A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) tem apertado a fiscalização aos hipermercados, com foco nas promoções que levam a cabo. Duas em cada dez inspecções detectam irregularidades.
Este número é avançado pelo Correio da Manhã que avança que, face ao número crescente de queixas apresentadas pelos consumidores, a ASAE apertou a fiscalização aos hipermercados.
A DECO – Associação de Defesa do Consumidor também tem estado atenta à situação, depois de vários consumidores terem contactado a organização para apresentarem problemas envolvendo as promoções das grandes superfícies.
O CM repara que muitos consumidores se queixam de serem enganados, nomeadamente por causa das chamadas campanhas “leve 2 pague 1”. Em alguns casos, não se trata de facto de uma promoção, com clientes de hipermercados a queixarem-se de que os produtos fora da campanha até são mais baratos.
Outra situação reportada pelos consumidores diz respeito à indisponibilidade de produtos em promoção e ao facto de o desconto anunciado não se verificar aquando do pagamento na caixa.
A ASAE fez, desde o início de 2017, 930 inspecções em hipermercados, encontrando irregularidades em 17% dos casos. “Duas em cada dez inspecções” apresentam inconformidades, salienta o jornal. Até agora, a ASAE instaurou 159 processos de contra-ordenação, ainda segundo a mesma fonte.