O asteroide gigante que passou pela Terra tem duas luas

Astrónomos da NASA revelaram alguns detalhes sobre o asteroide gigante Florence, que passou perto da Terra na sexta-feira (1).

O asteroide gigante Florence passou pela Terra a uma distância potencialmente perigosa de sete milhões de quilómetros, aproximadamente 18 vezes a distância da Terra à Lua, e assim se tornou no maior asteroide que a passar tão “perto” do nosso planeta.

Além de ser considerado um evento único, permitiu aos cientistas descobrir que Florence é orbitado por um par de luas.

Segundo os dados do JPL, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, as imagens captadas pelo Observatório Goldstone confirmaram que o asteroide tem aproximadamente 4,4 quilómetros de diâmetro.

Quanto às duas luas, os tamanhos ainda são desconhecidos, mas estima-se que variem entre 100 e 300 metros de diâmetro.

As fotografias do radar forneceram detalhes da superfície: possui uma crista ao longo do equador, pelo menos uma grande cratera e duas grandes regiões planas. A análise dos dados obtidos também revelou que Florence gira uma vez a cada 2,4 horas.

Observações adicionais serão realizadas na próxima semana no centro Goldstone, localizado no deserto de Mojave, na Califórnia, EUA, e no Observatório de Arecibo, na costa norte de Porto Rico. Espera-se que esses estudos forneçam mais detalhes sobre a superfície do asteroide, a massa e densidade.

PARTILHAR

RESPONDER

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …

Mona Lisa de cubos mágicos vendida em leilão por 480 mil euros

"Rubik Mona Lisa", uma Mona Lisa feita com quase 300 cubos mágicos, foi vendida em leilão, este domingo, por 480.200 euros. A obra é da autoria do artista francês Invader. A obra de arte, que se …