Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias.

Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares não são esféricos. Em vez disso, assumem um formato muito semelhante ao das nebulosas planetárias.

Nesta nova investigação, a equipa concluiu que a interação com uma estrela ou exoplaneta molda tanto os ventos estelares quanto as nebulosas planetárias. Os resultados deste novo estudo foram publicados no dia 18 de setembro na Science.

“Estes ventos são tudo menos simétricos ou redondos. Alguns são bastante semelhantes em forma às nebulosas planetárias”, explicou Leen Decin, da universidade KU Leuven, na Bélgica, e principal autor do artigo científico.

De acordo com o Space, a equipa de astrónomos observou ventos estelares ao redor de estrelas gigantes vermelhas frias com a ajuda do conjunto de 66 antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile. Foi assim que os cientistas conseguiram reunir uma grande e detalhada coleção de observações, todas realizadas através do mesmo método.

Durante a análise, os especialistas identificaram diferentes categorias de formas. “Alguns ventos estelares eram em forma de disco, outros continham espirais e, num terceiro grupo, identificamos cones”, detalhou Decin.

Os cálculos sobre a evolução das estrelas baseavam-se na suposição de que estrelas envelhecidas, como o Sol, têm ventos estelares esféricos, mas este novo estudo vem contrariar o senso comum.

“Como a complexidade dos ventos estelares não foi considerada no passado, qualquer estimativa anterior da taxa de perda de massa de estrelas antigas pode estar errada”, sublinhou o astrónomo.

A equipa quer agora levar a cabo investigações adicionais para entender de que forma esta descoberta pode impactar os cálculos de outras características importantes da evolução estelar e galáctica.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Caso George Floyd. Polícia condenado a 22 anos de prisão pode ver a sentença revertida

A intervenção do Supremo Tribunal do Minnesota num outro caso de violência policial para reduzir a pena de um agente pode abrir um precedente para que haja alterações na sentença de Derek Chauvin. Segundo avança a …

Futebol português contra Campeonato do Mundo de dois em dois anos

O futebol português está contra a intenção da FIFA de aumentar a periodicidade do Campeonato do Mundo, passando de quatro para de dois em dois anos, refere um comunicado conjunto divulgado hoje. O documento, assinado pela …

Governo quer proibir empresas de recorrer ao 'outsourcing' após despedimento coletivo

O Governo quer proibir as empresas que façam despedimentos coletivos de recorrerem ao 'outsourcing' (contratação externa) durante os 12 meses seguintes, disse hoje a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. No final …

Barcelona: Cruyff afasta-se e perder com o Benfica seria "um drama"

Ronald Koeman até poderá sair mas não será Jordi Cruyff a substituir o seu compatriota. O Barcelona atravessa uma fase perturbada, já há algum tempo, mas o panorama financeiro piorou o cenário fora de campo e …

Casa Branca oferece "telefonema educativo" a Nicki Minaj para acalmar apreensões sobre a vacina

Depois de um tweet de Nicki Minaj se ter tornado viral por associar a vacina contra a covid-19 à impotência, a Casa Branca convidou a rapper para um telefonema com especialistas para esclarecerem as suas …

Baterias de lítio-enxofre melhores e mais baratas? O segredo é uma pitada de açúcar

Uma colher cheia de açúcar pode ser o suficiente para permitir que um veículo elétrico faça uma viagem de Melbourne a Sidney (878 km) com uma única carga. Atualmente, os automóveis elétricos e os telemóveis utilizam …

Parlamento aprova na generalidade mudança do TC para Coimbra. Oito socialistas votaram a favor

A proposta passou com votos contra do Chega e PAN, abstenção do PCP, BE, PEV e maioria da bancada do PS e votos favoráveis do PSD, CDS, IL e de oito deputados socialistas. O resultado já …

Escola da Amadora queria proibir minissaias, decotes e chinelos - mas já voltou atrás

Um Agrupamento na Amadora publicou um código de vestuário que acendeu um debate nas redes sociais devido às regras que controlavam mais as raparigas. Entretanto, a escola já voltou atrás na decisão. Segundo escreve o Jornal …

Governo francês vai dar 100 euros a famílias carenciadas para pagar energia

O Governo francês vai entregar um cheque de 100 euros a 5,8 milhões de famílias de menores recursos para ajudar a pagar a fatura energética. A medida anunciada pelo executivo vai ter um custo de 580 …

Incidência e R(t) recuam em dia com mais 1.023 infetados e sete mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 1.023 novos casos e sete mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …