Arsenal vs Sporting | Leão agarra um ponto em Londres

Neil Hall / EPA

O Sporting colocou-se numa excelente posição para garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, ao conseguir um nulo na deslocação ao terreno do Arsenal.

Frente a uma equipa com muitas das suas segundas linhas, os “leões” mostraram-se mais preocupados em não sofrer golos do que em importunar Petr Cech, que não teve de fazer nenhuma defesa, e raramente passaram por calafrios, permitindo apenas dois remates enquadrados aos comandados de Unai Emery.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos do desafio bastante mornos, com apenas dois remates – um bloqueado -, do Sporting, e um desenquadrado, do Arsenal. Superioridade expectável da formação londrina, que dominou a posse de bola (67%-33%) e revelou melhor eficácia na distribuição (91%-75%) durante este período inicial.
  • Pressão intensa do Arsenal, que nos primeiros 20 minutos da partida fez dez cruzamentos, um dos quais eficaz. O Sporting, por sua vez, ainda não tinha efectuado nenhum, sendo o guarda-redes Renan Ribeiro o jogador dos “leões” com mais passes durante este período (12).
  • Primeiros 35 minutos inglórios para Montero, o jogador sportinguista com menos toques na bola (seis) e menos passes (apenas dois, ambos ineficazes). Mas ao mesmo tempo, o colombiano liderava a sua equipa em duelos aéreos ganhos (dois em outros tantos disputados).
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, nenhum jogador do Sporting somava sequer dez passes no meio-campo adversário. Do lado contrário, eram já sete os jogadores do Arsenal com pelo menos uma dezena de entregas no meio-campo dos “leões”, com Ramsey (26) e Iwobi (23) em destaque.
  • Primeira parte de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as vertentes, ainda que só tenha por uma vez conseguido rematar à baliza defendida por Renan Ribeiro.
  • Volvidos 45 minutos, os “leões” somavam apenas duas acções com bola na área contrária e só três dos seus jogadores apresentavam uma posição média para lá da linha de meio-campo (Montero, Nani e Diaby).
  • Mkhitaryan liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 5.8, somando quatro acções defensivas, duas faltas sofridas, uma delas em zona de perigo, 90% de eficácia de passe e uma situação de remate criada.
  • Um pouco abaixo do arménio surgia Coates 5.7, já com sete acções defensivas, uma delas um corte decisivo.
  • A segunda parte não trouxe nada de novo. O Arsenal continuava a mandar no jogo (73% de posse, 83% de eficácia no passe e três remates nos 15 minutos após o intervalo), enquanto o Sporting tentava a todo o custo segurar o resultado.
  • Acuña era o único jogador sportinguista a dar alguma cor a uma exibição colectiva muito cinzenta. O internacional argentino chegou aos 65 minutos da partida a liderar a sua equipa em passes no meio-campo adversário (12), acções com bola (47), duelos disputados (11) e dribles (2).
  • Aos 75 minutos, só três jogadores tinham mais do que um passe para finalização: eram eles Iwobi, Mkhitaryan e o jovem “leão” Miguel Luís, o único jogador da sua equipa com um cruzamento eficaz.
  • A tarefa do Sporting ficou um pouco mais complicada aos 87 minutos, quando Mathieu viu o cartão vermelho após travar Aubameyang à entrada da área. O francês saiu do campo a liderar a sua equipa em alívios (10) e em eficácia de passe (85%), mas com apenas um duelo ganho em quatro.
  • À entrada para os descontos, Renan continuava ser o jogador sportinguista com mais passes (40), praticamente um terço das entregas de Ramsey (110), que liderava ainda em acções com bola (123). Os “leões” acabariam o desafio sem qualquer remate à baliza de Petr Cech e com apenas quatro acções com bola na área contrária.

O Homem do Jogo

Mkhitaryan foi um dos “gunners” mais inconformados com o resultado, ele que tentou sempre empurrar a sua equipa para junto da área sportinguista.

O internacional arménio criou a única situação flagrante do desafio, num dos dois passes para finalização que realizou, e contabilizou 75 acções com bola e 44 passes certos.

Para além disso, contribuiu nas tarefas defensivas, com três intercepções, dois alívios e quatro recuperações de posse, e sofreu duas faltas, uma em zona de perigo, terminando o desafio com nota 6.7 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Ramsey 6.1 – Foi o jogador com mais passes (115), acções com bola (128) e passes longos certos (10). Contribuiu ainda com dez recuperações de bola, um drible eficaz e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • Bruno Gaspar 5.9 – O melhor jogador sportinguista da noite. Contabilizou 11 acções defensivas, dois duelos aéreos defensivos ganhos e dois passes longos certos.
  • Aubameyang 4.8 – Entrou para o lugar do lesionado Welbeck mas não foi feliz. Fez quatro remates, nenhum deles à baliza, e desperdiçou uma ocasião flagrante. Falhou ainda cinco passes curtos.
  • Miguel Luís 4.7 – Deu nas vistas com dois passes para finalização, um em cada parte. Cometeu duas faltas, bloqueou um remate e controlou mal a bola em três ocasiões.
  • Montero 4.4 – Não fez nenhum remate e acertou apenas dois passes em nove. Disputou seis duelos aéreos ofensivos, vencendo nove, e controlou mal a bola em seis ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu a atriz Mya-Lecia Naylor. Tinha 16 anos

A atriz, cantora e modelo britânica Mya-Lecia Naylor morreu no último dia 7, na sequência de um desmaio, mas a notícia só veio a publico esta quinta-feira. A causa da morte precoce de Mya-Lecia Naylor, com …

Embarcação de pesca localizada. Tripulantes estão bem

A embarcação de pesca que estava incontactável desde a noite de quarta-feira foi hoje encontrada e todos os tripulantes estão bem de saúde, disse à Lusa fonte da Marinha. Segundo o porta voz da Marinha, comandante …

Site expôs falhas em plugins Wordpress. Hackers agradeceram e invadiram 160 mil sites

Um trio de vulnerabilidades zero-day em plugins do WordPress deixou 160 mil sites expostos a ataques na última semana. O termo zero-day é usado para descrever uma ameaça que não foi corrigida ou que ainda …

Comissária de bordo em coma depois de contrair o vírus do sarampo

Uma comissária de bordo de Israel, de 43 anos, está em coma profundo há dez dias depois de contrair o vírus do sarampo. Segundo as autoridades de saúde israelenses, a mulher tem encefalite - ou …

Eintracht vs Benfica | Golos fora custam eliminação

Os dois golos que o Eintracht de Frankfurt marcou em Lisboa, na semana passada, acabaram por ser decisivos nos quartos-de-final da Liga Europa. Os alemães venceram o Benfica em casa por 2-0, num jogo em …

Gangue partia membros do corpo a pessoas vulneráveis e encenava acidentes para receber indemnizações

Um grupo criminoso em Palermo (Sicília) encenava acidentes de viação e partia membros do corpo às alegadas vítimas, a fim de receber indemnização de seguros. O esquema, que já levou à prisão mais de 40 …

Rival para Alexa e Siri. O Facebook também quer ouvir a sua voz

O Facebook está a trabalhar num novo assistente de voz para competir com a Siri, da Apple, e a Alexa, da Amazon. O projeto começou em 2018 e ainda não tem data de divulgação. O projeto …

O "polencalipse" chegou aos Estados Unidos

No início da semana, o fotógrafo Jeremy Gilchrist capturou algumas imagens incríveis do fenómeno que batizou de "Polenpocalypse" em Durham, Carolina do Norte. A cidade de Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos, declarou no início …

Candidato à presidência da Guatemala detido nos EUA por tráfico de cocaína

As autoridades norte-americanas detiveram na quarta-feira o candidato presidencial da Guatemala Mario Estrada Orellana, acusado por um tribunal federal de Nova Iorque de conspirar para importar cocaína. Estrada Orellana, do partido Unión del Cambio Nacional (UCN, …

Consumidores estão a gastar mais. Televisões e smartphones foram os mais vendidos em 2018

Em 2018 as vendas a retalho cresceram 3,4%, para quase 21 mil milhões de euros. O sector não alimentar foi o que mais contribuiu. São dados do barómetro de vendas da Associação Portuguesa de Empresas de …