As origens ocultas do caos reveladas por matemática inovadora

72437101@N05 / Flickr

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Sabemos o que é caos. Basta olhar para o nosso quarto depois de uma semana daquelas em que não nos damos ao trabalho de o arrumar, e não temos dúvidas do significado da palavra. Mas para os matemáticos, é uma coisa diferente.

Embora a maioria das pessoas reconheça instintivamente o caos quando o vê, não há uma definição matemática universalmente aceite para o termo.

Mas os cientistas estão a tentar chegar a uma forma de descrever estes sistemas caóticos – não o seu quarto desarrumado, mas o momento em que um rio calmo se transforma num redemoinho tumultuado, o ponto em que um tornado muda imprevisivelmente de direcção, ou quando estranhas interacções ocorrem entre três planetas por acção de uma força gravitacional.

Teoria do caos

Quando o matemático Henri Poincaré tentou descrever o comportamento de três corpos celestes sob efeito de uma força gravitacional, achou muito difícil prever as oscilações destes corpos para lá de alguns passos.

Poincaré chamou “caos” a este tipo de movimento errático.

Ao contrário de um comportamento verdadeiramente aleatório, no entanto, estes sistemas eram ainda “deterministas”, o que significa que, se alguém conhecesse todas as leis e forças que tinham anteriormente actuado sobre eles, poderia prever a acção das forças e o comportamento dos corpos no futuro.

A partir dos anos 1960, os computadores tornaram-se suficientemente poderosos para processar números e resolver equações que não poderiam ser trabalhadas no papel – e isso permitiu finalmente aos cientistas entender a extensão do problema do caos.

Por vezes, como no caso de um pêndulo simples, os computadores poderiam prever o seu comportamento num futuro distante conhecendo apenas alguns dados.

Mas outros sistemas eram muito mais estranhos.

Por exemplo, os computadores precisavam de uma quantidade absurda de informação para prever o comportamento de um sistema meteorológico apenas alguns dias no futuro, razão pela qual a previsão do tempo para daqui a 4 horas é geralmente precisa, mas a previsão meteorológica para daqui a 10 dias é só um pouco melhor que um palpite.

Nova definição

Desde então, os investigadores começaram a desenvolver teorias de como estes sistemas caóticos funcionam, para tentar melhorar a compreensão que temos deles.

Até agora, ninguém tinha criado uma definição matemática única e simples do caos.

Mas uma nova definição, apresentada num artigo publicado em julho na revista Chaos, pode ajudar a identificar situações aparentemente estáveis onde o potencial de caos está à espreita

Brian Hunt e Edward Ott, matemáticos da Universidade de Maryland, nos EUA, basearam a sua definição numa nova variável, semelhante à entropia, a tendência inelutável que obriga todas as coisas no universo a passar de um estado mais ordenado para um estado mais desordenado.

Os dois matemáticos descobriram que se esta variável, a que chamaram entropia de expansão, for positiva, o sistema pode tornar-se caótico, enquanto um sistema com entropia de expansão nula mantém a sua ordem.

“Uma coisa que estamos a tentar fazer é identificar quando é que o caos está presente em circunstâncias raras. Por exemplo, a definição poderia ser usada para identificar bolsos de turbulência escondidos no céu”, explica Hunt ao LiveScience.

“Podemos dizer que temos caos quando temos um crescimento exponencial da incerteza”, diz Hunt.

Em resumo, o novo método permite aos cientistas determinarem a tendência das coisas a cair rapidamente num abismo de imprevisibilidade.

Estas descobertas podem ajudar os cientistas a concluir quando é que há uma probabilidade oculta de ocorrer o caos num sistema que de outra maneira parece ordenado.

E eventualmente, ajudar-nos a perceber que não podemos passar uma semana sem arrumar o quarto.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está uma boa teoria com fortes possibilidades de ser aplicada à economia. Podemos começar por associar a entropia da expansão à globalização da economia.

RESPONDER

Cada vez mais freiras sofrem de burnout no Vaticano

Há cada vez mais freiras a sofrerem de burnout no Vaticano. Várias irmãs denunciaram excesso de trabalho, stress, exploração laboral e abusos por parte dos superiores. Sem contrato de trabalho ou horários definidos, muitas freiras que …

"Foi uma cena de acidente devastadora". Helicóptero que matou Kobe Bryant não tinha caixa negra

As circunstâncias do acidente que provocou a morte de Kobe Bryant, da filha do ex-basquetebolista da NBA e de mais quatro pessoas, continuam a ser investigadas. Sabe-se, agora, que o helicóptero onde seguiam as vítimas …

EUA apresentam plano de paz para o Médio Oriente já condenado pela Palestina

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apresenta esta terça-feira o seu plano de paz para o Médio Oriente, após reuniões com líderes israelitas, que poderá estar condenado ao fracasso, perante a rejeição dos …

Vacina chinesa para o coronavírus pode começar a ser testada em menos de 40 dias

A equipa chinesa que trabalha no desenvolvimento de uma vacina para combater o coronavírus de Wuhan disse que espera poder começar os testes em menos de 40 dias, informou a agência estatal Xinhua. Pelo menos 106 …

Netanyahu anuncia retirada da sua imunidade parlamentar

Benjamin Netanyahu retirou o pedido de imunidade ao Parlamento israelita contras as três acusações de que foi alvo em novembro, que envolvem casos de corrupção, fraude e abuso de confiança. O primeiro-ministro de Israel disse, em …

Vitória já tem proposta por Tapsoba (e pode fazer encaixe histórico)

O Vitória de Guimarães recebeu uma proposta por Edmond Tapsoba que pode levar os vimaranenses a abrir mão do jogador. Sabe-se que a proposta recebida ronda os 20 milhões de euros. A notícia avançada esta terça-feira …

Livre exige que património das ex-colónias em museus portugueses seja devolvido

O Livre quer que todo o património das ex-colónias, presente em território português, possa ser restituído pelos países de origem de forma a “descolonizar” museus e monumentos estatais. O partido da papoila quer que o património …

Pedro Sánchez usou helicóptero que procurava homem desaparecido

O primeiro-ministro espanhol requisitou, na passada quinta-feira, um helicóptero que estava a ser utilizado nas operações de busca de um homem de 34 anos que estava desaparecido em Maiorca. De acordo com o jornal espanhol ABC, tratava-se …

Isabel dos Santos contrata advogados de Ronaldo, Meghan e J. K. Rowling

Isabel dos Santos decidiu esta segunda-feira processar o consórcio de jornalistas. Para tal, contratou a mesma firma de advogados que conta com clientes como Cristiano Ronaldo, Harry e Meghan Markle e J. K. Rowling. Depois de …

ERC dá parecer favorável à nova direção de informação da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação (ERC) deu, esta segunda-feira, "parecer favorável à nova direção de informação da RTP", 20 dias depois de a equipa liderada por António José Teixeira ter sido indigitada. O Conselho Regulador …