Assessor de Dilma e Lula investigado por branqueamento de capitais angolanos

Antonio Cruz / Agência Brasil

Lula da Silva e Dilma Roussef

Lula da Silva e Dilma Roussef

O responsável pela imagem e comunicação da Presidente brasileira Dilma Rousseff em 2010 e do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006, João Santana, está a ser investigado pela polícia por suspeita de branqueamento de capitais angolanos.

A notícia, avançada pelo jornal Folha de S.Paulo, refere que a Polícia Federal brasileira está a investigar se duas empresas de João Santana levaram do país africano ao Brasil 14,28 milhões de euros em 2012, como parte de uma operação de lavagem de dinheiro para o Partido dos Trabalhadores, PT, de Rousseff e Lula da Silva.

Em 2012, o marketeer trabalhou na campanha do actual presidente angolano, José Eduardo dos Santos, do anterior presidente venezuelano Hugo Chávez, e de Fernando Haddad, do PT, eleito presidente da câmara municipal da cidade de São Paulo.

A suspeita, segundo o jornal brasileiro, é a de que os recursos enviados para o Brasil sejam um pagamento feito a Santana por empresas brasileiras que actuam em Angola, como uma forma indirecta de o partido pagar a campanha de Haddad.

Segundo a Folha de São Paulo, João Santana negou que tenha praticado irregularidades e afirmou que a suspeita de branqueamento de capitais “não tem sentido”.

O marketeer afirma que os 16 milhões de dólares repatriados para o Brasil foram recebidos pela campanha em Angola.

A investigação sobre o marketeer foi aberta este ano pela Polícia Federal brasileira, após um organismo de combate ao branqueamento de capitais no Brasil ter considerado atípica a transferência do dinheiro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …

Detidos CEO e chairman do grupo HNA, antigo acionista da TAP

Chen Feng e Tan Xiangdon, o chairmain e o CEO do grupo HNA, que já deteve uma participação na TAP, foram detidos esta sexta-feira.  O chairmain e o CEO do grupo HNA terão sido detidos na …

OMS inclui mais dois medicamentos nas recomendações para tratamento

A Organização Mundial de Saúde (OMS) acrescentou na quinta-feira dois medicamentos à lista de fármacos admitidos para tratamento da covid-19 e pediu à farmacêutica que os produz para baixar os preços e levantar as patentes. O …