Um asteróide explodiu na Rússia esta semana e nós não vimos (mais uma vez)

Nem só de Mundial se faz a Rússia. Durante esta semana, várias cidades russas contemplaram um fantástico espetáculo de luzes nos céus, quando um meteoro se desfez numa bola de fogo na paisagem, sem causar quaisquer danos. 

Segundo os dados da NASA, o meteoro explodiu com 2,8 quilotons de TNT, na passada quinta-feira, às 01h16, sobre várias cidades russas, incluindo Lipetsk, situada a sudeste de Moscovo.

A agência espacial norte-americana indica que asteróide explodiu a 27,2 quilómetros de altitude, enquanto viajava a uma velocidade de 14,4 quilómetros por segundo.

O tamanho da explosão indica que se tratava de um pequeno asteróide, com cerca de quatro metros de diâmetro. Comparativamente com o asteróide de 20 metros que atingiu Chelyabinsk, também na Rússia, em fevereiro de 2013, este é bem mais pequeno.

“O acontecimento foi relatado por testemunhas das cidades de Kursk, Lipetsk, Voronzeh e Orel. Muitas das testemunhas relataram um grande estrondo sónico“, de acordo com a Organização Internacional de Meteoros.

Apesar de ainda não sabermos se algum dos fragmentos do asteróide atingiu a superfície da Terra, sabemos que provavelmente a enorme explosão – causada pelo atrito do ar –  desintegrou a maior parte da rocha antes mesmo de conseguir alcançar o chão.

Um grupo de cientistas da Universidade Federal de Ural, na Rússia, acredita ter encontrado os primeiros meteoritos provenientes deste asteróide. Os fragmentos de pedra têm pelo menos três centímetros e foram encontrados na região de Lipetsk, segundo a mesma organização.

Como este fenómeno se tornou relativamente comum, o asteróide não foi detetado até atingir a superfície da atmosfera – o que nos deixa um pouco nervosos.

Porém, e apesar de não se tratar de um gigante rochoso que poderia destruir a vida como a conhecemos, este acontecimento mostra que ainda há um longo caminho a percorrer até detetarmos com facilidade intrusos provenientes do espaço.

Felizmente, a NASA está a tentar melhorar o rastreamento de asteróides potencialmente problemáticos. Ainda nesta quarta-feira, a agência espacial norte-americana apresentou o seu plano para destruir o asteróide do fim do mundo.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Coitada da Rússia; é culpada de tudo e mais alguma coisa, sobretudo do que se inventa (e mente) nos Países Ocidentais. Aposto que até vai ser culpada de a selecção não vir a ser campeã mundial de futebol 2018. Talvez só por ser na Rússia

    • Pois, “coitada” da Rússia… nem os asteróides a respeitam!…
      Mas, não deve ser culpada da tua falta de bom senso e inteligência!…

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …