Artur Soares Dias ameaçado de morte por alegados membros dos Super Dragões

Hugo Delgado / Lusa

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

O árbitro de futebol Artur Soares Dias

Dois indivíduos, envergando roupa dos Super Dragões, interpelaram esta quinta-feira o árbitro Artur Soares Dias no Estádio Municipal da Maia, mas o líder da claque do FC Porto nega ter sido um ato organizado.

Dois indivíduos deslocaram-se, esta quinta-feira, ao Estádio Municipal da Maia, centro de treinos dos árbitros profissionais, para deixar uma mensagem a Artur Soares Dias que, no próximo sábado, vai apitar o jogo dos dragões contra o Paços de Ferreira.

Alguns órgãos de comunicação social noticiaram que os dois homens, que estavam vestidos com roupa dos Super Dragões, ameaçaram o árbitro e prometeram regressar na segunda-feira, caso o juiz da associação do Porto não fizesse bem o seu trabalho.

Em reação a estas notícias, o líder da claque portista, Fernando Madureira, já negou que tenha sido um ato organizado.

Não foram os Super Dragões que organizaram isto. Pode ter sido algum elemento dos Super ou alguém do FC Porto descontente com toda esta situação, como eu estou e milhares devem estar”, afirmou.

No entanto, o conhecido ‘Macaco Líder’ apelou “a todas as entidades – arbitragem, federação, Liga” que “para o bem do futebol estas arbitragens e atuações sempre a prejudicar o FC Porto, e quarta-feira também o Sporting, e a favorecer o Benfica têm de acabar, pois as pessoas começam a ficar revoltadas e algo mais grave pode acontecer“.

Madureira, que esteve presente no recinto maiato para dar a cara pela claque portista, disse ser amigo de Soares Dias e, por isso, caso se venha a confirmar ter sido um membro dos ‘Super’, afirmou que vai “pedir desculpa”.

‘Macaco’ aproveitou ainda o momento para comentar a nomeação do árbitro Nuno Almeida, “que todos conhecem como o ‘Ferrari vermelho’“, para o próximo jogo do Benfica.

“Andamos a brincar com isto? Queremos serenidade e vão nomear o ‘Ferrari vermelho’? As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.

Árbitros com segurança reforçada

Artur Soares Dias já apresentou queixa na polícia e, na sequência deste incidente, houve uma reunião de emergência no centro de treinos, onde esteve presente José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem.

Segundo o Jornal de Notícias, o Ministério da Administração Interna criou um esquema de segurança reforçada para os árbitros portugueses da primeira categoria.

Está ainda marcada, para a próxima terça-feira, uma reunião do Conselho de Arbitragem na qual estão convocados todos os clubes da I e da II Liga, para debater o clima de instabilidade e suspeição, escreve o Diário de Notícias.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol, Luciano Gonçalves, lamenta o atual ambiente de tensão e afirmou que a “arbitragem não está ao serviço de ninguém”.

“Estão a acontecer erros da mesma forma que sempre aconteceram. O que está a acontecer é um fenómeno crescente que faz com que os erros sejam analisados com muito mais escrutínio do que no passado. Como os resultados das equipas de relevo não estão a ajudar, é óbvio que os árbitros estão a ser muito mais escrutinados”, observou Luciano Gonçalves.

ZAP // Lusa / Futebol 365

1 COMENTÁRIO

  1. Fernado Madureira diz: “As pessoas da arbitragem andam a brincar e a atirar achas para a fogueira. É hora de as pessoas se sentarem, refletirem e pensar no que estão a fazer”, criticou.” “Isto tem de acabar!”. Concerteza, Sr Fernando Madureira. Toda a gente sabe que se os árbitos têm de pender para algum lado, esse lado só pode ser o FCP. Basta analisar o Penta e o Tetra. AS CLAQUES ORGANIZADAS (TODAS!) DEVEM ACABAR DE UMA VEZ POR TODAS! Para “esta gente” (seja de que cor for) o futebol é a última coisa que interessa. Violência é só o que lhes interessa. Refiro-me aos Super Dragões, os Ultra Dragões, Os No Name Boys, A Juve Leo e todas as outras! Os líderes destes “hooligans” têm poder a mais! Parece uma máfia (violenta). Tenho dito!

RESPONDER

Edifício sede do KfW em Frankfurt, Alemanha

O "banco mais burro da Alemanha" voltou a transferir milhões de euros por engano

O Banco de Desenvolvimento Estatal Alemão (KfW) voltou a enganar-se, transferindo quase 6 mil milhões de euros para vários bancos devido a uma "falha técnica". Em Setembro de 2008, o KfW transferiu por engano mais de …

-

O melão engorda, piora a diabetes e estimula a candidíase

O melão é muito rico em nutrientes e tem um alto poder hidratante. No entanto, avisam os nutricionistas, esta "fruta suculenta" pode engordar, piorar a diabetes, e ainda estimular a candidíase em mulheres. "O melão é digerido …

-

Manifestantes nus sacrificam carneiro e acorrentam-se em frente ao campo de Auschwitz

Catorze pessoas despiram-se e acorrentaram-se esta sexta-feira umas às outras em frente ao portão do antigo campo de concentração nazi de Auschwitz, na Polónia, depois de terem degolado um carneiro. A informação foi avançada pelos responsáveis …

-

Pena suspensa para padre condenado por maus-tratos

O arguido, de 86 anos, conhecido como padre Batista, estava acusado de 13 crimes daquela natureza, mas foi absolvido de oito. Em maio, o padre e antigo director de uma instituição que acolhe deficientes e doentes …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo promulga taxa de 50 cêntimos no preço de água para compensar custos no interior

O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o diploma que implica o pagamento de uma taxa de 50 cêntimos anuais pelos consumidores para compensar os maiores custos de distribuição de água do interior do país, …

O biólogo e professor de genética David Sinclair (c) e a sua equipa de investigadores

Cientistas australianos estão a um pequeno passo da droga anti-envelhecimento

Cientistas de uma universidade australiana descobriram um mecanismo da regeneração das células que poderá levar ao desenvolvimento de um medicamento anti-envelhecimento - que será crucial por exemplo para os astronautas em viagens espaciais longas. Após um …

-

Promessa de Centeno cumprida: défice é o mais baixo da democracia

Está oficialmente confirmado. O défice orçamental ficou nos 2,1% do PIB, em 2016, em linha com o previsto pelo Governo e cumprindo a promessa de Mário Centeno como o mais baixo da democracia portuguesa. Na primeira …

.

Tunisino detido em Antuérpia acusado de terrorismo na forma tentada

A Procuradoria federal belga divulgou esta sexta-feira que o tunisino detido na quinta-feira em Antuérpia, após ter conduzido um automóvel a grande velocidade por uma rua pedonal e comercial, foi acusado de terrorismo de forma …

Quatro pessoas mortas à facada em São Veríssimo, Barcelos.

Grávida e três idosos mortos à facada em Barcelos

Um casal de idosos e duas mulheres, uma delas grávida, foram encontrados mortas na freguesia de São Veríssimo, em Barcelos. Terão sido esfaqueadas por um vizinho da localidade que se entregou às autoridades. Uma fonte da …

-

Pingo Doce foi inaugurado às 8:00 e fechou às 10:30

Um supermercado da cadeia Pingo Doce inaugurado esta quinta-feira em Fervença, Terrugem, foi encerrado pela Câmara de Sintra "por não reunir as condições legais" para a emissão de licença de utilização, informou à Lusa fonte …