As origens ocultas do caos reveladas por matemática inovadora

72437101@N05 / Flickr

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Sabemos o que é caos. Basta olhar para o nosso quarto depois de uma semana daquelas em que não nos damos ao trabalho de o arrumar, e não temos dúvidas do significado da palavra. Mas para os matemáticos, é uma coisa diferente.

Embora a maioria das pessoas reconheça instintivamente o caos quando o vê, não há uma definição matemática universalmente aceite para o termo.

Mas os cientistas estão a tentar chegar a uma forma de descrever estes sistemas caóticos – não o seu quarto desarrumado, mas o momento em que um rio calmo se transforma num redemoinho tumultuado, o ponto em que um tornado muda imprevisivelmente de direcção, ou quando estranhas interacções ocorrem entre três planetas por acção de uma força gravitacional.

Teoria do caos

Quando o matemático Henri Poincaré tentou descrever o comportamento de três corpos celestes sob efeito de uma força gravitacional, achou muito difícil prever as oscilações destes corpos para lá de alguns passos.

Poincaré chamou “caos” a este tipo de movimento errático.

Ao contrário de um comportamento verdadeiramente aleatório, no entanto, estes sistemas eram ainda “deterministas”, o que significa que, se alguém conhecesse todas as leis e forças que tinham anteriormente actuado sobre eles, poderia prever a acção das forças e o comportamento dos corpos no futuro.

A partir dos anos 1960, os computadores tornaram-se suficientemente poderosos para processar números e resolver equações que não poderiam ser trabalhadas no papel – e isso permitiu finalmente aos cientistas entender a extensão do problema do caos.

Por vezes, como no caso de um pêndulo simples, os computadores poderiam prever o seu comportamento num futuro distante conhecendo apenas alguns dados.

Mas outros sistemas eram muito mais estranhos.

Por exemplo, os computadores precisavam de uma quantidade absurda de informação para prever o comportamento de um sistema meteorológico apenas alguns dias no futuro, razão pela qual a previsão do tempo para daqui a 4 horas é geralmente precisa, mas a previsão meteorológica para daqui a 10 dias é só um pouco melhor que um palpite.

Nova definição

Desde então, os investigadores começaram a desenvolver teorias de como estes sistemas caóticos funcionam, para tentar melhorar a compreensão que temos deles.

Até agora, ninguém tinha criado uma definição matemática única e simples do caos.

Mas uma nova definição, apresentada num artigo publicado em julho na revista Chaos, pode ajudar a identificar situações aparentemente estáveis onde o potencial de caos está à espreita

Brian Hunt e Edward Ott, matemáticos da Universidade de Maryland, nos EUA, basearam a sua definição numa nova variável, semelhante à entropia, a tendência inelutável que obriga todas as coisas no universo a passar de um estado mais ordenado para um estado mais desordenado.

Os dois matemáticos descobriram que se esta variável, a que chamaram entropia de expansão, for positiva, o sistema pode tornar-se caótico, enquanto um sistema com entropia de expansão nula mantém a sua ordem.

“Uma coisa que estamos a tentar fazer é identificar quando é que o caos está presente em circunstâncias raras. Por exemplo, a definição poderia ser usada para identificar bolsos de turbulência escondidos no céu”, explica Hunt ao LiveScience.

“Podemos dizer que temos caos quando temos um crescimento exponencial da incerteza”, diz Hunt.

Em resumo, o novo método permite aos cientistas determinarem a tendência das coisas a cair rapidamente num abismo de imprevisibilidade.

Estas descobertas podem ajudar os cientistas a concluir quando é que há uma probabilidade oculta de ocorrer o caos num sistema que de outra maneira parece ordenado.

E eventualmente, ajudar-nos a perceber que não podemos passar uma semana sem arrumar o quarto.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está uma boa teoria com fortes possibilidades de ser aplicada à economia. Podemos começar por associar a entropia da expansão à globalização da economia.

RESPONDER

Espiões podem estar a usar o LinkedIn para recrutar novos contactos

O LinkedIn é uma rede social de negócios, mas espiões podem estar a usá-la para encontrar novos contactos. Os espiões estarão a usar perfis falsos, gerados por inteligências artificial. Apesar de ser uma rede social bem …

Mercado de compras online pode não ser tão lucrativo quanto se pensa (e pode estar perto do fim)

Muitas pessoas provavelmente presumem que as lojas online estão a fazer uma fortuna, mas a realidade é bem diferente. Muitas atividades de comércio eletrónico são, na verdade, não lucrativas. Se as pessoas tivessem que pagar o …

Canábis já era fumada há pelo menos 2.500 anos

Uma descoberta nos túmulos do cemitério Jirzankal, no oeste da China, mostra que os povos que viviam nessa zona montanhosa já queimavam canábis com elevados níveis de THC. Uma equipa de arqueólogos encontrou pequenos artefactos de madeira …

Estado angolano exige 25 milhões de euros ao general Dino

O Estado angolano exige ao general Leopoldino Fragoso do Nascimento, mais conhecido por Dino e um dos homens de confiança do ex-presidente José Eduardo dos Santos, o pagamento de 29 milhões de dólares (25 milhões …

Procuradora dos "Cinco de Central Park" deixa de lecionar Direito após série da Netflix

Elizabeth Lederer, a procuradora principal do caso dos "Cinco de Central Park", que resultou na condenação injusta de jovens negros e latinos por violação, disse que vai deixar de lecionar Direito na Universidade de Columbia, …

A água da torneira de uma cidade americana ficou repentinamente cor-de-rosa

Os residentes de Coal Grove, no Ohio, foram surpreendidos por água cor-de-rosa a sair das torneiras das suas casas. O problema esteve relacionado com uma avaria na bomba da estação de tratamento da água. Nenhum habitante de …

Hospital Pulido Valente sem anestesistas na escala este fim de semana

Médicos do Hospital Pulido Valente, em Lisboa, foram este sábado surpreendidos com a falta de anestesistas na escala deste fim de semana e manifestam preocupação com o impacto da decisão nos doentes internados. O coordenador da …

Na Suécia, há quem tenha "vergonha" de andar de avião

Viajar de avião ou usar outro meio de transporte? Para muitos, essa pergunta vem de um dilema ético, de pessoas preocupadas com o impacto da aviação nas mudanças climáticas. Nenhum país, contudo, levou esse dilema tão …

EUA. Governo separa famílias de imigrantes ilegais e envia as crianças para antiga base militar

O internamento de nipo-americanos durante a Segunda Guerra Mundial sempre permaneceu uma mancha terrível nos livros de história dos Estados Unidos (EUA). Cerca 120 mil pessoas foram mantidas à força em várias dessas instalações entre …

Morreu o cineasta italiano Franco Zeffirelli

O cineasta italiano Franco Zeffirelli morreu, na sua casa, em Roma, aos 96 anos, noticiou este sábado a imprensa italiana. “O desaparecimento ocorreu no final de uma longa doença. O mestre vai descansar no cemitério de …