“Asteróide do Apocalipse” poderá ser visto no céu no dia de São Valentim

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteróide Bennu

O Bennu, ou “asteróide do Apocalipse”, será visível a olho nu no céu noturno neste dia de São Valentim (14 de fevereiro), alerta a NASA.

No dia 14 de fevereiro, também conhecido como dia de São Valentim, o “asteróide do Apocalipse” poderá ser visto a olho nu no céu noturno. O Bennu surgirá a partir do lado direito de Marte, adianta a NASA.

Há a probabilidade de este asteróide entrar em colisão com a Terra daqui a 100 anos. Se colidisse com o nosso planeta, o asteróide lançaria 80 mil vezes mais energia do que a bomba atómica de Hiroshima, sendo um dos asteróides mais perigosos nas proximidades da Terra, adianta o Express.

Atualmente, o Bennu é objeto de estudo da NASA, numa missão que conta com a OSIRIS-REx, lançada em 2016 com o objetivo de estudar e recolher amostras do asteróide Bennu.

Durante um ano, a OSIRIS-REx vai estudar o corpo rochoso, sem aterrar nele, com o propósito de selecionar um local seguro e cientificamente interessante para recolher em 2020, com o auxílio de um braço robótico, um fragmento de rocha que será enviado para análise na Terra, onde a sonda deverá regressar em 2023.

O “asteróide do Apocalipse” foi, muito provavelmente, formado no principal cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter, mas está agora mais perto do que nunca do nosso planeta.

Bennu pode conter moléculas orgânicas semelhantes às que deram origem à vida na Terra, uma vez que a sua matéria não sofreu mudanças durante milhares de anos.

A OSIRIS-REx foi lançada a partir da Terra e é a primeira sonda espacial a conseguir circular nas proximidades de um objeto espacial tão pequeno. Com pouco mais de 500 metros de comprimento, o Bennu tem apenas gravidade suficiente para manter a pequena sonda numa órbita estável.

O acrónimo OSIRIS foi escolhido em referência ao antigo deus da mitologia egípcia Osíris, o senhor da morte no submundo. Além disso, o nome foi especialmente escolhido para esta missão já que o asteróide Bennu pode atingir a Terra, causando destruição – e no pior cenário, semear a morte à face do planeta.

O corpo celeste, denominado “asteroide do Apocalipse”, está localizado entre a Terra e Marte, pesa 78 milhões de toneladas e está em órbita do Sol. A NASA acredita que há água ou moléculas similares no asteróide, que podem ajudar a revelar como foi formado o Sistema Solar.

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • Caro Vinícius,
      500 metros de comprimento de rocha, se a largura e a altura também forem de 500m, dá 125 milhões de metros cúbicos de rocha.
      A massa correcta do asteróide, segundo pudemos apurar, é de 7.8 x 10^10 kg, ou seja, 78 milhões de toneladas (não 87).

RESPONDER

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …