Assis critica novo Governo do PS. É “muito António Costa” e feito só para dois anos

Miguel A. Lopes / Lusa

O ex-eurodeputado do Partido Socialista, Francisco Assis

O ex-eurodeputado do Partido Socialista (PS) Francisco Assis não poupou nas críticas ao novo Governo, que António Costa apresentou ao Presidente da República na terça-feira ao final do dia, considerando que este é um executivo à imagem e semelhança do primeiro-ministro, feito para durar apenas dois anos.

“Os cálculos de António Costa são estes. Há aqui dois anos de combate político permanente. Depois vai haver dois momentos importantíssimos: a presidência portuguesa da União Europeia e as eleições autárquicas. António Costa formou um Governo a pensar neste dois anos”, disse o ex-eurodeputado socialista no programa Casa Comum de quarta-feira, segundo informou a Rádio Renascença.

“Valorizou muito a continuidade, a experiência, mesmo de ministros que estão muito desgastados junto da opinião pública”, acrescentou, no debate semanal com o social-democrata Paulo Rangel, que também aponta o desgaste de alguns ministros que continuam no Governo.

Para Paulo Rangel, “o pior de tudo é não haver renovação nenhuma”, considerando que “onde verdadeiramente as coisas vão doer e doem é nos casos da Saúde, Educação e Serviços Públicos em geral”.

Nesses casos, continuou, “as notícias são negativas porque Marta Temido é uma ministra completamente desacreditada. Não houve nenhum ganho, antes pelo contrário, na substituição pelo ministro anterior Adalberto Campos Fernandes. Neste momento a situação da Saúde é caótica. E o ministro da Educação, sinceramente, foi um ministro medíocre e vai continuar, não havendo nenhuma renovação”.

O social-democrata também criticou o aumento de Ministérios, considerando que “dá a ideia de que quer dar o bodo aos pobres”. Segundo o próprio, “tem que satisfazer toda a gente e, de repente, artificialmente, faz inchar o Governo para 19 ministros. É uma coisa nunca vista, é o maior Governo desde sempre. Não se justifica minimamente. É uma má solução e ter 19 ministros é manifestamente para agradar a ‘capelinhas’ do PS”.

Francisco Assis apontou críticas diretas ao núcleo duro do novo Governo, nomeadamente dois dos novos ministros de Estado: Pedro Siza Vieira e Mariana Vieira da Silva.

“Este é um Governo muito António Costa, com pessoas muito próximas do primeiro-ministro. Basta ter como número dois uma pessoa que nunca teve qualquer vida pública, no sentido de intervenção política, como o ministro da Economia”, indicou.

“Causa-me também estranheza que Mariana Vieira da Silva assuma funções, de repente, de ministra de Estado, sendo uma pessoa que não tem um percurso político que se lhe conheça, um pensamento, uma linha de orientação, uma causa, uma luta, uma disputa, qualquer coisa”.

O ex-eurodeputado socialista sublinhou: “É uma pessoa que cresce ali na redoma do Governo e de repente é ministra da Estado”, afirmando ainda que a “gerigonça” terminou na noite eleitoral e que não adianta o PS dizer o contrário.

“O Bloco de Esquerda é enfático a dizer ‘a geringonça acabou’. O Partido Comunista também já disse que a geringonça acabou, ainda que de uma forma não tão evidente. E depois há uma tentativa de alguns setores do PS que dizem que há uma outra geringonça e até falam da “esquerda plural”. Acho que isso é a pior forma de abordar a questão. As coisas têm de ser ditas com inteira verdade ao país”, concluiu.

“A geringonça acabou e entrámos numa nova fase. Pessoalmente, estou satisfeito porque sempre achei que, na atual fase da vida política portuguesa, a geringonça tinha mais aspetos positivos que negativos”, afirmou o ex-eurodeputado e dirigente socialista, que tem defendido que o PS tem de ter capacidade para falar para a esquerda e para a direita.

Taísa Pagno ZAP // //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …