Artur Soares Dias ameaçado de morte por alegados membros dos Super Dragões

Hugo Delgado / Lusa

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

Dois indivíduos, envergando roupa dos Super Dragões, interpelaram esta quinta-feira o árbitro Artur Soares Dias no Estádio Municipal da Maia, mas o líder da claque do FC Porto nega ter sido um ato organizado.

Dois indivíduos deslocaram-se, esta quinta-feira, ao Estádio Municipal da Maia, centro de treinos dos árbitros profissionais, para deixar uma mensagem a Artur Soares Dias que, no próximo sábado, vai apitar o jogo dos dragões contra o Paços de Ferreira.

Alguns órgãos de comunicação social noticiaram que os dois homens, que estavam vestidos com roupa dos Super Dragões, ameaçaram o árbitro e prometeram regressar na segunda-feira, caso o juiz da associação do Porto não fizesse bem o seu trabalho.

Em reação a estas notícias, o líder da claque portista, Fernando Madureira, já negou que tenha sido um ato organizado.

Não foram os Super Dragões que organizaram isto. Pode ter sido algum elemento dos Super ou alguém do FC Porto descontente com toda esta situação, como eu estou e milhares devem estar”, afirmou.

No entanto, o conhecido ‘Macaco Líder’ apelou “a todas as entidades – arbitragem, federação, Liga” que “para o bem do futebol estas arbitragens e atuações sempre a prejudicar o FC Porto, e quarta-feira também o Sporting, e a favorecer o Benfica têm de acabar, pois as pessoas começam a ficar revoltadas e algo mais grave pode acontecer“.

Madureira, que esteve presente no recinto maiato para dar a cara pela claque portista, disse ser amigo de Soares Dias e, por isso, caso se venha a confirmar ter sido um membro dos ‘Super’, afirmou que vai “pedir desculpa”.

‘Macaco’ aproveitou ainda o momento para comentar a nomeação do árbitro Nuno Almeida, “que todos conhecem como o ‘Ferrari vermelho’“, para o próximo jogo do Benfica.

“Andamos a brincar com isto? Queremos serenidade e vão nomear o ‘Ferrari vermelho’? As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.

Árbitros com segurança reforçada

Artur Soares Dias já apresentou queixa na polícia e, na sequência deste incidente, houve uma reunião de emergência no centro de treinos, onde esteve presente José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Administração Interna criou um esquema de segurança reforçada para os árbitros portugueses da primeira categoria.

Está ainda marcada, para a próxima terça-feira, uma reunião do Conselho de Arbitragem na qual estão convocados todos os clubes da I e da II Liga, para debater o clima de instabilidade e suspeição, escreve o Diário de Notícias.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves, lamenta o atual ambiente de tensão e afirmou que a “arbitragem não está ao serviço de ninguém”.

“Estão a acontecer erros da mesma forma que sempre aconteceram. O que está a acontecer é um fenómeno crescente que faz com que os erros sejam analisados com muito mais escrutínio do que no passado. Como os resultados das equipas de relevo não estão a ajudar, é óbvio que os árbitros estão a ser muito mais escrutinados”, observou Luciano Gonçalves.

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fernado Madureira diz: “As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.” “Isto tem de acabar!”. Concerteza, Sr Fernando Madureira. Toda a gente sabe que se os árbitos têm de pender para algum lado, esse lado só pode ser o FCP. Basta analisar o Penta e o Tetra. AS CLAQUES ORGANIZADAS (TODAS!) DEVEM ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS! Para “esta gente” (seja de que cor for) o futebol é a última coisa que interessa. Violência é só o que lhes interessa. Refiro-me aos Super Dragões, os Ultra Dragões, Os No Name Boys, A Juve Leo e todas as outras! Os líderes destes “hooligans” têm poder a mais! Parece uma máfia (violenta). Tenho dito!

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …