Um asteróide explodiu na Rússia esta semana e nós não vimos (mais uma vez)

Nem só de Mundial se faz a Rússia. Durante esta semana, várias cidades russas contemplaram um fantástico espetáculo de luzes nos céus, quando um meteoro se desfez numa bola de fogo na paisagem, sem causar quaisquer danos. 

Segundo os dados da NASA, o meteoro explodiu com 2,8 quilotons de TNT, na passada quinta-feira, às 01h16, sobre várias cidades russas, incluindo Lipetsk, situada a sudeste de Moscovo.

A agência espacial norte-americana indica que asteróide explodiu a 27,2 quilómetros de altitude, enquanto viajava a uma velocidade de 14,4 quilómetros por segundo.

O tamanho da explosão indica que se tratava de um pequeno asteróide, com cerca de quatro metros de diâmetro. Comparativamente com o asteróide de 20 metros que atingiu Chelyabinsk, também na Rússia, em fevereiro de 2013, este é bem mais pequeno.

“O acontecimento foi relatado por testemunhas das cidades de Kursk, Lipetsk, Voronzeh e Orel. Muitas das testemunhas relataram um grande estrondo sónico“, de acordo com a Organização Internacional de Meteoros.

Apesar de ainda não sabermos se algum dos fragmentos do asteróide atingiu a superfície da Terra, sabemos que provavelmente a enorme explosão – causada pelo atrito do ar –  desintegrou a maior parte da rocha antes mesmo de conseguir alcançar o chão.

Um grupo de cientistas da Universidade Federal de Ural, na Rússia, acredita ter encontrado os primeiros meteoritos provenientes deste asteróide. Os fragmentos de pedra têm pelo menos três centímetros e foram encontrados na região de Lipetsk, segundo a mesma organização.

Como este fenómeno se tornou relativamente comum, o asteróide não foi detetado até atingir a superfície da atmosfera – o que nos deixa um pouco nervosos.

Porém, e apesar de não se tratar de um gigante rochoso que poderia destruir a vida como a conhecemos, este acontecimento mostra que ainda há um longo caminho a percorrer até detetarmos com facilidade intrusos provenientes do espaço.

Felizmente, a NASA está a tentar melhorar o rastreamento de asteróides potencialmente problemáticos. Ainda nesta quarta-feira, a agência espacial norte-americana apresentou o seu plano para destruir o asteróide do fim do mundo.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Coitada da Rússia; é culpada de tudo e mais alguma coisa, sobretudo do que se inventa (e mente) nos Países Ocidentais. Aposto que até vai ser culpada de a selecção não vir a ser campeã mundial de futebol 2018. Talvez só por ser na Rússia

    • Pois, “coitada” da Rússia… nem os asteróides a respeitam!…
      Mas, não deve ser culpada da tua falta de bom senso e inteligência!…

RESPONDER

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …