As mulheres ganham menos 2464 euros do que os homens por ano

1

Em média, as mulheres em Portugal ganham menos 176 euros por mês do que os homens. Anualmente, cria-se um fosso de 2464 euros, segundo dados de 2017 acedidos pelo Diário de Notícias.

O diário avança estes números no dia em que entra em vigor a lei que obriga as empresas à igualdade de género nos salários. As novas regras obrigam a que o Relatório Único que as empresas fazem anualmente passe a incluir informação relativa ao género. Portugal tem um ainda longo caminho pela frente.

A partir desta quinta-feira, as empresas com mais de 250 trabalhadores terão de especificar quanto ganham homens e mulheres e disponibilizar a informação aos trabalhadores. Dentro de três anos, a lei passará a abranger todas as organizações com mais de 50 pessoas, garante o Diário de Notícias.

Em caso de discriminação, a empresa tem 12 meses para implementar um plano de avaliação. Se ao fim desse período as diferenças salariais não justificadas se mantiverem, a organização incorre numa contraordenação grave e pode ficar impedida de participar em concursos públicos durante dois anos.

Um relatório recentemente divulgado pelo Fórum Económico Social reforçam que Portugal tem ainda um longo caminho a percorrer. Segundo esses números, serão necessários 202 anos para que exista plena igualdade nas oportunidades económicas entre homens e mulheres.

ZAP //

1 Comment

  1. Nem leio o artigo porque só existe um culpado : A Mulher.
    Ela é que educa
    Ela é que trabalha em casa
    Ela trabalha fora de casa
    Ela tem sempre tudo em dia
    Ela…
    Ela…
    Ela etc,
    Bastava recusar a fazer a o trabalho de casa (de todos), deixar de ter sempre tudo em em dia (de todos), logo seria repensada a estrutura de base.
    Mas enquanto Ela, achar que ser super Mulher é um elogio, nada a fazer.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.