Acusada de blasfémia, Asia Bibi foi libertada e rumou num avião para parte incerta

A cristã Asia Bibi, que foi absolvida pelo Supremo Tribunal paquistanês há uma semana depois de oito anos no corredor da morte por blasfémia, foi libertada nesta quarta-feira, anunciou o seu advogado.

“Ela foi libertada e disseram-me que estava num avião, mas ninguém sabe onde vai aterrar”, disse o advogado Saif ul-Mulook, num comunicado enviado à agência France Press. A ordem de libertação de Asia Bibi chegou esta quarta-feira à prisão de Multan (no centro), onde estava detido.

Asia Bibi estava detida desde 2010, num caso que provocou indignação internacional e violência no país islâmico. “Asia Bibi foi absolvida de todas as acusações“, disse o presidente do conselho de juízes Mian Saqib Nisar na leitura do veredito do Supremo Tribunal, que ocorreu no dia 31 de outubro.

A decisão sobre o último recurso de Asia Bibi estava marcada para 8 de outubro, mas o tribunal tinha adiado a decisão por tempo indeterminado. O impasse provocou a fúria de alguns círculos religiosos que há muito pediam a sua execução.

Asia Bibi, mãe de cinco filhos, foi acusada de blasfémia em 2009, após ter alegadamente insultado o profeta Maomé durante uma discussão com um grupo de mulheres com quem trabalhava. Em novembro de 2010, um tribunal paquistanês decretou a pena capital, mas a sentença só foi confirmada quatro anos depois pelo Supremo Tribunal de Lahore, capital da província de Punjab, onde ocorreu o incidente.

Em 2011, o ex-governador de Punjab Salman Taseer, que defendia publicamente a causa de Asia Bibi, foi morto a tiro por um dos guarda-costas, Mumtaz Qadri, executado anos depois. O caso de Asia Bibi teve impacto internacional e chegou a atrair a atenção dos papas Bento XVI e Francisco.

A blasfémia é uma questão extremamente sensível no conservador Paquistão e mesmo acusações não provadas resultam muitas vezes em violência popular.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Ondas gigantes destruíram varandas de prédio em Tenerife

A forte agitação marítima deste fim-de-semana levou à formação de ondas gigantes que chegaram a atingir os 6 metros, e que destruíram varandas num prédio junto à costa em Mesa del Mar, Tenerife. Vários edifícios …

Escritora de romance erótico gay condenada a mais de 10 anos de prisão na China

Uma escritora chinesa foi condenada a dez anos e meio de cadeia pela publicação de um romance erótico com protagonistas homossexuais. Esta sentença está a chocar e a indignar país. A escritora de apelido Liu, mas …

Construção de complexo turístico na China terá matado mais de 6 mil peixes

As autoridades chinesas estão a investigar a morte de 6 mil peixes da espécie esturjão-chinês, que está em perigo de extinção, alegadamente devido à construção de um complexo eco-turístico próximo de uma zona de criação. Cerca …

Malta: "Finalmente identificados" autores do homicídio de jornalista que denunciava corrupção

As autoridades de Malta anunciaram este domingo que identificaram o grupo que terá arquitetado a morte da jornalista Daphne Caruana Galizia, especializada em temas anti-corrupção, em outubro do ano passado. Em outubro do ano passado, a …

"Coletes amarelos" continuam a bloquear estradas e postos de combustível em França

Várias manifestações de "coletes amarelos", que pretendem perpetuar o movimento contra o aumento das taxas de combustível, interromperam esta segunda-feira o trânsito automóvel e bloquearam as bombas de combustíveis um pouco por toda a França. Segundo …

Artefactos pirotécnicos: PSP omitiu "goleada" do Benfica (149-1) ao FC Porto

Segundo aponta um novo conjunto de e-mails, a PSP terá manipulado números relativos à apreensão de artefactos de pirotecnia no decorrer do Benfica-FC Porto, jogado a 26 de abril de 2015. De acordo com as mensagens, …

Operadoras de telecomunicações vão subir preços em 2019

As principais operadoras de telecomunicações preparam-se para subir tarifários no início do próximo ano, acompanhando a inflação. Utilizar os serviços das operadoras de telecomunicações vai ficar mais caro a partir do início do próximo ano. As …

Costa foi "desautorizado" por César (e a culpa é do seu "feitio especial")

O braço-de-ferro entre António Costa e Carlos César, na questão do IVA das touradas, "é mais sério do que se pensa". É Marques Mendes quem o diz, notando que tudo se deveu ao "feitio especial" …

Governo limita descontos no IRS a quem reabilitar casas com apoio do Estado

Quem receber ajudas do Estado à compra ou reconstrução da sua casa e a vender antes de decorridos 10 anos perde direito aos benefícios fiscais em IRS. Quem receber apoios públicos à reabilitação da sua casa …

Assembleia da República vai gastar 25,3 milhões com partidos em 2019

A Assembleia da República prevê gastar um total de 121 milhões de euros em 2019. Desse total, 25,3 milhões de euros destinam-se aos cofres dos partidos pelas subvenções. Em 2019, a Assembleia da República prevê gastar …