As princesas afinal não foram felizes para sempre


No mundo real, a Sereia está presa no oceanário, Branca de Neve é mãe de 7 pequenos, Cinderela serve à mesa num bar, a Bela fez uma plástica e o Capuchinho Vermelho tem peso a mais.

Pior, a Bela Adormecida ainda não acordou.

Estes são alguns dos destinos menos felizes que tiveram afinal as princesas dos contos de fadas e das histórias da Disney, caídas em desgraça no mundo imaginado pela fotógrafa e artista conceptual Dina Goldstein na sua controversa colecção ‘Fallen Princesses‘.

A artista imaginou como seriam as princesas perfeitas com problemas reais que afectam as mulheres de todo o mundo, como a pobreza, obesidade, falta de auto-estima, casamentos infelizes, alcoolismo ou cancro, e fotografou dez cenários destinados a despertar diferentes respostas emocionais.

Nascida em 1969 en Tel-Aviv, Israel, e radicada em Vancouver, no Canadá, Dina Goldstein iniciou a sua carreira como fotógrafa e foto-jornalista aos 23 anos. Em 2010 focou o seu trabalho em arte conceptual, tendo recebido o prémio especial Arte Laguna em 2012.

Entrevistada pelo cargoh, Dina revelou que a ideia para esta série conceptual surgiu em 2007, altura em que a filha de 3 anos se começou a interessar por histórias de fadas e a mãe se encontrava a lutar contra um cancro. A série nasceu ‘de uma dor muito pessoal e alguma revolta pelos finais felizes que nos impingem desde a infância‘.

As fotografias de ‘Fallen Princesses’ foram tiradas em diferentes locais de Vancouver e a série ficaria completa em 2009, tendo passado relativamente despercebida até há poucos meses, altura em que ganhou espontaneamente ‘vida na internet’, gerando alguma controvérsia.

Segundo os críticos, as crianças devem poder sonhar e ter esperança num mundo melhor, e a colecção destrói gratuitamente a inocência da infância.

Dina Goldstein defende que está apenas a criar ‘os seus próprios cenários, o seu próprio mundo para as suas princesas‘ e que compete aos pais saberem a altura certa para explicar aos filhos que a vida não é um conto de fadas.

Mas, como diz Dina, talvez a colecção esteja a ter mais controvérsia do que merece. Se pensarmos que Cinderela era escravizada pelas irmãs, Rapunzel vivia fechada numa torre, e Branca de Neve foi expulsa de casa, perseguida por um amigo e envenenada por uma bruxa… talvez as princesas de Dina Goldstein não tenham agora uma vida muito mais infeliz do que antes.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …