As lagostas canadianas preferem Pepsi

(dr) Karissa Lindstrand

A lagosta tatuada foi encontrada ao largo de New Brunswick, no Canadá

Uma pescadora canadiana encontrou um lavagante com o logótipo da Pepsi “tatuado” numa das suas pinças. Os pescadores ainda não sabem como é que o logo foi impresso no crustáceo.

Karissa Lindstrand, uma pescadora canadiana, encontrou um lavagante, crustáceo semelhante a uma lagosta, que tinha impresso numa das pinças o logótipo da Pepsi. Karissa estava a colocar as bandas de segurança nas patas dos crustáceos quando se apercebeu da insólita tatuagem que decorava o animal.

Karissa, que bebe umas 12 latas de Pepsi por dia, não demorou muito tempo e perceber a semelhança. “Foi tipo, ‘olha, uma lata de Pepsi‘, mas depois percebi que era uma tatuagem, parecia que tinha sido impressa diretamente na pinça do lavagante”.

Capturado ao largo da ilha Grand Manan, em New Brunswick, no Canadá, o crustáceo gerou uma discussão sobre as consequências da poluição nos oceanos, já que muitos acreditam que o lavagante pode ter crescido em torno de uma lata.

Os pescadores ainda não chegaram a consenso sobre como é que o logótipo foi impresso no crustáceo. Ainda assim, acreditam que este insólito é consequência da poluição e que a lata, de algum modo, possa ter ficado presa no animal.

Karissa não é exceção e associa este fenómeno à quantidade de lixo existente no mar. “Já não o vemos a flutuar à nossa volta. O lixo aparece ao longo da costa e é levado para as praias e para as falésias”, explica a pescadora ao The Guardian.

Embora Karissa não saiba como ocorreu este fenómeno, a pescadora não tem dúvidas de que é uma prova da poluição que se está a acumular nos oceanos, nomeadamente no fundo do mar.

De acordo com o The Guardian, que avança com dados de investigações recentes, 18 toneladas de plástico foram encontradas num recife de corais inabitado a leste do sul do Pacífico.

Anualmente, são despejadas entre 5 e 13 milhões de toneladas de plástico nos oceanos. Segundo a velejadora britânica Dame Ellen MacArthur, a este ritmo, em 2050 “o mar poderá ter mais plástico do que peixes“.

A poluição nos oceanos não é uma preocupação recente. A acumulação de resíduos no Pacífico, por exemplo, cresce a um ritmo alarmante face à negligência de vários países.

Em maio deste ano, um grupo de cientistas identificou o local de todo o mundo com a maior densidade de lixo plástico de que há conhecimento, e o vencedor do infame prémio de caixote do lixo dos oceanos é uma pequena ilha desabitada do Oceano Pacífico.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

As colónias espaciais de Bezos flutuam, são auto-sustentáveis e até se podem parecer com Florença

O CEO da Amazon e fundador da empresa de transporte aeroespacial Blue Origin levantou o véu sobre os seus planos futuros, detalhando as suas ideias para a colonização do Espaço. Jeff Bezos sonha com "cápsulas" …

Descoberta nova espécie de rã de cristal na Colômbia

Uma rã de cristal com um coaxar peculiar foi descoberta na Sierra Nevada de Santa Marta, uma cordilheira localizada na Colômbia. "Foi um golpe de sorte", revelou o cientista que encontrou o novo espécime. Segundo …

O café mais caro do mundo vende-se na California. Custa 66 euros

Um café na California, nos EUA, prepara o que apresenta como o café mais caro do mundo. Chama-se Elida Natural Geisha 803 e custa 75 dólares (66 euros) por chávena. A rede Klatch Coffee Roasters, que …

Inglês pagou 265 euros por um Picasso falso. Afinal, era verdadeiro

Um residente da cidade de Crawley, na Inglaterra, comprou por 292 dólares (cerca de 261 euros) uma pintura que achava ser uma boa farsa de um conhecido trabalho de Pablo Picasso. Porém, seis meses depois, soube …

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …