómenos estranhos observados no Universo, como a aparente existência de matéria escura.

Além disso, o Universo está a expandir-se a um ritmo acelerado devido a uma força chamada energia escura, que os cientistas também não conseguem identificar.

As quintas forças de longo alcance podem potencialmente ajudar a explicar tanto a matéria escura quanto a energia escura, se puderem ser detetadas. É possível que a expansão acelerada do Universo envolva uma força desconhecida, e a matéria escura possa ser composta de partículas ultraleves que medeiam essas interações ocultas.