/

Asteróide bateu recorde de aproximação da Terra. Ninguém o viu chegar

NASA/JPL-CALTECH

O asteróide 2020 VT4 bateu na passada sexta-feira, 13 de novembro, o recorde de aproximação da Terra ao passar a menos de 400 quilómetros sobre o Pacífico Sul.

De acordo com o portal Universe Today, o corpo rochoso foi identificado pela equipa do Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteróides (ATLAS) no Observatório Mauna Loa, no Havaí, no sábado, 14 de novembro, 15 horas depois da aproximação.

Não é incomum que este tipo de corpos de movimento rápido, especialmente os asteróide que viajam em direção à Terra através do ponto do Sol, como é o caso do 2020 VT4, não sejam captados antes da sua aproximação máxima da Terra.

Os cientistas estimam que o 2020 VT4 tenha um diâmetro de 5 a 10 metros, podendo ser comparado às dimensões de uma pequena casa.

 

Esta foi a maior aproximação de um asteróide à Terra já documentada.

Este mesmo recorde já tinha sido batido este ano, quando o asteróide 2020 QG passou a 3.000 quilómetros da superfície da Terra, no passado 16 de agosto.

Apesar de ser muito pouco provável que um asteróide venha a colidir com a Terra nos próximos anos – a probabilidade é de 1 em 300.000, segundo a NASA -, as agências espaciais têm reunido esforços para melhorar os programas destinados para o acompanhamento e desvio destes corpos em rota de colisão com a Terra.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.