Arranca hoje novo programa de estágios para desempregados com mais de 31 anos

wili_hybrid / Flickr

O programa Reativar arranca nesta segunda-feira com um novo programa de estágios para desempregados de longa duração, com mais de 31 anos. Um investimento de 43 milhões de euros que vai beneficiar, particularmente, as PME que recebem 80% do ordenado de cada trabalhador contratado.

Este novo programa implantado pelo Governo tem como alvos os desempregados com mais de 31 anos, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) há mais de um ano. Os candidatos não podem ainda ter beneficiado de um estágio profissional comparticipado pelo IEFP nos últimos três anos para serem elegíveis para o Programa Reactivar.

A medida visa promover a contratação de desempregados de longa duração por parte das empresas e os benefícios são particularmente aliciantes para as PME. As pequenas e médias empresas que contratem pessoas com as condições expostas vão receber até 80% do ordenado desses trabalhadores, durante seis meses.

As restantes empresas têm direito a uma comparticipação de 65% no ordenado dos desempregados contratados.

A bolsa de pagamento para estes estágios vai depender do nível de escolaridade dos candidatos, situando-se entre os 419 euros e os 691 euros.

Além do Programa Reactivar, entram também em vigor, nesta segunda-feira, os novos apoios para a mobilidade geográfica. Uma medida para a qual se podem candidatar desempregados inscritos no IEFP há pelo menos três meses.

Esta última modalidade prevê a mobilidade temporária, que abrange desempregados com contratos de trabalho com duração superior a um mês, a mais de 50 quilómetros da sua residência e uma bolsa de 209 euros durante seis meses, e a mobilidade permanente, onde os desempregados devem conseguir um contrato de trabalho com duração mínima de um ano, ou criarem o seu próprio emprego. Nestes casos, o Estado comparticipa os custos de transporte de família e bens para distâncias superiores a 100 quilómetros, até um máximo de 629 euros.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. COMERCIAL EXPORT COM EXPERIÊNCIA PROCURA POSTO.
    Eu sou um quadro com formações diversas e muita experiência principalmente com o mercado francófono. Conheço também diversos clusters e encontro-me desempregado. Senhor empresário, mesmo admitindo que já possui elementos dentro da sua equipa que dominam a língua francesa e estão habituados a procurar clientes neste mercado, a admissão de mais um terá de ser vista de maneira positiva, pois um elemento como eu trará sempre um apport e que tenderá a ser interessante!. De qualquer forma há uma reflexão obrigatória(dos 2 lados) sobre o produto, se o mercado procura esse produto, preços vistos no mercado europeu, para produtos idênticos ou análogos e concorrentes e se efectivamente há vontade na internacionalização e/ou expansão. Sobre a notícia em si é uma decisão política mas será sempre bem vinda para as empresas obviamente. E, com todos estes incentivos uma empresa que queira exportar já não tem desculpa para não recrutar um técnico com experiência. Resta uma dúvida de momento, será acumulável com os incentivos anteriores ou não?. Se sim…. e numa exemplo do ordenado mínimo, os dois incentivos já ultrapassam o próprio salário!. Tal, só não acontecerá a partir duma remuneração de 800€ ou mais. …a título de exemplo e para reflexão dos gerentes. Eu reúno todas as condições para aceder e até mais …..o meu nome pode ser requisitado ao IEFP (depois da negociação).
    Bem eu estou disponível para negociar e enviarei o CV + carta de motivação a pedido e aqui fica o meu mail e obrigado desde já por lerem o post. sebastiao.boss@hotmail.com

RESPONDER

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …

Governo ficou perto da promessa de contratar 5000 doutorados

A anterior legislatura ficou a apenas 49 contratos de cumprir a meta estabelecida pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Educação Superior. De acordo com o jornal Público, a promessa do ministro da Ciência, Manuel Heitor, de …

Fundador da Amazon investe nove mil milhões de euros para combater alterações climáticas

O fundador da empresa tecnológica norte-americana Amazon, Jeff Bezos, revelou na segunda-feira que vai investir dez mil milhões de dólares (mais de nove mil milhões de euros) da fortuna pessoal para encontrar soluções para combater …

Conselho de Ética desfavorável a projetos de lei sobre eutanásia

O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida (CNECV) deu "parecer ético desfavorável" a quatro projetos de lei para a despenalização da morte medicamente assistida, que vão ser debatidos no Parlamento esta quinta-feira. Os …