Assunção Cristas debate assuntos do mar com secretário-geral da ONU

portugal.gov

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, reúne-se na próxima terça-feira com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para discutir os assuntos do mar e convidar o responsável para a Semana Azul.

“O Governo fez este convite, que foi repetido pelo Presidente da República e venho agora partilhar os detalhes da reunião, a viva voz, para reforçar o gosto que teríamos na sua presença”, explicou a ministra à agência Lusa.

Cristas disse que “o secretário-geral acolheu o convite com muito interesse”, mas a sua presença ainda não está confirmada.

“A sua presença seria ideal, mas o importante é ter alguma espécie de representação das Nações Unidas”, explicou.

“Portugal quer um papel de liderança, mas defende que estes temas devem ser sempre trabalhados num contexto multilateral, dentro das Nações Unidas”, acrescentou.

Assunção Cristas disse que apoiaria até a criação de uma agência para os oceanos dentro da ONU, mas admite a dificuldade deste objetivo, que ainda nem foi conseguido para a questão do ambiente.

“O que sentimos é que é preciso uma agenda e um programa mais ambicioso nestas matérias”, explicou.

A propósito do conflito com Espanha sobre a plataforma continental no Atlântico, em que o país vizinho reclama as ilhas Selvagens, Cristas disse que o tema está na agenda para o encontro com Ban Ki-moon, mas não é uma questão central.

“Essa é uma questão estritamente técnica, que não é competência ou decisão do secretário-geral. Será abordada, até porque reflete muito do trabalho que Portugal tem feito nestas matérias, mas não será um tema central”, disse.

A ministra afirmou que a Semana Azul, que acontece entre 4 e 6 de Junho, tem como objectivo colocar Portugal na liderança mundial dos assuntos do mar.

O evento será composto por várias iniciativas, entre as quais uma conferência internacional organizada pelo The Economist, um “Blue Business Forum”, organizado pela Fundação AIP e pela FIL, e ainda uma cimeira mundial dos ministros do mar.

Ainda em Nova Iorque, na quarta-feira, Assunção Cristas fará um seminário, na residência do representante permanente de Portugal nas Nações Unidas, com 37 embaixadores de países sem representação diplomática em Lisboa.

“Este encontro servirá para convidar, oficialmente, os ministros dos assuntos do mar destes países a participar na cimeira, que vai reunir ministros do mundo inteiro e acontece pela primeira vez a nível mundial organizada por um país”, disse a ministra.

Segundo Assunção Cristas, já 15 ministros confirmaram a sua presença nesta cimeira.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump admite testemunhar no inquérito para a sua destituição

O Presidente dos EUA admitiu, esta segunda-feira, "considerar seriamente" a possibilidade de testemunhar por escrito no inquérito para a sua destituição, que decorre no Congresso. "Embora não tenha feito nada de errado e não goste de …

INE espanhol está a "espiar" telemóveis para estudo estatístico

Um estudo do INE espanhol está a receber duras críticas por alegadamente infringir a privacidade de dados dos cidadãos. O gabinete irá monitorizar os telemóveis dos espanhóis. O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha deu …

Donald Tusk vai presidir o Partido Popular Europeu

O presidente do Conselho da União Europeia (UE) é o único candidato à presidência do Partido Popular Europeu (PPE) e vai suceder no cargo ao francês Joseph Daul. Esta será a primeira vez que um europeu …

EUA. Casal vegan vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses

Um casal americano, que segue uma alimentação vegan, vai ser julgado por homicídio depois da morte do filho de 18 meses, por malnutrição. Ambos vão permanecer detidos até à data do julgamento, em dezembro. Segundo noticiou …

Carrinha com 52 migrantes entra em Ceuta após derrubar barreiras fronteiriças

Uma carrinha com 52 migrantes rompeu, esta madrugada, as barreiras fronteiriças entre Marrocos e Espanha para entrar no enclave espanhol de Ceuta, incidente que a Guarda Civil espanhola já está a investigar. A carrinha lançou-se a toda …

Chef que renunciou à estrela Michelin espera sair do Guia em 2020

O chef Henrique Leis, que em julho renunciou à estrela Michelin que o seu restaurante detinha há 19 anos, afirma que o seu "compromisso com a Michelin acabou" e espera não ver renovada a distinção …

Morreu a fadista Argentina Santos

A fadista portuguesa morreu, esta segunda-feira, aos 95 anos de idade. As exéquias realizam-se, a partir das 17h00, na Basílica da Estrela, em Lisboa. A fadista Argentina Santos, que esta segunda-feira morreu aos 95 anos, despediu-se …

Governo apresenta queixa no Ministério Público contra 21 pedreiras

O ministro do Ambiente e da Ação Climática anunciou que 21 pedreiras, de um universo de 185, estão em incumprimento por falta de vedações, exigidas pelo levantamento do Governo, tendo sido apresentada queixa ao Ministério …

Adeus EDP Universal. Vem aí a SU Eletricidade, mas os preços não mudam

A EDP Serviço Universal vai deixar de existir a partir de 15 de Janeiro de 2020. Em seu lugar vai nascer a SU Eletricidade, a nova marca do universo EDP que vai abranger os clientes …

Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação "Censos Sénior", anunciou esta segunda-feira a guarda. Em comunicado, a GNR adiantou ter …