Arsenal vs Sporting | Leão agarra um ponto em Londres

Neil Hall / EPA

O Sporting colocou-se numa excelente posição para garantir o apuramento para a próxima fase da Liga Europa, ao conseguir um nulo na deslocação ao terreno do Arsenal.

Frente a uma equipa com muitas das suas segundas linhas, os “leões” mostraram-se mais preocupados em não sofrer golos do que em importunar Petr Cech, que não teve de fazer nenhuma defesa, e raramente passaram por calafrios, permitindo apenas dois remates enquadrados aos comandados de Unai Emery.

O Jogo explicado em Números

  • Primeiros 15 minutos do desafio bastante mornos, com apenas dois remates – um bloqueado -, do Sporting, e um desenquadrado, do Arsenal. Superioridade expectável da formação londrina, que dominou a posse de bola (67%-33%) e revelou melhor eficácia na distribuição (91%-75%) durante este período inicial.
  • Pressão intensa do Arsenal, que nos primeiros 20 minutos da partida fez dez cruzamentos, um dos quais eficaz. O Sporting, por sua vez, ainda não tinha efectuado nenhum, sendo o guarda-redes Renan Ribeiro o jogador dos “leões” com mais passes durante este período (12).
  • Primeiros 35 minutos inglórios para Montero, o jogador sportinguista com menos toques na bola (seis) e menos passes (apenas dois, ambos ineficazes). Mas ao mesmo tempo, o colombiano liderava a sua equipa em duelos aéreos ganhos (dois em outros tantos disputados).
  • À entrada para os últimos cinco minutos da primeira parte, nenhum jogador do Sporting somava sequer dez passes no meio-campo adversário. Do lado contrário, eram já sete os jogadores do Arsenal com pelo menos uma dezena de entregas no meio-campo dos “leões”, com Ramsey (26) e Iwobi (23) em destaque.
  • Primeira parte de sentido único, com o Arsenal a dominar em todas as vertentes, ainda que só tenha por uma vez conseguido rematar à baliza defendida por Renan Ribeiro.
  • Volvidos 45 minutos, os “leões” somavam apenas duas acções com bola na área contrária e só três dos seus jogadores apresentavam uma posição média para lá da linha de meio-campo (Montero, Nani e Diaby).
  • Mkhitaryan liderava os GoalPoint Ratings ao intervalo, com nota 5.8, somando quatro acções defensivas, duas faltas sofridas, uma delas em zona de perigo, 90% de eficácia de passe e uma situação de remate criada.
  • Um pouco abaixo do arménio surgia Coates 5.7, já com sete acções defensivas, uma delas um corte decisivo.
  • A segunda parte não trouxe nada de novo. O Arsenal continuava a mandar no jogo (73% de posse, 83% de eficácia no passe e três remates nos 15 minutos após o intervalo), enquanto o Sporting tentava a todo o custo segurar o resultado.
  • Acuña era o único jogador sportinguista a dar alguma cor a uma exibição colectiva muito cinzenta. O internacional argentino chegou aos 65 minutos da partida a liderar a sua equipa em passes no meio-campo adversário (12), acções com bola (47), duelos disputados (11) e dribles (2).
  • Aos 75 minutos, só três jogadores tinham mais do que um passe para finalização: eram eles Iwobi, Mkhitaryan e o jovem “leão” Miguel Luís, o único jogador da sua equipa com um cruzamento eficaz.
  • A tarefa do Sporting ficou um pouco mais complicada aos 87 minutos, quando Mathieu viu o cartão vermelho após travar Aubameyang à entrada da área. O francês saiu do campo a liderar a sua equipa em alívios (10) e em eficácia de passe (85%), mas com apenas um duelo ganho em quatro.
  • À entrada para os descontos, Renan continuava ser o jogador sportinguista com mais passes (40), praticamente um terço das entregas de Ramsey (110), que liderava ainda em acções com bola (123). Os “leões” acabariam o desafio sem qualquer remate à baliza de Petr Cech e com apenas quatro acções com bola na área contrária.

O Homem do Jogo

Mkhitaryan foi um dos “gunners” mais inconformados com o resultado, ele que tentou sempre empurrar a sua equipa para junto da área sportinguista.

O internacional arménio criou a única situação flagrante do desafio, num dos dois passes para finalização que realizou, e contabilizou 75 acções com bola e 44 passes certos.

Para além disso, contribuiu nas tarefas defensivas, com três intercepções, dois alívios e quatro recuperações de posse, e sofreu duas faltas, uma em zona de perigo, terminando o desafio com nota 6.7 nos  GoalPoint Ratings.

Jogadores em foco

  • Ramsey 6.1 – Foi o jogador com mais passes (115), acções com bola (128) e passes longos certos (10). Contribuiu ainda com dez recuperações de bola, um drible eficaz e dois duelos aéreos defensivos ganhos.
  • Bruno Gaspar 5.9 – O melhor jogador sportinguista da noite. Contabilizou 11 acções defensivas, dois duelos aéreos defensivos ganhos e dois passes longos certos.
  • Aubameyang 4.8 – Entrou para o lugar do lesionado Welbeck mas não foi feliz. Fez quatro remates, nenhum deles à baliza, e desperdiçou uma ocasião flagrante. Falhou ainda cinco passes curtos.
  • Miguel Luís 4.7 – Deu nas vistas com dois passes para finalização, um em cada parte. Cometeu duas faltas, bloqueou um remate e controlou mal a bola em três ocasiões.
  • Montero 4.4 – Não fez nenhum remate e acertou apenas dois passes em nove. Disputou seis duelos aéreos ofensivos, vencendo nove, e controlou mal a bola em seis ocasiões.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …