“Asteróide do Apocalipse” poderá ser visto no céu no dia de São Valentim

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteróide Bennu

O Bennu, ou “asteróide do Apocalipse”, será visível a olho nu no céu noturno neste dia de São Valentim (14 de fevereiro), alerta a NASA.

No dia 14 de fevereiro, também conhecido como dia de São Valentim, o “asteróide do Apocalipse” poderá ser visto a olho nu no céu noturno. O Bennu surgirá a partir do lado direito de Marte, adianta a NASA.

Há a probabilidade de este asteróide entrar em colisão com a Terra daqui a 100 anos. Se colidisse com o nosso planeta, o asteróide lançaria 80 mil vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo um dos asteróides mais perigosos nas proximidades da Terra, adianta o Express.

Atualmente, o Bennu é objeto de estudo da NASA, numa missão que conta com a OSIRIS-REx, lançada em 2016 com o objetivo de estudar e recolher amostras do asteróide Bennu.

Durante um ano, a OSIRIS-REx vai estudar o corpo rochoso, sem aterrar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher em 2020, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023.

O “asteróide do Apocalipse” foi, muito provavelmente, formado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mas está agora mais perto do que nunca do nosso planeta.

Bennu pode conter moléculas orgânicas semelhantes às que deram origem à vida na Terra, uma vez que a sua matéria não sofreu mudanças durante milhares de anos.

A OSIRIS-REx foi lançada a partir da Terra e é a primeira sonda espacial a conseguir circular nas proximidades de um objeto espacial tão pequeno. Com pouco mais de 500 metros de comprimento, o Bennu tem apenas gravidade suficiente para manter a pequena sonda numa órbita estável.

O acrónimo OSIRIS foi escolhido em referência ao antigo deus da mitologia egípcia Osíris, o senhor da morte no submundo. Além disso, o nome foi especialmente escolhido para esta missão já que o asteróide Bennu pode atingir a Terra, causando destruição – e no pior cenário, semear a morte à face do planeta.

O corpo celeste, denominado “asteroide do Apocalipse”, está localizado entre a Terra e Marte, pesa 78 milhões de toneladas e está em órbita do Sol. A NASA acredita que há água ou moléculas similares no asteróide, que podem ajudar a revelar como foi formado o Sistema Solar.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro Vinícius,
      500 metros de comprimento de rocha, se a largura e a altura também forem de 500m, dá 125 milhões de metros cúbicos de rocha.
      A massa correcta do asteróide, segundo pudemos apurar, é de 7.8 x 10^10 kg, ou seja, 78 milhões de toneladas (não 87).

RESPONDER

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já pediram apoio do Governo

Mais de 100 mil trabalhadores independentes já se candidataram ao apoio extraordinário criado pelo Governo para fazer face à paragem total de atividade devido à pandemia de covid-19. Segundo o comunicado do Ministério do Trabalho, Solidariedade …

“Voltaremos a encontrar-nos”. Isabel II relembra a 2.ª Guerra Mundial e fala de um desafio "diferente"

A rainha Isabel II salientou este domingo, numa mensagem televisiva, que a pandemia Covid-19 é um desafio "diferente" de outros enfrentados pelo Reino Unido e exortou os britânicos a respeitar o confinamento. "Embora já tenhamos enfrentado …

CTT recuam. Não vão propor a distribuição de dividendos de 2019

O Conselho de Administração dos CTT - Correios de Portugal, SA informaram esta segunda-feira que já não vão propor à Assembleia Geral de Acionistas a distribuição de dividendos relativos ao exercício de 2019, como previsto, …

Há enfermeiros sem treino a trabalhar nos cuidados intensivos

A presidente do Sindicato de Todos os Enfermeiros Unidos (SITEU), Gorete Pimentel, denuncia que há enfermeiros sem treino a trabalhar em unidades de cuidados intensivos. "São necessários três a quatro meses para que um enfermeiro seja …

Ronaldo vai tornar-se o primeiro bilionário no mundo do futebol

Cristiano Ronaldo vai faturar cerca de 90 milhões de euros este ano. Isto faz com que o futebolista português atinja os mil milhões de euros em receitas durante a sua carreira. Embora Cristiano Ronaldo tenha sido …

Tribunais adiaram mais 50 mil diligências num mês

A pandemia de covid-19 obrigou os tribunais portugueses a adiar 2.445 diligências e a anular outras 28.957, escreve o jornal Público. Ao todo, foram desmarcadas 51.402 diligências, frisa o matutino na sua edição desta segunda-feira, …

311 mortes e uma subida de 4% nos casos confirmados em Portugal. Recuperados quase duplicaram

O número de mortes em Portugal relacionadas com a Covid-19 ultrapassou a barreira das 300, situando-se nas 311 vítimas, mais 16 do que no domingo. O número de recuperados também cresceu para 140. Os casos …

"Uma vergonha para o país". Morte de ucraniano leva a "mudanças profundas" no funcionamento do SEF

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse esta segunda-feira que vai haver “mudanças profundas no modelo de funcionamento do Centro de Instalação Temporária do SEF no aeroporto de Lisboa, na sequência do caso da …

City abre processo a Kyle Walker por festa com prostitutas durante quarentena

Kyle Walker, futebolista do Manchester City, viu o clube instaurar-lhe um processo disciplinar, depois de este ter, alegadamente, quebrado a obrigação de confinamento devido à COVID-19 numa festa com prostituas. “Os futebolistas são modelos a seguir …

"Digam aos accionistas que não há nada para ninguém". Marcelo apela à Banca (ou deixa que o Governo suspenda os lucros)

O Presidente da República reúne-se, nesta segunda-feira, com os cinco maiores bancos a actuar em Portugal para apelar à sua "sensatez" para agilizarem os empréstimos às empresas e às famílias depois de terem recebido milhões …