Arranca hoje novo programa de estágios para desempregados com mais de 31 anos

wili_hybrid / Flickr

O programa Reativar arranca nesta segunda-feira com um novo programa de estágios para desempregados de longa duração, com mais de 31 anos. Um investimento de 43 milhões de euros que vai beneficiar, particularmente, as PME que recebem 80% do ordenado de cada trabalhador contratado.

Este novo programa implantado pelo Governo tem como alvos os desempregados com mais de 31 anos, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) há mais de um ano. Os candidatos não podem ainda ter beneficiado de um estágio profissional comparticipado pelo IEFP nos últimos três anos para serem elegíveis para o Programa Reactivar.

A medida visa promover a contratação de desempregados de longa duração por parte das empresas e os benefícios são particularmente aliciantes para as PME. As pequenas e médias empresas que contratem pessoas com as condições expostas vão receber até 80% do ordenado desses trabalhadores, durante seis meses.

As restantes empresas têm direito a uma comparticipação de 65% no ordenado dos desempregados contratados.

A bolsa de pagamento para estes estágios vai depender do nível de escolaridade dos candidatos, situando-se entre os 419 euros e os 691 euros.

Além do Programa Reactivar, entram também em vigor, nesta segunda-feira, os novos apoios para a mobilidade geográfica. Uma medida para a qual se podem candidatar desempregados inscritos no IEFP há pelo menos três meses.

Esta última modalidade prevê a mobilidade temporária, que abrange desempregados com contratos de trabalho com duração superior a um mês, a mais de 50 quilómetros da sua residência e uma bolsa de 209 euros durante seis meses, e a mobilidade permanente, onde os desempregados devem conseguir um contrato de trabalho com duração mínima de um ano, ou criarem o seu próprio emprego. Nestes casos, o Estado comparticipa os custos de transporte de família e bens para distâncias superiores a 100 quilómetros, até um máximo de 629 euros.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. COMERCIAL EXPORT COM EXPERIÊNCIA PROCURA POSTO.
    Eu sou um quadro com formações diversas e muita experiência principalmente com o mercado francófono. Conheço também diversos clusters e encontro-me desempregado. Senhor empresário, mesmo admitindo que já possui elementos dentro da sua equipa que dominam a língua francesa e estão habituados a procurar clientes neste mercado, a admissão de mais um terá de ser vista de maneira positiva, pois um elemento como eu trará sempre um apport e que tenderá a ser interessante!. De qualquer forma há uma reflexão obrigatória(dos 2 lados) sobre o produto, se o mercado procura esse produto, preços vistos no mercado europeu, para produtos idênticos ou análogos e concorrentes e se efectivamente há vontade na internacionalização e/ou expansão. Sobre a notícia em si é uma decisão política mas será sempre bem vinda para as empresas obviamente. E, com todos estes incentivos uma empresa que queira exportar já não tem desculpa para não recrutar um técnico com experiência. Resta uma dúvida de momento, será acumulável com os incentivos anteriores ou não?. Se sim…. e numa exemplo do ordenado mínimo, os dois incentivos já ultrapassam o próprio salário!. Tal, só não acontecerá a partir duma remuneração de 800€ ou mais. …a título de exemplo e para reflexão dos gerentes. Eu reúno todas as condições para aceder e até mais …..o meu nome pode ser requisitado ao IEFP (depois da negociação).
    Bem eu estou disponível para negociar e enviarei o CV + carta de motivação a pedido e aqui fica o meu mail e obrigado desde já por lerem o post. sebastiao.boss@hotmail.com

RESPONDER

Limitação dos apoios a sócios-gerentes não é "justa", diz Confederação das empresas

A Confederação das Micro, Pequenas e Médias Empresas não entende a razão para limitar a ajuda a sócios-gerentes ao valor de 1.905 euros, proposta que não consideram justa. Em entrevista à Rádio Observador na quinta-feira, o …

Devolução de manuais. Diretores acusam políticos de "brincar às escolinhas"

Os diretores escolares criticaram hoje o 'timing' da proposta de suspensão de devolução de manuais escolares, acusando os políticos de andar a “brincar às escolinhas” sem perceberem o trabalho que implica reutilizar milhões de livros. O …

Passageiros dos EUA e PALOP têm de apresentar teste negativo de covid-19

O Governo prorrogou várias medidas restritivas do tráfego aéreo com destino e a partir de Portugal, com novas orientações e exceções, num despacho publicado terça-feira em Diário da República. Segundo noticiou o Expresso, um comunicado do …

PGR angolana diz que Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal

Isabel dos Santos pode ser ouvida em Portugal ou noutro país com acordos judiciários com Angola, no âmbito do processo-crime por alegada má gestão e desvio de fundos da Sonangol, disse à Lusa fonte da …

Autoridades descartam participação da milícia "Escritório do Crime" no caso Marielle Franco

O envolvimento da milícia conhecida como "Escritório do Crime" no homicídio da vereadora e ativista Marielle Franco chegou a ser investigado, mas foi descartado pela polícia brasileira. O delegado brasileiro Daniel Rosa, da cidade do Rio …

Desconfinamento não foi suficiente. Desemprego volta a subir em Espanha para valores de 2016

O número de desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego em Espanha voltou a aumentar em 5.107 pessoas em junho, uma desaceleração em relação a maio, atingindo um total de 3.862.883 espanhóis. De acordo com os …

Governo vai monitorizar discurso de ódio na Internet

O Governo vai monitorizar o discurso de ódio nas plataformas online, estando "em vias" de dar início à contratação pública de um projeto que deverá traduzir-se num barómetro mensal de acompanhamento e identificação de sites. Segundo …

Tribunal britânico decide que é Guaidó (e não Maduro) quem manda nas reservas de ouro da Venezuela

A justiça britânica decidiu esta quinta-feira que é o líder da oposição venezuelana Juan Guaidó e não o Presidente Nicolás Maduro quem tem autoridade sobre as reservas de ouro da Venezuela depositadas no Banco de …

Mistério resolvido. Cientistas descobriram como é que as cobras "voam"

Nem todas as cobras se movem arrastando-se discretamente pelo chão. Há uma cobra do género Chrysopelea que parece voar de árvore em árvore. Agora, os cientistas descobriram como é que estes animais se movem pelo …

Mais de 80 mil pessoas registaram-se na Segurança Social desde janeiro

O programa “Segurança Social na Hora”, criado em janeiro deste ano, abrangeu até ao momento 80.700 pessoas, de acordo com os dados divulgados pela ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS). Ana Mendes Godinho avançou …