As primeiras árvores do mundo cresceram a dividir as “tripas”

(dr) Cardiff University

Numa região remota da China, os cientistas descobriram dois exemplares das primeiras árvores do planeta.

De acordo com o Science, um grupo de investigadores chineses do Instituto de Nanquim de Geologia e Paleontologia descobriram vários fósseis perfeitamente conservados das primeiras árvores pré-históricas de há 372 ou 393 milhões de anos.

Os cientistas acreditam que os dois exemplares de árvores da classe cladoxylopsida encontrados num deserto no noroeste da China teriam a aparência de setas e podiam alcançar entre 8 a 12 metros de altura.

Os cientistas puderam estudar detalhadamente a estrutura fora do comum, porque estava saturada de dióxido de silício, que terá aparecido devido à proximidade com um vulcão.

Esse elemento ajudou a conservar a estrutura interna da árvore, permitindo assim aos cientistas estudar a sua peculiar anatomia, muito distinta da das árvores modernas.

As árvores de hoje crescem mediante um mecanismo relativamente simples: o tronco é um eixo cilíndrico único, formado por centenas de fibras de madeira, chamados xilema, que conduzem a água desde as raízes até às folhas e ramos. O xilema moderno cresce em anéis, na periferia do tronco, logo atrás da cortiça, agregando a circunferência para que a árvore possa crescer.

No entanto, os cientistas revelaram que as árvores da classe cladoxilopsidos têm múltiplas colunas de xilema, espaçadas à volta do perímetro do tronco oco. Seria então essa, assinalam os cientistas, a causa da altura das árvores.

Estima-se que estas árvores tenham desaparecido no final do período Devónico, aproximadamente há uns 358 milhões de anos, supostamente porque não conseguiam “competir” com outras árvores pré-históricas.

ZAP // RT

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Só uma pequena precisão: Os “fios de madeira” deveriam ser chamados de “fibras” de madeira ou xilema, por oposição à casca ou ritidoma, que não é necessáriamente “cortiça”, como é referido no texto. Uma das especificidades destas árvores é a composição das “múltiplas colunas de xilema”, agrupadas num anel periférico, cada uma com anéis de crescimento independentes. Seria a lógica de uma árvore composta por várias pequenas árvores, agrupadas em anel em redor de um núcleo vazio.

RESPONDER

Federação Portuguesa de Futebol condena jogadores por viciação de resultados

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol condenou dois futebolistas e dois treinadores por manipulação de resultados no âmbito do caso "Jogo Duplo". O Público chama-lhe "uma decisão histórica". No âmbito do caso "Jogo …

Diferendo entre Galp/REN e ERSE pode custar 179 milhões de euros aos consumidores

As empresas de gás da Galp e da REN Portgás voltaram a impugnar as tarifas reguladas publicadas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) e avançaram com o décimo processo judicial. Caso vençam, os clientes …

Salário mínimo de 700 euros "é perfeitamente razoável", diz líder da CIP

O presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), António Saraiva, considerou que é "perfeitamente razoável" que o salário mínimo nacional (SMN) alcance os 700 euros durante a próxima legislatura. “Parece-me tão razoável como pode parecer outro …

Descoberto caminho de peregrinos mandado construir por Pôncio Pilatos em Jerusalém

Um caminho em pedra que terá sido usado há cerca de 2000 anos por peregrinos e mandado construir por Pôncio Pilatos foi descoberto perto do Monte do Templo, em Jerusalém, com uma centena de moedas …

Canadá. Trudeau luta por segundo mandato depois de meses de casos polémicos

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, corre o risco de perder a maioria nas legislativas de segunda-feira, tornando-se o primeiro chefe de governo canadiano apoiado por uma maioria parlamentar a falhar a reeleição desde 1935. Para …

Exumação de Francisco Franco já tem data marcada

Os restos mortais do ditador espanhol serão trasladados, esta quinta-feira, da Basílica do Vale dos Caídos, em Madrid, para o cemitério Pardo, nos subúrbios da capital espanhola. Em comunicado, o Governo espanhol adianta que, esta quinta-feira, …

"Sabe a muito pouco." Costa não tem "um Governo de combate"

No habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes disse que o novo Governo de António Costa não é novo, mas antes um "remodelação do anterior". "O primeiro erro político de António Costa" é, para …

A terceira eliminatória da Taça de Portugal deixou a sua "elite" ainda mais reduzida

Sete equipas da I Liga de futebol tombaram na terceira eliminatória da Taça de Portugal. A próxima ronda vai ter mais equipas do Campeonato de Portugal do que da "elite". A terceira eliminatória da Taça de …

Brexit volta a jogar-se no Parlamento. Presidente dos Comuns poderá travar nova votação

O Governo britânico, liderado pelo primeiro-ministro Boris Johnson, vai tentar aprovar o acordo alcançado para o Brexit no Parlamento esta segunda-feira, mas o Presidente da Câmara dos Comuns pode bloquear a nova votação. O sábado passado …

Ministério Público sabia quem era o informador do caso de Tancos (mas não disse a Ivo Rosa)

O Ministério Público pediu ao juiz de instrução Ivo Rosa que autorizasse escutas telefónicas a dois suspeitos de um assalto que ainda não tinha acontecido, mas omitiu um facto. O MP, de acordo com o semanário …