Artista organizou uma festa para os amigos, e morreu, como previsto

A pintora e artista norte-americana Betsy Davis padecia de uma tão rara quanto famosa doença neurológica degenerativa: esclerose lateral amiotrófica. Decidiu desistir da vida, já que não podia travar a doença, mas fê-lo de uma maneira especial: com os amigos à volta.

Houve mesmo uma festa, que durou dois dias. Betsy Davis, de 41 anos, convidou os amigos mais próximos para o evento, que tinha um final marcado: um cocktail de remédios.

A artista norte-americana tornou-se assim uma das primeiras pacientes a tomar uma dose letal assistida pelo Estado, através da nova lei do suicídio assistido por médicos, na Califórnia.

A festa tinha apenas uma regra: não se podia chorar.

“Vocês são todos muito corajosos por me ajudarem na minha jornada. Não há regras para a festa. Vistam o que quiserem, falem o que quiserem, dancem, cantem, rezem – só não chorem na minha frente. Ok, há uma regra”, escreveu Betsy no convite.

Mais de 30 pessoas compareceram à chamada. Tudo foi planeado ao pormenor e vivido de perto por Betsy, que até definiu a hora do adeus.

A Esclerose Lateral Amiotrófica, ou ALS, doença progressiva de que padece o famoso astrofísico Stephen Hawking, afecta o sistema nervoso central, provocando paralisia e atrofia muscular.

Impedida de cumprir as tarefas básicas do dia-a-dia, transformou a sua morte numa performance.

As montanhas do sul da Califórnia foram o palco escolhido. Os dias 23 e 24 de julho as datas marcadas. A música, a comida e os filmes que passaram na festa foram os preferidos de Betsy.

A artista ofereceu as suas roupas e outros adereços pelos amigos até que às 18h45 viu o último pôr do sol.

Depois recolheu-se ao quarto, tomou os medicamentos, ao lado dos médicos, da massagista e da sua irmã e morreu, quatro horas depois.

“O que Betsy fez permitiu-lhe ter a morte mais bonita que alguém pode desejar. Ao ter o controlo, ela transformou a sua partida numa obra de arte”, resumiu um dos amigos presentes na festa.

ZAP / Move

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Elisa Ferreira vai tutelar fundos distribuídos pelo marido. PE reunido para analisar "conflito de interesses"

A comissária portuguesa vai gerir a pasta que integra os fundos distribuídos pelo marido, presidente da CCDRN. Eurodeputados falam em conflito de interesses. A Comissão de Assuntos Jurídicos do Parlamento Europeu (PE) está reunida em Estrasburgo, …

​ERSE diz que "não tem capacidade" para analisar preço dos combustíveis

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) admitiu que não tem capacidade para analisar o preço dos combustíveis, afirmou a presidente do regulador, Cristina Portugal, em entrevista ao programa Hora da Verdade, da Renascença e …

Autarca de Amarante nega ter participado em viagem à Turquia

A Câmara de Amarante informou hoje que "nenhum autarca" do município participou numa viagem à Turquia, paga por uma empresa investigada pelo Ministério Público (MP). Em comunicado enviado ao ZAP, a câmara refere que o presidente …

Primeiros humanos talhavam elefantes com ferramenta de 5 centímetros

Retirar o máximo de carne possível de uma carcaça era algo importante há milhares de anos atrás. Para um melhor aproveitamento, eram usadas lâminas de apenas cinco centímetros, que os arqueólogos ignoraram até agora. Normalmente, ao …

Trudeau pediu desculpa por ter escurecido tom de pele em festa em 2001

Em 2001, Justin Trudeau escureceu o tom de pele para um baile de máscaras. Agora, o primeiro-ministro do Canadá reconhece que não o devia ter feito. O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, disse esta quinta-feira que "lamenta …

Práticas da EDP Produção custaram 140 milhões de euros aos consumidores

As práticas da EDP Produção no mercado que levaram a Autoridade da Concorrência a aplicar uma multa de 48 milhões de euros terão custado 140 milhões de euros aos consumidores, adiantou o regulador. "Estima-se que a …

Dragões de Komodo têm uma "armadura" debaixo da pele

Um novo estudo mostra que debaixo da sua pele escamosa, os dragões de Komodo estão quase todos cobertos por uma armadura de pequenos ossos. Os dragões de Komodo (Varanus komodoensis) são conhecidos por serem fortes, rápidos …

Venda de João Félix vai ter impacto de 100 milhões de euros nas contas do Benfica em 2020

A venda de João Félix ao Atlético Madrid vai ter um impacto na ordem dos 100 milhões nos resultados do Benfica no próximo exercício (2019/20). "A venda do João Félix vai ter influência no exercício 2019/20, …

Pelo menos 15 mortos e 70 feridos em atentado no sul do Afeganistão

Pelo menos 15 pessoas morreram e 70 ficaram feridas, esta quinta-feira, num atentado ao lado de um hospital na cidade de Qalat, no sul do Afeganistão. O ataque ocorreu cerca das 06h00 desta quinta-feira (03h00 em Lisboa), …

Justiça absolve ex-responsáveis da operadora da central nuclear de Fukushima

Um tribunal japonês absolveu, esta quinta-feira, três antigos responsáveis da operadora da central japonesa de Fukushima, que estavam acusados de não terem tomado as medidas necessárias para evitar o desastre nuclear. O tribunal distrital de Tóquio …