Arsenal vs Sporting | Leão agarra um ponto em Londres

Neil Hall / EPA

O Sporting colocou-se numa excelente posição para garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, ao conseguir um nulo na deslocação ao terreno do Arsenal.

Frente a uma equipa com muitas das suas segundas linhas, os “leões” mostraram-se mais preocupados em não sofrer golos do que em importunar Petr Cech, que não teve de fazer nenhuma defesa, e raramente passaram por calafrios, permitindo apenas dois remates enquadrados aos comandados de Unai Emery.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos do desafio bastante mornos, com apenas dois remates – um bloqueado -, do Sporting, e um desenquadrado, do Arsenal. Superioridade expectável da formação londrina, que dominou a posse de bola (67%-33%) e revelou melhor eficácia na distribuição (91%-75%) durante este período inicial.
  • Pressão intensa do Arsenal, que nos primeiros 20 minutos da partida fez dez cruzamentos, um dos quais eficaz. O Sporting, por sua vez, ainda não tinha efectuado nenhum, sendo o guarda-redes Renan Ribeiro o jogador dos “leões” com mais passes durante este período (12).
  • Primeiros 35 minutos inglórios para Montero, o jogador sportinguista com menos toques na bola (seis) e menos passes (apenas dois, ambos ineficazes). Mas ao mesmo tempo, o colombiano liderava a sua equipa em duelos aéreos ganhos (dois em outros tantos disputados).
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, nenhum jogador do Sporting somava sequer dez passes no meio-campo adversário. Do lado contrário, eram já sete os jogadores do Arsenal com pelo menos uma dezena de entregas no meio-campo dos “leões”, com Ramsey (26) e Iwobi (23) em destaque.
  • Primeira parte de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as vertentes, ainda que só tenha por uma vez conseguido rematar à baliza defendida por Renan Ribeiro.
  • Volvidos 45 minutos, os “leões” somavam apenas duas acções com bola na área contrária e só três dos seus jogadores apresentavam uma posição média para lá da linha de meio-campo (Montero, Nani e Diaby).
  • Mkhitaryan liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 5.8, somando quatro acções defensivas, duas faltas sofridas, uma delas em zona de perigo, 90% de eficácia de passe e uma situação de remate criada.
  • Um pouco abaixo do arménio surgia Coates 5.7, já com sete acções defensivas, uma delas um corte decisivo.
  • A segunda parte não trouxe nada de novo. O Arsenal continuava a mandar no jogo (73% de posse, 83% de eficácia no passe e três remates nos 15 minutos após o intervalo), enquanto o Sporting tentava a todo o custo segurar o resultado.
  • Acuña era o único jogador sportinguista a dar alguma cor a uma exibição colectiva muito cinzenta. O internacional argentino chegou aos 65 minutos da partida a liderar a sua equipa em passes no meio-campo adversário (12), acções com bola (47), duelos disputados (11) e dribles (2).
  • Aos 75 minutos, só três jogadores tinham mais do que um passe para finalização: eram eles Iwobi, Mkhitaryan e o jovem “leão” Miguel Luís, o único jogador da sua equipa com um cruzamento eficaz.
  • A tarefa do Sporting ficou um pouco mais complicada aos 87 minutos, quando Mathieu viu o cartão vermelho após travar Aubameyang à entrada da área. O francês saiu do campo a liderar a sua equipa em alívios (10) e em eficácia de passe (85%), mas com apenas um duelo ganho em quatro.
  • À entrada para os descontos, Renan continuava ser o jogador sportinguista com mais passes (40), praticamente um terço das entregas de Ramsey (110), que liderava ainda em acções com bola (123). Os “leões” acabariam o desafio sem qualquer remate à baliza de Petr Cech e com apenas quatro acções com bola na área contrária.

O Homem do Jogo

Mkhitaryan foi um dos “gunners” mais inconformados com o resultado, ele que tentou sempre empurrar a sua equipa para junto da área sportinguista.

O internacional arménio criou a única situação flagrante do desafio, num dos dois passes para finalização que realizou, e contabilizou 75 acções com bola e 44 passes certos.

Para além disso, contribuiu nas tarefas defensivas, com três intercepções, dois alívios e quatro recuperações de posse, e sofreu duas faltas, uma em zona de perigo, terminando o desafio com nota 6.7 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Ramsey 6.1 – Foi o jogador com mais passes (115), acções com bola (128) e passes longos certos (10). Contribuiu ainda com dez recuperações de bola, um drible eficaz e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • Bruno Gaspar 5.9 – O melhor jogador sportinguista da noite. Contabilizou 11 acções defensivas, dois duelos aéreos defensivos ganhos e dois passes longos certos.
  • Aubameyang 4.8 – Entrou para o lugar do lesionado Welbeck mas não foi feliz. Fez quatro remates, nenhum deles à baliza, e desperdiçou uma ocasião flagrante. Falhou ainda cinco passes curtos.
  • Miguel Luís 4.7 – Deu nas vistas com dois passes para finalização, um em cada parte. Cometeu duas faltas, bloqueou um remate e controlou mal a bola em três ocasiões.
  • Montero 4.4 – Não fez nenhum remate e acertou apenas dois passes em nove. Disputou seis duelos aéreos ofensivos, vencendo nove, e controlou mal a bola em seis ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Hotel condenado a pagar 19 milhões por discriminação religiosa a funcionária despedida

Quando foi contratada pelo hotel Conrad, Marie Jean fez um acordo: não trabalharia ao domingo, para cumprir os seus compromissos religiosos na igreja Bethel Baptist. Marie Jean Pierre era uma imigrante a tentar ganhar a vida …

"Alpinista de biquiní' morre de hipotermia após queda em desfiladeiro

Famosa pelos seus passeios em biquíni pelas montanhas, Gigi Wu caiu de um desfiladeiro e morreu de hipotermia no Parque Nacional Yu Shan, em Taiwan. Gigi Wu, de 36 anos, apelidada de "alpinista de biquíni" pelos …

Crimes de Vale e Azevedo no Benfica prescreveram

O Tribunal da Relação de Lisboa considerou prescritos os crimes de que o ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo estava acusado, relativos ao desvio de dinheiro dos direitos televisivos do clube, disse esta terça-feira …

Suspensão de voos em Gatwick devido aos drones custou quase 17 milhões à easyJet

A transportadora aérea easyJet informou que os custos devido à suspensão da operação em Gatwick, um dos aeroportos que serve Londres, devido à presença de drones, chegou quase aos 17 milhões de euros. Em comunicado enviado …

Passageiro alcoolizado desviou um avião na Rússia

Um avião de passageiros que voava da Sibéria para Moscovo foi desviado por um passageiro que alterou a rota prevista, obrigando-o a aterrar no Afeganistão. O homem estaria alcoolizado e já foi detido. A Associated Press, …

Santana desafia partidos a falar sobre coligações antes das legislativas

O presidente do partido Aliança, Pedro Santana Lopes, desafiou os líderes partidários a dizerem antes das eleições legislativas deste ano se querem alguma coligação pós-eleitoral e com que partidos. Uma coligação pré-eleitoral dos partidos do centro-direita …

Polícia prende cinco suspeitos da morte de Marielle

A operação Os Intocáveis, desencadeada nesta manhã em áreas controladas por milícias do Rio de Janeiro, prendeu cinco suspeitos do envolvimento nos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. São integrantes de uma …

Centeno não estará no próximo Governo "para não ter de gerir as consequências" das políticas adotadas

Daniel Bessa, antigo ministro da Economia de António Guterres, alerta que as contas públicas estão "por arames", considerando que Mário Centeno, que lidera a pasta das Finanças no atual Executivo socialista, não fará parte de …

Cientista que criou bebés geneticamente modificados foi despedido

O cientista chinês He Jiankui, que anunciou a criação da primeira modificação genética de bebés, foi acusado pelo Governo chinês de driblar a fiscalização e de quebrar as diretrizes em busca de fama e fortuna. Esta …

Autarca que engoliu prova começa a ser julgado (com actores chamados a tribunal)

O antigo-vice-presidente da Câmara de Portimão, Luís Carito, começa nesta terça-feira a ser julgado, depois de ter engolido uma alegada prova dos crimes relacionados com o projecto que visava tornar a cidade algarvia na "Meca …