Assunção Cristas debate assuntos do mar com secretário-geral da ONU

portugal.gov

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas

A ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, reúne-se na próxima terça-feira com o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, para discutir os assuntos do mar e convidar o responsável para a Semana Azul.

“O Governo fez este convite, que foi repetido pelo Presidente da República e venho agora partilhar os detalhes da reunião, a viva voz, para reforçar o gosto que teríamos na sua presença”, explicou a ministra à agência Lusa.

Cristas disse que “o secretário-geral acolheu o convite com muito interesse”, mas a sua presença ainda não está confirmada.

“A sua presença seria ideal, mas o importante é ter alguma espécie de representação das Nações Unidas”, explicou.

“Portugal quer um papel de liderança, mas defende que estes temas devem ser sempre trabalhados num contexto multilateral, dentro das Nações Unidas”, acrescentou.

Assunção Cristas disse que apoiaria até a criação de uma agência para os oceanos dentro da ONU, mas admite a dificuldade deste objetivo, que ainda nem foi conseguido para a questão do ambiente.

“O que sentimos é que é preciso uma agenda e um programa mais ambicioso nestas matérias”, explicou.

A propósito do conflito com Espanha sobre a plataforma continental no Atlântico, em que o país vizinho reclama as ilhas Selvagens, Cristas disse que o tema está na agenda para o encontro com Ban Ki-moon, mas não é uma questão central.

“Essa é uma questão estritamente técnica, que não é competência ou decisão do secretário-geral. Será abordada, até porque reflete muito do trabalho que Portugal tem feito nestas matérias, mas não será um tema central”, disse.

A ministra afirmou que a Semana Azul, que acontece entre 4 e 6 de Junho, tem como objectivo colocar Portugal na liderança mundial dos assuntos do mar.

O evento será composto por várias iniciativas, entre as quais uma conferência internacional organizada pelo The Economist, um “Blue Business Forum”, organizado pela Fundação AIP e pela FIL, e ainda uma cimeira mundial dos ministros do mar.

Ainda em Nova Iorque, na quarta-feira, Assunção Cristas fará um seminário, na residência do representante permanente de Portugal nas Nações Unidas, com 37 embaixadores de países sem representação diplomática em Lisboa.

“Este encontro servirá para convidar, oficialmente, os ministros dos assuntos do mar destes países a participar na cimeira, que vai reunir ministros do mundo inteiro e acontece pela primeira vez a nível mundial organizada por um país”, disse a ministra.

Segundo Assunção Cristas, já 15 ministros confirmaram a sua presença nesta cimeira.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.