As origens ocultas do caos reveladas por matemática inovadora

72437101@N05 / Flickr

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Os sistemas caóticos são muitas vezes descritos por padrões fractais

Sabemos o que é caos. Basta olhar para o nosso quarto depois de uma semana daquelas em que não nos damos ao trabalho de o arrumar, e não temos dúvidas do significado da palavra. Mas para os matemáticos, é uma coisa diferente.

Embora a maioria das pessoas reconheça instintivamente o caos quando o vê, não há uma definição matemática universalmente aceite para o termo.

Mas os cientistas estão a tentar chegar a uma forma de descrever estes sistemas caóticos – não o seu quarto desarrumado, mas o momento em que um rio calmo se transforma num redemoinho tumultuado, o ponto em que um tornado muda imprevisivelmente de direcção, ou quando estranhas interacções ocorrem entre três planetas por acção de uma força gravitacional.

Teoria do caos

Quando o matemático Henri Poincaré tentou descrever o comportamento de três corpos celestes sob efeito de uma força gravitacional, achou muito difícil prever as oscilações destes corpos para lá de alguns passos.

Poincaré chamou “caos” a este tipo de movimento errático.

Ao contrário de um comportamento verdadeiramente aleatório, no entanto, estes sistemas eram ainda “deterministas”, o que significa que, se alguém conhecesse todas as leis e forças que tinham anteriormente actuado sobre eles, poderia prever a acção das forças e o comportamento dos corpos no futuro.

A partir dos anos 1960, os computadores tornaram-se suficientemente poderosos para processar números e resolver equações que não poderiam ser trabalhadas no papel – e isso permitiu finalmente aos cientistas entender a extensão do problema do caos.

Por vezes, como no caso de um pêndulo simples, os computadores poderiam prever o seu comportamento num futuro distante conhecendo apenas alguns dados.

Mas outros sistemas eram muito mais estranhos.

Por exemplo, os computadores precisavam de uma quantidade absurda de informação para prever o comportamento de um sistema meteorológico apenas alguns dias no futuro, razão pela qual a previsão do tempo para daqui a 4 horas é geralmente precisa, mas a previsão meteorológica para daqui a 10 dias é só um pouco melhor que um palpite.

Nova definição

Desde então, os investigadores começaram a desenvolver teorias de como estes sistemas caóticos funcionam, para tentar melhorar a compreensão que temos deles.

Até agora, ninguém tinha criado uma definição matemática única e simples do caos.

Mas uma nova definição, apresentada num artigo publicado em julho na revista Chaos, pode ajudar a identificar situações aparentemente estáveis onde o potencial de caos está à espreita

Brian Hunt e Edward Ott, matemáticos da Universidade de Maryland, nos EUA, basearam a sua definição numa nova variável, semelhante à entropia, a tendência inelutável que obriga todas as coisas no universo a passar de um estado mais ordenado para um estado mais desordenado.

Os dois matemáticos descobriram que se esta variável, a que chamaram entropia de expansão, for positiva, o sistema pode tornar-se caótico, enquanto um sistema com entropia de expansão nula mantém a sua ordem.

“Uma coisa que estamos a tentar fazer é identificar quando é que o caos está presente em circunstâncias raras. Por exemplo, a definição poderia ser usada para identificar bolsos de turbulência escondidos no céu”, explica Hunt ao LiveScience.

“Podemos dizer que temos caos quando temos um crescimento exponencial da incerteza”, diz Hunt.

Em resumo, o novo método permite aos cientistas determinarem a tendência das coisas a cair rapidamente num abismo de imprevisibilidade.

Estas descobertas podem ajudar os cientistas a concluir quando é que há uma probabilidade oculta de ocorrer o caos num sistema que de outra maneira parece ordenado.

E eventualmente, ajudar-nos a perceber que não podemos passar uma semana sem arrumar o quarto.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está uma boa teoria com fortes possibilidades de ser aplicada à economia. Podemos começar por associar a entropia da expansão à globalização da economia.

RESPONDER

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …

Norueguês empregou 70 imigrantes ilegais e foi a tribunal "muito, muito feliz"

Aharne Viste acha que a Constituição norueguesa reconhece o direito mesmo a quem não consegue obter asilo e tenciona ir em frente com a sua campanha. Aharne Viste contratou cerca de 70 imigrantes legalmente impedidos de …

Netanyahu não consegue formar Governo e devolve mandato ao presidente israelita

O primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, admitiu hoje ao Presidente de Israel, Reuven Rivlin, não ter reunido as condições necessárias para formar Governo e devolveu o processo ao chefe de Estado. Numa nota informativa, a …

Ronaldo, Bernardo e Félix estão entre os finalistas para a Bola de Ouro

Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e João Félix estão entre os 30 finalistas para vencer a Bola de Ouro de 2019. Esta é a primeira vez que Bernardo e Félix são nomeados para o prémio da …

Encontrados dois míticos porta-aviões japoneses afundados na batalha de Midway

Cientistas e exploradores descobriram dois navios japoneses naufragados durante a histórica batalha de Midway, durante a II Guerra Mundial, no Oceano o Pacífico, noticia esta semana a agência noticiosa AP. A equipa, que conta também …

MP pede que autarca de Torres Vedras vá a julgamento por plágio na tese de doutoramento

Em abril deste ano, o MP acusou o autarca de um crime de contrafação, por alegado plágio de 40 textos originais na sua tese de doutoramento “As linhas de Torres, um destino turístico estratégico para …

Rui Rio confirma recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD, Rui Rio, quebrou hoje o silêncio sobre o seu futuro político, confirmando a sua recandidatura à liderança do partido. O anúncio foi feito às 18:30, num hotel no Porto. Duas semanas depois …