/

Assimetrias celestes. Afinal, os ventos estelares não são esféricos

Uma equipa de astrónomos realizou várias observações de ventos estelares em torno de estrelas envelhecidas e, como resultado, apresentaram uma nova explicação para as formas das nebulosas planetárias.

Os cientistas descobriram que, afinal, os ventos estelares não são esféricos. Em vez disso, assumem um formato muito semelhante ao das nebulosas planetárias.

Nesta nova investigação, a equipa concluiu que a interação com uma estrela ou exoplaneta molda tanto os ventos estelares quanto as nebulosas planetárias. Os resultados deste novo estudo foram publicados no dia 18 de setembro na Science.

“Estes ventos são tudo menos simétricos ou redondos. Alguns são bastante semelhantes em forma às nebulosas planetárias”, explicou Leen Decin, da universidade KU Leuven, na Bélgica, e principal autor do artigo científico.

De acordo com o Space, a equipa de astrónomos observou ventos estelares ao redor de estrelas gigantes vermelhas frias com a ajuda do conjunto de 66 antenas do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile. Foi assim que os cientistas conseguiram reunir uma grande e detalhada coleção de observações, todas realizadas através do mesmo método.

Durante a análise, os especialistas identificaram diferentes categorias de formas. “Alguns ventos estelares eram em forma de disco, outros continham espirais e, num terceiro grupo, identificamos cones”, detalhou Decin.

Os cálculos sobre a evolução das estrelas baseavam-se na suposição de que estrelas envelhecidas, como o Sol, têm ventos estelares esféricos, mas este novo estudo vem contrariar o senso comum.

“Como a complexidade dos ventos estelares não foi considerada no passado, qualquer estimativa anterior da taxa de perda de massa de estrelas antigas pode estar errada”, sublinhou o astrónomo.

A equipa quer agora levar a cabo investigações adicionais para entender de que forma esta descoberta pode impactar os cálculos de outras características importantes da evolução estelar e galáctica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.