As lagostas canadianas preferem Pepsi

(dr) Karissa Lindstrand

A lagosta tatuada foi encontrada ao largo de New Brunswick, no Canadá

Uma pescadora canadiana encontrou um lavagante com o logótipo da Pepsi “tatuado” numa das suas pinças. Os pescadores ainda não sabem como é que o logo foi impresso no crustáceo.

Karissa Lindstrand, uma pescadora canadiana, encontrou um lavagante, crustáceo semelhante a uma lagosta, que tinha impresso numa das pinças o logótipo da Pepsi. Karissa estava a colocar as bandas de segurança nas patas dos crustáceos quando se apercebeu da insólita tatuagem que decorava o animal.

Karissa, que bebe umas 12 latas de Pepsi por dia, não demorou muito tempo e perceber a semelhança. “Foi tipo, ‘olha, uma lata de Pepsi‘, mas depois percebi que era uma tatuagem, parecia que tinha sido impressa diretamente na pinça do lavagante”.

Capturado ao largo da ilha Grand Manan, em New Brunswick, no Canadá, o crustáceo gerou uma discussão sobre as consequências da poluição nos oceanos, já que muitos acreditam que o lavagante pode ter crescido em torno de uma lata.

Os pescadores ainda não chegaram a consenso sobre como é que o logótipo foi impresso no crustáceo. Ainda assim, acreditam que este insólito é consequência da poluição e que a lata, de algum modo, possa ter ficado presa no animal.

Karissa não é exceção e associa este fenómeno à quantidade de lixo existente no mar. “Já não o vemos a flutuar à nossa volta. O lixo aparece ao longo da costa e é levado para as praias e para as falésias”, explica a pescadora ao The Guardian.

Embora Karissa não saiba como ocorreu este fenómeno, a pescadora não tem dúvidas de que é uma prova da poluição que se está a acumular nos oceanos, nomeadamente no fundo do mar.

De acordo com o The Guardian, que avança com dados de investigações recentes, 18 toneladas de plástico foram encontradas num recife de corais inabitado a leste do sul do Pacífico.

Anualmente, são despejadas entre 5 e 13 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Segundo a velejadora britânica Dame Ellen MacArthur, a este ritmo, em 2050 “o mar poderá ter mais plástico do que peixes“.

A poluição nos oceanos não é uma preocupação recente. A acumulação de resíduos no Pacífico, por exemplo, cresce a um ritmo alarmante face à negligência de vários países.

Em maio deste ano, um grupo de cientistas identificou o local de todo o mundo com a maior densidade de lixo plástico de que há conhecimento, e o vencedor do infame prémio de caixote do lixo dos oceanos é uma pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parker Solar Probe lança nova luz sobre o Sol

Em agosto de 2018, a Parker Solar Probe da NASA foi lançada para o espaço, tornando-se pouco tempo depois a sonda mais próxima do Sol. Com instrumentos científicos de ponta para medir o ambiente em …

Encontrado no mar das Malvinas navio alemão da I Guerra Mundial 105 anos depois de naufragar

O naufrágio de um cruzador alemão da I Guerra Mundial foi identificado nas Ilhas Malvinas, onde foi afundado pela Marinha britânica há 105 anos. O SMS Scharnhorst foi o principal ativo da esquadra alemã na Ásia …

Boavista 1-4 Benfica | Águia goleia no xadrez do Bessa

O Benfica deu o pontapé de saída da 13ª jornada com uma vitória competente na visita ao Boavista, por 4-1. Num jogo potencialmente perigoso para as aspirações “encarnadas”, frente a um adversário com somente uma derrota …

Cientistas desenvolvem técnica para determinar o humor através da caligrafia

Uma equipa de cientistas estudou a biomecânica dos movimentos das mãos a escrever e a desenhar, e desenvolveu um método para avaliar as propriedades individuais da velocidade de escrita e da pressão do lápis no …

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …