Arsenal vs Sporting | Leão agarra um ponto em Londres

Neil Hall / EPA

O Sporting colocou-se numa excelente posição para garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, ao conseguir um nulo na deslocação ao terreno do Arsenal.

Frente a uma equipa com muitas das suas segundas linhas, os “leões” mostraram-se mais preocupados em não sofrer golos do que em importunar Petr Cech, que não teve de fazer nenhuma defesa, e raramente passaram por calafrios, permitindo apenas dois remates enquadrados aos comandados de Unai Emery.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos do desafio bastante mornos, com apenas dois remates – um bloqueado -, do Sporting, e um desenquadrado, do Arsenal. Superioridade expectável da formação londrina, que dominou a posse de bola (67%-33%) e revelou melhor eficácia na distribuição (91%-75%) durante este período inicial.
  • Pressão intensa do Arsenal, que nos primeiros 20 minutos da partida fez dez cruzamentos, um dos quais eficaz. O Sporting, por sua vez, ainda não tinha efectuado nenhum, sendo o guarda-redes Renan Ribeiro o jogador dos “leões” com mais passes durante este período (12).
  • Primeiros 35 minutos inglórios para Montero, o jogador sportinguista com menos toques na bola (seis) e menos passes (apenas dois, ambos ineficazes). Mas ao mesmo tempo, o colombiano liderava a sua equipa em duelos aéreos ganhos (dois em outros tantos disputados).
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, nenhum jogador do Sporting somava sequer dez passes no meio-campo adversário. Do lado contrário, eram já sete os jogadores do Arsenal com pelo menos uma dezena de entregas no meio-campo dos “leões”, com Ramsey (26) e Iwobi (23) em destaque.
  • Primeira parte de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as vertentes, ainda que só tenha por uma vez conseguido rematar à baliza defendida por Renan Ribeiro.
  • Volvidos 45 minutos, os “leões” somavam apenas duas acções com bola na área contrária e só três dos seus jogadores apresentavam uma posição média para lá da linha de meio-campo (Montero, Nani e Diaby).
  • Mkhitaryan liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 5.8, somando quatro acções defensivas, duas faltas sofridas, uma delas em zona de perigo, 90% de eficácia de passe e uma situação de remate criada.
  • Um pouco abaixo do arménio surgia Coates 5.7, já com sete acções defensivas, uma delas um corte decisivo.
  • A segunda parte não trouxe nada de novo. O Arsenal continuava a mandar no jogo (73% de posse, 83% de eficácia no passe e três remates nos 15 minutos após o intervalo), enquanto o Sporting tentava a todo o custo segurar o resultado.
  • Acuña era o único jogador sportinguista a dar alguma cor a uma exibição colectiva muito cinzenta. O internacional argentino chegou aos 65 minutos da partida a liderar a sua equipa em passes no meio-campo adversário (12), acções com bola (47), duelos disputados (11) e dribles (2).
  • Aos 75 minutos, só três jogadores tinham mais do que um passe para finalização: eram eles Iwobi, Mkhitaryan e o jovem “leão” Miguel Luís, o único jogador da sua equipa com um cruzamento eficaz.
  • A tarefa do Sporting ficou um pouco mais complicada aos 87 minutos, quando Mathieu viu o cartão vermelho após travar Aubameyang à entrada da área. O francês saiu do campo a liderar a sua equipa em alívios (10) e em eficácia de passe (85%), mas com apenas um duelo ganho em quatro.
  • À entrada para os descontos, Renan continuava ser o jogador sportinguista com mais passes (40), praticamente um terço das entregas de Ramsey (110), que liderava ainda em acções com bola (123). Os “leões” acabariam o desafio sem qualquer remate à baliza de Petr Cech e com apenas quatro acções com bola na área contrária.

O Homem do Jogo

Mkhitaryan foi um dos “gunners” mais inconformados com o resultado, ele que tentou sempre empurrar a sua equipa para junto da área sportinguista.

O internacional arménio criou a única situação flagrante do desafio, num dos dois passes para finalização que realizou, e contabilizou 75 acções com bola e 44 passes certos.

Para além disso, contribuiu nas tarefas defensivas, com três intercepções, dois alívios e quatro recuperações de posse, e sofreu duas faltas, uma em zona de perigo, terminando o desafio com nota 6.7 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Ramsey 6.1 – Foi o jogador com mais passes (115), acções com bola (128) e passes longos certos (10). Contribuiu ainda com dez recuperações de bola, um drible eficaz e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • Bruno Gaspar 5.9 – O melhor jogador sportinguista da noite. Contabilizou 11 acções defensivas, dois duelos aéreos defensivos ganhos e dois passes longos certos.
  • Aubameyang 4.8 – Entrou para o lugar do lesionado Welbeck mas não foi feliz. Fez quatro remates, nenhum deles à baliza, e desperdiçou uma ocasião flagrante. Falhou ainda cinco passes curtos.
  • Miguel Luís 4.7 – Deu nas vistas com dois passes para finalização, um em cada parte. Cometeu duas faltas, bloqueou um remate e controlou mal a bola em três ocasiões.
  • Montero 4.4 – Não fez nenhum remate e acertou apenas dois passes em nove. Disputou seis duelos aéreos ofensivos, vencendo nove, e controlou mal a bola em seis ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …