“Asteróide do Apocalipse” poderá ser visto no céu no dia de São Valentim

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteróide Bennu

O Bennu, ou “asteróide do Apocalipse”, será visível a olho nu no céu noturno neste dia de São Valentim (14 de fevereiro), alerta a NASA.

No dia 14 de fevereiro, também conhecido como dia de São Valentim, o “asteróide do Apocalipse” poderá ser visto a olho nu no céu noturno. O Bennu surgirá a partir do lado direito de Marte, adianta a NASA.

Há a probabilidade de este asteróide entrar em colisão com a Terra daqui a 100 anos. Se colidisse com o nosso planeta, o asteróide lançaria 80 mil vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo um dos asteróides mais perigosos nas proximidades da Terra, adianta o Express.

Atualmente, o Bennu é objeto de estudo da NASA, numa missão que conta com a OSIRIS-REx, lançada em 2016 com o objetivo de estudar e recolher amostras do asteróide Bennu.

Durante um ano, a OSIRIS-REx vai estudar o corpo rochoso, sem aterrar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher em 2020, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023.

O “asteróide do Apocalipse” foi, muito provavelmente, formado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mas está agora mais perto do que nunca do nosso planeta.

Bennu pode conter moléculas orgânicas semelhantes às que deram origem à vida na Terra, uma vez que a sua matéria não sofreu mudanças durante milhares de anos.

A OSIRIS-REx foi lançada a partir da Terra e é a primeira sonda espacial a conseguir circular nas proximidades de um objeto espacial tão pequeno. Com pouco mais de 500 metros de comprimento, o Bennu tem apenas gravidade suficiente para manter a pequena sonda numa órbita estável.

O acrónimo OSIRIS foi escolhido em referência ao antigo deus da mitologia egípcia Osíris, o senhor da morte no submundo. Além disso, o nome foi especialmente escolhido para esta missão já que o asteróide Bennu pode atingir a Terra, causando destruição – e no pior cenário, semear a morte à face do planeta.

O corpo celeste, denominado “asteroide do Apocalipse”, está localizado entre a Terra e Marte, pesa 78 milhões de toneladas e está em órbita do Sol. A NASA acredita que há água ou moléculas similares no asteróide, que podem ajudar a revelar como foi formado o Sistema Solar.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro Vinícius,
      500 metros de comprimento de rocha, se a largura e a altura também forem de 500m, dá 125 milhões de metros cúbicos de rocha.
      A massa correcta do asteróide, segundo pudemos apurar, é de 7.8 x 10^10 kg, ou seja, 78 milhões de toneladas (não 87).

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …