Artista organizou uma festa para os amigos, e morreu, como previsto

A pintora e artista norte-americana Betsy Davis padecia de uma tão rara quanto famosa doença neurológica degenerativa: esclerose lateral amiotrófica. Decidiu desistir da vida, já que não podia travar a doença, mas fê-lo de uma maneira especial: com os amigos à volta.

Houve mesmo uma festa, que durou dois dias. Betsy Davis, de 41 anos, convidou os amigos mais próximos para o evento, que tinha um final marcado: um cocktail de remédios.

A artista norte-americana tornou-se assim uma das primeiras pacientes a tomar uma dose letal assistida pelo Estado, através da nova lei do suicídio assistido por médicos, na Califórnia.

A festa tinha apenas uma regra: não se podia chorar.

“Vocês são todos muito corajosos por me ajudarem na minha jornada. Não há regras para a festa. Vistam o que quiserem, falem o que quiserem, dancem, cantem, rezem – só não chorem na minha frente. Ok, há uma regra”, escreveu Betsy no convite.

Mais de 30 pessoas compareceram à chamada. Tudo foi planeado ao pormenor e vivido de perto por Betsy, que até definiu a hora do adeus.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou ALS, doença progressiva de que padece o famoso astrofísico Stephen Hawking, afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Impedida de cumprir as tarefas básicas do dia-a-dia, transformou a sua morte numa performance.

As montanhas do sul da Califórnia foram o palco escolhido. Os dias 23 e 24 de julho as datas marcadas. A música, a comida e os filmes que passaram na festa foram os preferidos de Betsy.

A artista ofereceu as suas roupas e outros adereços pelos amigos até que às 18h45 viu o último pôr do sol.

Depois recolheu-se ao quarto, tomou os medicamentos, ao lado dos médicos, da massagista e da sua irmã e morreu, quatro horas depois.

“O que Betsy fez permitiu-lhe ter a morte mais bonita que alguém pode desejar. Ao ter o controlo, ela transformou a sua partida numa obra de arte”, resumiu um dos amigos presentes na festa.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

A inclinação de Saturno é provocada pelas suas luas (e vai aumentar)

Uma equipa de cientistas concluiu que a influência dos satélites de Saturno pode explicar a inclinação do eixo de rotação do planeta. Dois cientistas do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) e da Universidade Sorbonne, …

Marcelo. O que os portugueses querem (e o que não querem)

Num discurso de vitória após as eleições presidenciais deste domingo, Marcelo Rebelo de Sousa assumiu uma postura de estado e começou por recordar as vítimas da pandemia de Covid-19 no seu pior dia de sempre …

Entre o "contributo singular" de João Ferreira e a "onda liberal" de Mayan, Marisa Matias assume derrota

Marisa Matias foi uma das grandes derrotadas da noite de eleições presidenciais, ficando-se pelo quinto lugar, atrás de João Ferreira, o candidato do PCP. Já Tiago Mayan Gonçalves ficou no sexto lugar, à frente de …

Ana Gomes aponta o dedo a Costa e à esquerda e diz que travou Ventura sozinha

Ana Gomes considera que a sua candidatura conseguiu travar "a progressão da extrema direita" quando os partidos de esquerda se preocuparam apenas com as suas "agendas políticas". No rescaldo da reeleição de Marcelo Rebelo de …

De diferentes cidades, mas com o mesmo nome. Quatro estranhos chamados Paul O'Sullivan formaram uma banda

A banda Paul O'Sullivan apresenta Paul O'Sullivan no baixo, guitarra, bateria e voz. Porém, não é uma banda de um homem só. Cada membro é um músico diferente com o mesmo nome: Paul O'Sullivan. "Uma noite, …

Ventura celebrou "noite histórica", demitiu-se do Chega e avisou o PSD

André Ventura começou por assinalar a "noite histórica" face aos resultados que obteve nas eleições presidenciais 2021. Mas como ficou em 3º lugar, atrás de Ana Gomes, anunciou a demissão do Chega. "Fiquei aquém dos 15% …

Região italiana da Lombardia esteve confinada durante uma semana por engano

A Lombardia, coração económico do norte de Itália, foi confinada e classificada como zona vermelha por engano durante uma semana, devido a estatísticas erradas sobre covid-19, e só ontem um decreto governamental retificou a situação. Devido …

Rio destaca "esmagamento da esquerda" e pede a Marcelo para ser "um bocadinho mais exigente"

"A marca mais forte" destas eleições presidenciais é "a derrota do PS". A análise é de Rui Rio, presidente do PSD, que fala do "esmagamento da esquerda" e da "vitória do candidato do centro", apelando …

Há uma nova explicação para o facto de bebés amamentados terem sistemas imunitários mais saudáveis

Um novo estudo realizado por investigadores da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, descobriu que o leite materno promove o crescimento de importantes células imunitárias que ajudam a controlar eventuais inflamações. De acordo com o site …

PS diz que Marcelo deve vitória aos socialistas (e cobra-lhe apoio em tempos difíceis)

"A democracia venceu na primeira volta e o extremismo de direita foi derrotado". É desta forma que o presidente do PS, Carlos César, comenta os resultados das eleições presidenciais ganhas por Marcelo Rebelo de Sousa, …