Asteróide que dizimou os dinossauros atingiu a Terra no “mais mortífero ângulo possível”

Chase Stone

O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies à face da Terra há 65 milhões de anos atingiu a Terra no “mais mortífero ângulo possível”, concluiu uma investigação do Imperial College de Londres.

Recorrendo a novas simulações deste evento catastrófico, os cientistas do instituto do Reino Unido revelaram que o asteróide que ditou o fim do asteróides atingiu a Terra num ângulo de aproximadamente 60 graus, amplitude que maximizou a quantidades de gases e partículas que causaram mudanças climáticas na atmosfera superior.

As mudanças climáticas culminaram depois numa espécie de inverno nuclear, que extinguiu os dinossauros e 75% de toda a vida na Terra, nota o jornal The Independent.

“Para os dinossauros, o pior dos cenários foi exatamente aquele que aconteceu”, começou por explicar o professor Gareth Collins, do departamento de Ciências da Terra e Engenharia Imperial College de Londres, que liderou o estudo, citado em comunicado.

“O ataque do asteróide libertou uma quantidade incrível de gases que causaram mudanças climáticas na atmosfera, desencadeando uma série de eventos que levaram à extinção dos dinossauros. Esta situação foi provavelmente agravada pelo facto de o asteróide atingir a uma Terra num dos mais mortíferos ângulos possíveis”.

Para chegar a esta conclusão, os cientistas utilizaram uma combinação de simulações numéricas de impacto e dados geofísicos do local do impacto (Península de Yucatán, no México) para reproduzir o evento em três dimensões pela primeira vez.

“As simulações fornecem evidências convincentes de que o asteróide atingiu [a Terra] num ângulo acentuado, talvez 60 graus acima do horizonte, e que se aproximou do seu alvo a partir do nordeste”, esclareceu assim o professor Collins.

Em declarações à emissora britânica BBC, o mesmo especialista sintetizou: “É evidente que a natureza do local onde este evento aconteceu, juntamente com o ângulo de impacto, causou uma tempestade perfeita“.

Os resultados da investigação foram esta semana publicados na Nature Communicatios.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A sério? E só matou os dinossauros para fazerem petróleo?? Como é que todos os restantes seres sobreviveram? Este assunto está muito mal contado. Deus é grande

  2. “O asteróide que dizimou os asteróides e 75% de todas espécies…”
    Deveria ser mesmo um asteroide da saga do “malamén”…

  3. Essa nao foi aquela universidade que previu uma mortalidade de 2% do coronavirus, quando está nos 0.2%? Só falharam por um factor de 10

RESPONDER

Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento e a juíza deu-lhes razão

Um grupo de ilustres septuagenários, que liderou a iniciativa local da "rebelião dos grisalhos", na Colômbia, conseguiu uma grande vitória judicial. Na Colômbia, a "rebelião dos grisalhos" lutou contra o confinamento, exigindo mais tempo na rua …

EUA ponderam bloquear o TikTok e outras redes sociais chinesas

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, admitiu esta semana que os Estados Unidos estudam a possibilidade de bloquear a rede social de vídeos TikTok, bem como outras plataformas do género chinesas. Em entrevista à emissora …

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …