Asteróide semelhante ao Apophis vai passar pela Terra esta quinta-feira

Um asteróide com cerca de 330 metros de diâmetro, três vezes mais que um campo de futebol, vai aproximar-se da vizinhança da Terra esta quinta-feira a uma velocidade de 40.800 quilómetros por hora.

O asteróide, chamado 2008 A KV2, vai passar a uma distância de 6,7 milhões de quilómetros (17 vezes o que nos separa da Lua). Embora seja considerado potencialmente perigoso, não representa uma ameaça para Terra, mas sim a oportunidade para os cientistas aprenderem mais sobre esses corpos espaciais.

De acordo com a Live Science, astrónomos do Centro de Estudos de Objetos Próximos da Terra (CNEOS) da NASA descobriram o asteróide em 2008, mas não foi a primeira vez que nos visitou. De facto, veio com frequência no passado e continuará a fazê-lo no futuro.

A última vez que sobrevoou a Terra foi há menos de um ano, em 11 de dezembro de 2018, aproximando-se de uma distância de 0,47 unidades astronómicas ou cerca de 70 milhões de quilómetros. Agora passará a 0,04548 unidades astronómicas. A próxima vez que o asteróide visitará a Terra será uma vez em 2021 e duas vezes em 2022, de acordo com o Jet Propulsion Laboratory (JPL) em Pasadena, Califórnia.

2008 A KV2 é o que a NASA considera um Near Earth Object (NEO), uma vez que voa a menos de 50 milhões de quilómetros do nosso planeta. Devido à sua trajetória e tamanho, também é classificado como potencialmente perigoso. Os asteróides podem mudar o seu “plano de voo” pela atração gravitacional exercida pelos planetas próximos.

No caso do KV2, modifica-se sempre que passa perto da Terra e de Vénus, o que por sua vez modifica a cada ano a distância que o separa desses planetas. É por isso que, embora hoje pareça seguro, os astrónomos têm que continuar a observar esta grande rocha.

Devido ao seu enorme tamanho, semelhante ao que se acredita tenha o famoso asteróide Apophis, um impacto com a Terra teria consequências devastadoras, o equivalente à explosão de 20 mil bombas atómicas. Centenas de quilómetros ao redor da zona de impacto seriam devastados e poderiam ter repercussões no clima, alterando o modo de vida.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Porque será que tenho quase a certeza que mesmo que um dia esteja em risco de colidir com a terra o povo de classe baixa vai ser o último a saber

RESPONDER

Itália. Eleição de Ursula Von der Leyen para a UE ameaça romper Governo

Quase todos os dias os dois chefes aliados, Luigi Di Maio, do Movimento 5 Estrelas (M5S), e Matteo Salvini, da Liga, atacam-se diretamente. Dentro de uma aliança de contrários, os dois partidos mobilizam as suas …

Homem descobriu a sua perna amputada na imagem de um maço de tabaco

Um albanês descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi usada, sem autorização, na parte da frente dos maços de tabaco. Um homem de 60 anos descobriu que uma fotografia da sua perna amputada foi …

Ilhan Omar promete continuar a ser o "pesadelo" de Donald Trump

"O pesadelo dele é ver uma refugiada imigrante somali a ascender ao Congresso. Vamos continuar a ser um pesadelo porque as suas políticas são um pesadelo para nós", disse Ilhan Omar. Esta quinta-feira, Ilhan Omar classificou …

Benfica confirma saída de Salvio para o Boca. "Chorei como um bebé"

O extremo Eduardo Salvio transferiu-se do Benfica para o Boca Juniors, na Argentina, num negócio esta quinta-feira oficializado pelo clube da Luz, que não revelou os valores envolvidos. O argentino esteve oito temporadas no Benfica, as …

"É preciso reduzir os impostos às pessoas, nomeadamente aos salários, e taxar o carbono"

Para António Guterres, a "vontade política esmoreceu" depois do Acordo de Paris aprovado em 2015. Entre medidas propostas em prol do clima, o Secretário-Geral das Nações Unidas fala em "acabar com subsídios aos combustíveis fósseis". António …

Costa: Marcelo não se recandidatar seria "incompreensível para 80% dos portugueses"

O secretário-geral do PS, António Costa, declarou esta sexta-feira que uma eventual não recandidatura presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa seria "incompreensível para 80% dos portugueses" e adiantou que Eduardo Ferro Rodrigues voltará a ser …

Há mais de 600 edifícios condenados à demolição (e trazem custos para o cidadão)

Nos últimos dez anos, centenas de construções de todo o país foram listadas para demolir. Destas, faltam destruir atualmente mais de 600, segundo um levantamento citado esta sexta-feira pelo Correio da Manhã. Questões de segurança, ilegalidades …

Nepotismo e "filé mignon". Bolsonaro admite beneficiar filho para cargo diplomático

O presidente brasileiro admitiu, na quinta-feira, que "pretende beneficiar" o terceiro filho, o deputado Eduardo Bolsonaro, indicado para embaixador nos Estados Unidos, mas garantiu tratar-se apenas de uma estratégia de política externa. "Pretendo beneficiar um filho …

Ministério Público investiga ajustes diretos da Câmara do Porto a sociedade de advogados

A Câmara Municipal do Porto (CMP) diz que o valor dos contratos com a sociedade de advogados é de apenas 218 mil euros, e não meio milhão de euros como foi noticiado esta semana. O Ministério …

Lista de grande devedores. Deputados de mãos atadas pelo sigilo bancário

Depois de um esforço hercúleo para conseguir acesso à lista dos grandes devedores da banca, os deputados veem-se agora incapacitados devido ao sigilo bancário e ao fim da legislatura. A lista dos grandes devedores em incumprimento …