//

Artistas sul-coreanos e uma banda K-pop foram a Pyongyang actuar para Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, e a mulher, Ri Sol-ju, assistiram este domingo ao primeiro espetáculo de artistas sul-coreanos em Pyongyang em mais de uma década, segundo a agência noticiosa sul-coreana Yonhap.

O evento acontece num período de apaziguamento entre as duas Coreias, iniciado nos recentes Jogos Olímpicos de Inverno, após cerca de dois anos de uma escalada devido à realização de testes nucleares e balísticos por parte do regime de Pyongyang.

Cento e vinte artistas sul-coreanos, incluindo a popular girls band K-pop Red Velvet, dançarinos e praticantes de artes marciais, chegaram no sábado à capital do país. O espectáculo, que contou com a presença do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, aconteceu este domingo no grande teatro de Pyongyang leste, com capacidade para 1.500 pessoas.

Segundo a imprensa sul-coreana, Kim Jong-Un assistiu ao espectáculo ao lado da mulher, Ri Sol-ju. A imprensa de Seul diz ainda que a irmã mais nova do líder, Kim Yo-jong, e outros altos funcionários norte-coreanos estiveram também presentes.

Kim Jong-un ficou profundamente comovido e de coração inchado ao ver a resposta entusiástica do público norte-coreano, avança a agência de notícias KCNA, citada pela BBC. O líder norte-coreano terá aplaudido e apertado a mão aos artistas sul-coreanos durante o evento, e após o espectáculo terá ficado a tirar fotografias com os músicos.

“Kim Jong-un demonstrou muito interesse, e fez perguntas sobre as músicas e as letras”, afirmou o ministro da Cultura sul-coreano, Do Jong-whan, aos repórteres.

KCNA / YONHAP

Kim Jong-un e o ministro da Cultura sul-coreano cumprimentam artistas sul-coreanos em Pyongyang

Esta postura coincide com a do ministro da Cultura sul-coreano, que lidera a delegação de 190 pessoas – entre as quais responsáveis políticos do país – que viajou para Pyongyang. Do Jong-whan defendeu o regresso a projectos conjuntos e intercâmbios culturais e desportivos entre as duas Coreias para uma coexistência pacífica na região.

Na terça-feira, os sul-coreanos vão juntar-se a artistas norte-coreanos para actuar no complexo desportivo de Ryugyong Jong Ju Yong, que pode receber 12 mil pessoas.

No próximo dia 27 de abril, está previsto um encontro entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o recém eleito presidente sul-coreano, Moon Jae-in. Esta será a primeira cimeira entre as duas Coreias em 11 anos.

Para maio é aguardada uma cimeira inédita entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Em outro sinal de pacificação, os exercícios militares anuais conjuntos da Coreia do Sul e dos EUA, que começaram hoje e que todos os anos são encarados por Pyongyang como uma manobra de provocação, foram este ano encurtados para um mês.

Este ano, os dois aliados optaram pela não utilização de armas estratégicas, enquanto Kim Jong-un afirmou compreender o compromisso assumido por Seul e Washington para a realização destes exercícios militares.

ZAP // Lusa / Deutsche Welle

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.