Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

Stringer / EPA

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do portal da Internet.

O ativista, de 48 anos, está na prisão de alta segurança de Belmarsh desde abril passado, quando foi detido por agentes britânicos e logo depois de o Presidente equatoriano, Lenín Moreno, retirar-lhe o asilo diplomático que desfrutava desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, noticiou a agência Lusa.

Num comunicado divulgado esta sexta-feira, Joseph Farrell, membro do WikiLeaks, anunciou que “as autoridades da prisão de Belmarsh transferiram o ativista do seu confinamento na área médica para uma área com outros presos”.

“Esta é uma grande vitória para a equipa jurídica de Assange e para os ativistas, que levaram semanas insistindo com as autoridades da prisão para encerrar o tratamento punitivo a Assange”, explicou Farrell.

O ativista do WikiLeaks lembrou também que é uma “grande vitória” para o resto dos prisioneiros de Belmarsh, depois que um grupo deles criticar o “tratamento injusto” alegadamente dado ao australiano naquela prisão.

Assange aguarda o início, no próximo mês, do julgamento de extradição para os Estados Unidos (EUA), que lhe imputa acusações que podem levar o australiano a receber uma sentença de até 170 anos de prisão.

Entre as acusações, Washington está a pedir que Assange seja extraditado devido aos milhares de documentos confidenciais veiculados no portal da Internet e os crimes de “conspiração” para se infiltrar nos sistemas de computadores do Governo dos EUA.

Lusa //

PARTILHAR

RESPONDER

BdP sem poder para sancionar Revolut ou N26 por incumprimento de normas

O Banco de Portugal não tem poder para sancionar instituições estrangeiras que operam em Portugal pela livre prestação de serviços, pelo que reclamações e eventuais sanções pelo não cumprimento de normas de conduta cabem às …

É oficial. Casillas é candidato à presidência da federação espanhola

O guarda-redes espanhol anunciou, esta segunda-feira, que vai candidatar-se à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), confirmando o fim próximo da carreira profissional. "Sim, vou candidatar-me à presidência da RFEF quando se convocarem eleições. …

Jorge Miranda considera que eutanásia "fere flagrantemente" a Constituição

Jorge Miranda, considerado o pai da Constituição Portuguesa por ter sido um dos principais autores do primeiro texto constitucional pós-25 de abril, não tem dúvidas de que a eutanásia "fere flagrantemente" a Constituição. O Constitucionalista Jorge …

Novo caso suspeito de Covid-19 em Portugal. Outros dois deram negativo

Os exames aos casos suspeitos em Portugal de infeção do novo coronavírus de uma criança em Lisboa e de uma outra pessoa no Porto deram resultado negativo, informou a Direção-Geral de Saúde, que anunciou, porém, …

BBC está na mira de Boris (e pode deixar de existir como a conhecemos)

Há uma guerra entre Boris Johnson e a emissora britânica BBC que pode levar a uma remodelação profunda. Nos planos do executivo está acabar com a taxa da televisão e fazer com que os telespetadores …

Desapareceram brinquedos doados ao hospital de Évora. Utentes levaram-nos para casa

Foi graças a uma campanha nas redes sociais que uma enfermeira conseguiu equipar a pediatria do Hospital de Évora com brinquedos, para humanizar o espaço. Mas em poucos dias, estes brinquedos foram desaparecendo porque alguns …

Centeno "não vai fazer fretes" ao Governo no Banco de Portugal

No seu habitual espaço de comentário da SIC, Luís Marques Mendes disse que Mário Centeno "não vai fazer fretes nem favores ao Governo" quando estiver no Banco de Portugal. Marques Mendes defende que a passagem direta …

Presidente chinês sabia da gravidade do coronavírus duas semanas antes de o mencionar publicamente

Xi Jinping já tinha conhecimento da gravidade do surto de coronavírus duas semanas antes de falar sobre ele publicamente. O Governo chinês estava a ser acusado de não ter estado atento à crise de saúde …

"Maior mobilização de sempre" contra a eutanásia. Campanha nas missas e nove religiões unidas

É "a maior mobilização de sempre" contra a eutanásia, segundo o dirigente da Plataforma Pró-Vida, depois de um fim-de-semana onde a Igreja Católica fez campanha nas missas. Mas o movimento junta também outras oito confissões …

O cenário de legislativas antecipadas está na mira do PSD

O PSD considera que este Governo não tem as mesmas condições que o anterior e, por isso, quer estar preparado para todos os cenários. Até mesmo para eleições legislativas antecipadas. O PSD não esconde que admite …