Artur Soares Dias ameaçado de morte por alegados membros dos Super Dragões

Hugo Delgado / Lusa

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

Dois indivíduos, envergando roupa dos Super Dragões, interpelaram esta quinta-feira o árbitro Artur Soares Dias no Estádio Municipal da Maia, mas o líder da claque do FC Porto nega ter sido um ato organizado.

Dois indivíduos deslocaram-se, esta quinta-feira, ao Estádio Municipal da Maia, centro de treinos dos árbitros profissionais, para deixar uma mensagem a Artur Soares Dias que, no próximo sábado, vai apitar o jogo dos dragões contra o Paços de Ferreira.

Alguns órgãos de comunicação social noticiaram que os dois homens, que estavam vestidos com roupa dos Super Dragões, ameaçaram o árbitro e prometeram regressar na segunda-feira, caso o juiz da associação do Porto não fizesse bem o seu trabalho.

Em reação a estas notícias, o líder da claque portista, Fernando Madureira, já negou que tenha sido um ato organizado.

Não foram os Super Dragões que organizaram isto. Pode ter sido algum elemento dos Super ou alguém do FC Porto descontente com toda esta situação, como eu estou e milhares devem estar”, afirmou.

No entanto, o conhecido ‘Macaco Líder’ apelou “a todas as entidades – arbitragem, federação, Liga” que “para o bem do futebol estas arbitragens e atuações sempre a prejudicar o FC Porto, e quarta-feira também o Sporting, e a favorecer o Benfica têm de acabar, pois as pessoas começam a ficar revoltadas e algo mais grave pode acontecer“.

Madureira, que esteve presente no recinto maiato para dar a cara pela claque portista, disse ser amigo de Soares Dias e, por isso, caso se venha a confirmar ter sido um membro dos ‘Super’, afirmou que vai “pedir desculpa”.

‘Macaco’ aproveitou ainda o momento para comentar a nomeação do árbitro Nuno Almeida, “que todos conhecem como o ‘Ferrari vermelho’“, para o próximo jogo do Benfica.

“Andamos a brincar com isto? Queremos serenidade e vão nomear o ‘Ferrari vermelho’? As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.

Árbitros com segurança reforçada

Artur Soares Dias já apresentou queixa na polícia e, na sequência deste incidente, houve uma reunião de emergência no centro de treinos, onde esteve presente José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Administração Interna criou um esquema de segurança reforçada para os árbitros portugueses da primeira categoria.

Está ainda marcada, para a próxima terça-feira, uma reunião do Conselho de Arbitragem na qual estão convocados todos os clubes da I e da II Liga, para debater o clima de instabilidade e suspeição, escreve o Diário de Notícias.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves, lamenta o atual ambiente de tensão e afirmou que a “arbitragem não está ao serviço de ninguém”.

“Estão a acontecer erros da mesma forma que sempre aconteceram. O que está a acontecer é um fenómeno crescente que faz com que os erros sejam analisados com muito mais escrutínio do que no passado. Como os resultados das equipas de relevo não estão a ajudar, é óbvio que os árbitros estão a ser muito mais escrutinados”, observou Luciano Gonçalves.

ZAP // Lusa / Futebol 365

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fernado Madureira diz: “As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.” “Isto tem de acabar!”. Concerteza, Sr Fernando Madureira. Toda a gente sabe que se os árbitos têm de pender para algum lado, esse lado só pode ser o FCP. Basta analisar o Penta e o Tetra. AS CLAQUES ORGANIZADAS (TODAS!) DEVEM ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS! Para “esta gente” (seja de que cor for) o futebol é a última coisa que interessa. Violência é só o que lhes interessa. Refiro-me aos Super Dragões, os Ultra Dragões, Os No Name Boys, A Juve Leo e todas as outras! Os líderes destes “hooligans” têm poder a mais! Parece uma máfia (violenta). Tenho dito!

RESPONDER

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco namoradas e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD pondera propor fim dos debates quinzenais e torná-los mensais

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …

Segunda vítima mortal nos protestos de Hong Kong. Xi Jinping condena manifestações

O quarto dia consecutivo de protestos ficou marcado pela morte de um homem de 70 anos. Esta é a segunda vítima mortal desde o início das manifestações em Hong Kong. De acordo com a imprensa internacional, …

Governo prepara dois novos escalões de IRS para a classe média

O primeiro-ministro afirmou esta quinta-feira que o objetivo do Governo no próximo Orçamento é dar “um primeiro passo” para conferir uma maior progressividade no IRS e diminuir o peso deste imposto sobre os vencimentos da …

Dois procuradores do caso Tancos vão sair do DCIAP

Os procuradores Vítor Magalhães e João Valente, da equipa que investigou o caso Tancos, vão sair do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) no âmbito do movimento de magistrados do Ministério Público (MP), …

Cerca de 40% dos hospitais têm ruturas diárias de medicamentos

Os preços "excessivamente baixos dos medicamentos genéricos" são a causa mais importante identificada pelos hospitais para as ruturas de fornecimento. Quase 40% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) indicam ter diariamente ruturas no fornecimento …

Secretário de Estado: despenalizações como a que absolveu o Benfica vão terminar. "Será inapelável"

João Paulo Rebelo assegurou que a entrada em vigor da lei de combate à violência no desporto evitará situações como a que levou à recente anulação do castigo imposto ao Benfica. O secretário de Estado da …

Morales quis dialogar. Presidente interina da Bolívia mandou-o calar-se

O ex-Presidente Evo Morales ofereceu-se para regressar à Bolívia para "ajudar a pacificar o país, não para ser candidato", mas Jeanine Añez, que assumiu a presidência interina do país, respondeu que Morales não pode participar …