As princesas afinal não foram felizes para sempre


No mundo real, a Sereia está presa no oceanário, Branca de Neve é mãe de 7 pequenos, Cinderela serve à mesa num bar, a Bela fez uma plástica e o Capuchinho Vermelho tem peso a mais.

Pior, a Bela Adormecida ainda não acordou.

Estes são alguns dos destinos menos felizes que tiveram afinal as princesas dos contos de fadas e das histórias da Disney, caídas em desgraça no mundo imaginado pela fotógrafa e artista conceptual Dina Goldstein na sua controversa colecção ‘Fallen Princesses‘.

A artista imaginou como seriam as princesas perfeitas com problemas reais que afectam as mulheres de todo o mundo, como a pobreza, obesidade, falta de auto-estima, casamentos infelizes, alcoolismo ou cancro, e fotografou dez cenários destinados a despertar diferentes respostas emocionais.

Nascida em 1969 en Tel-Aviv, Israel, e radicada em Vancouver, no Canadá, Dina Goldstein iniciou a sua carreira como fotógrafa e foto-jornalista aos 23 anos. Em 2010 focou o seu trabalho em arte conceptual, tendo recebido o prémio especial Arte Laguna em 2012.

Entrevistada pelo cargoh, Dina revelou que a ideia para esta série conceptual surgiu em 2007, altura em que a filha de 3 anos se começou a interessar por histórias de fadas e a mãe se encontrava a lutar contra um cancro. A série nasceu ‘de uma dor muito pessoal e alguma revolta pelos finais felizes que nos impingem desde a infância‘.

As fotografias de ‘Fallen Princesses’ foram tiradas em diferentes locais de Vancouver e a série ficaria completa em 2009, tendo passado relativamente despercebida até há poucos meses, altura em que ganhou espontaneamente ‘vida na internet’, gerando alguma controvérsia.

Segundo os críticos, as crianças devem poder sonhar e ter esperança num mundo melhor, e a colecção destrói gratuitamente a inocência da infância.

Dina Goldstein defende que está apenas a criar ‘os seus próprios cenários, o seu próprio mundo para as suas princesas‘ e que compete aos pais saberem a altura certa para explicar aos filhos que a vida não é um conto de fadas.

Mas, como diz Dina, talvez a colecção esteja a ter mais controvérsia do que merece. Se pensarmos que Cinderela era escravizada pelas irmãs, Rapunzel vivia fechada numa torre, e Branca de Neve foi expulsa de casa, perseguida por um amigo e envenenada por uma bruxa… talvez as princesas de Dina Goldstein não tenham agora uma vida muito mais infeliz do que antes.

AJB, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A linguagem de Benoit está a morrer. O senegalês quer salvá-la através da música

O senegalês Benoit Fader Keita está a usar o poder da música para salvar a sua linguagem, ménik, que tem apenas 3 mil falantes e está em risco de extinção. Benoit Fader Keita nasceu no Senegal …

Doença cerebral misteriosa intriga médicos no Canadá

 A doença misteriosa foi identificada, pela primeira vez, em 2015, num doente considerado um "caso isolado e atípico". Há quase dois anos, Roger Ellis desmaiou depois de ter tido uma convulsão durante o 40.º aniversário de …

Estudo sugere que há quatro tipos de Alzheimer

Uma equipa de investigadores sugere que há quatro tipos da doença de Alzheimer, que atacam diferentes zonas do cérebro e têm sintomas distintos. Um novo estudo sugere que o Alzheimer é uma doença bem mais complexa …

Jovens tentam salvar vidas na Índia através do Youtube. Plataforma elimina vídeos por serem "perigosos"

A Índia continua a debater-se com a grave crise sanitária desencadeada pela covid-19. Jovens indianos publicaram no Youtube vídeos a produzir oxigénio em casa, usando processos químicos ensinados nas escolas. A plataforma eliminou-os. De acordo com …

Shuvuuia era um dinossauro do tamanho de uma galinha, que caçava às escuras

Os investigadores descobriram que Shuvuuia, um pequeno dinossauro do tamanho de uma galinha, tinha uma excelente audição e visão noturna, que lhe permitiam caçar de noite. São poucas as aves que têm aquilo que é preciso …

Na China, é ilegal pedir comida em excesso nos restaurantes

A China aprovou uma lei anti-desperdício de alimentos que proíbe clientes de restaurantes de pedirem mais do que precisam, uma legislação abrangente pode prejudicar a experiência de comer fora de casa. A lei, que entrou em …

Sindicato de pilotos denuncia pedidos da TAP para voos em folga

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) denunciou pedidos da Transportadora Aérea Portuguesa (TAP) para que alguns trabalhadores efetuem voos em dias de folga, ao mesmo tempo que afirma ter pilotos em excesso. Num email …

Bayern Munique 'festeja' nono título consecutivo com goleada

O Bayern Munique coroou este sábado o seu nono título consecutivo na Liga alemã de futebol com uma goleada no triunfo diante do Borussia Moenchengladbach (6-0), num jogo com um hat-trick de Lewandowski. Antes de pisar …

A piscina infinita mais alta do mundo fica no Dubai

Haverá poucas coisas tão libertadoras como dar um mergulho numa piscina infinita com vista para o oceano. Agora, quem visitar o Dubai poderá fazê-lo numa piscina a quase 300 metros acima do nível do mar. Segundo …

"Polskie Babcie", as avós que lutam pela democracia na Polónia

Um grupo de idosas polacas organiza protestos, todas as semanas, para lutar pela democracia no país, governado pelo partido de direita nacional-conservador e democrata-cristão Lei e Justiça (PiS). É hora de ponta em Varsóvia, capital da …