Arranca a II Liga, a primeira sem equipas que desceram

Estoril e Arouca inauguram o primeiro campeonato profissional que inicia uma temporada nestes tempos estranhos. Arouca e Vizela subiram sem chegar à fase final do Campeonato de Portugal.

Esta quinta-feira, 10 de setembro, é o dia que marca o início da primeira época completa do futebol profissional em “tempos de corona”. A II Liga começa uma semana antes do escalão maior, com uma particularidade: pela primeira vez na história, este campeonato não vai contar com qualquer equipa que esteve na I Liga, na temporada anterior.

O contexto é conhecido: no campo, Portimonense e Desportivo das Aves desceram e supostamente estariam nesta II Liga mas, por razões diferentes (que no fundo é a mesma), nenhum destes emblemas vai participar na segunda divisão nacional.

O Portimonense desceu mas ficou. O penúltimo classificado da última I Liga beneficiou da despromoção do Vitória de Setúbal ao Campeonato de Portugal, devido a incumprimentos financeiros. Pelo mesmo motivo, o Desportivo das Aves também está proibido de jogar nos campeonatos profissionais na presente temporada e, por isso, estará no Campeonato de Portugal.

Subir no meio da contestação

Precisamente do terceiro escalão subiram Vizela e Arouca, sem precisarem de jogar a fase final. Numa época em que não houve campeão no Campeonato de Portugal (tal como em todas as provas nacionais, excetuando a primeira), o torneio acabou quando estavam decorridas 25 jornadas da primeira fase.

Nessa altura, em março, o Vizela tinha 60 pontos na Série A e o Arouca somava 58, na Série B – Olhanense e Real, ambos na Série D, ficaram muito perto da subida precoce, já que ambos tinham 57 pontos.

Olhanense e Real foram precisamente dois dos clubes que protestaram a decisão que colocou Vizela e Arouca na II Liga. Este movimento juntou ainda outras quatro equipas Praiense, Benfica e Castelo Branco, Lusitânia de Lourosa e Fafe – todas ocupavam lugares cimeiros, em março. Em Olhão o protesto repetiu-se e até parou o trânsito.

Protestos na Feira

Protestos houve também em Santa Maria da Feira. O Feirense, terceiro classificado quando os campeonatos foram interrompidos, foi o emblema que publicamente mais se insurgiu contra o final antecipado da II Liga, tal como o Estoril.

O Feirense, que volta a ser um dos candidatos à subida, vai protagonizar o segundo jogo da temporada, na sexta-feira, quando receber o Desportivo de Chaves. Estoril e Académica podem ser incluídos na lista de maiores pretendentes à subida de divisão mas, como habitualmente, a II Liga é imprevisível.

O Estoril-Arouca vai inaugurar a II Liga e vai também inaugurar a presença de uma mulher na equipa de arbitragem, enquanto árbitra assistente. Vanessa Gomes vai fazer história, ao ser a primeira árbitra num jogo de um campeonato profissional de futebol masculino em Portugal.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.