Arranca hoje novo programa de estágios para desempregados com mais de 31 anos

wili_hybrid / Flickr

O programa Reativar arranca nesta segunda-feira com um novo programa de estágios para desempregados de longa duração, com mais de 31 anos. Um investimento de 43 milhões de euros que vai beneficiar, particularmente, as PME que recebem 80% do ordenado de cada trabalhador contratado.

Este novo programa implantado pelo Governo tem como alvos os desempregados com mais de 31 anos, inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) há mais de um ano. Os candidatos não podem ainda ter beneficiado de um estágio profissional comparticipado pelo IEFP nos últimos três anos para serem elegíveis para o Programa Reactivar.

A medida visa promover a contratação de desempregados de longa duração por parte das empresas e os benefícios são particularmente aliciantes para as PME. As pequenas e médias empresas que contratem pessoas com as condições expostas vão receber até 80% do ordenado desses trabalhadores, durante seis meses.

As restantes empresas têm direito a uma comparticipação de 65% no ordenado dos desempregados contratados.

A bolsa de pagamento para estes estágios vai depender do nível de escolaridade dos candidatos, situando-se entre os 419 euros e os 691 euros.

Além do Programa Reactivar, entram também em vigor, nesta segunda-feira, os novos apoios para a mobilidade geográfica. Uma medida para a qual se podem candidatar desempregados inscritos no IEFP há pelo menos três meses.

Esta última modalidade prevê a mobilidade temporária, que abrange desempregados com contratos de trabalho com duração superior a um mês, a mais de 50 quilómetros da sua residência e uma bolsa de 209 euros durante seis meses, e a mobilidade permanente, onde os desempregados devem conseguir um contrato de trabalho com duração mínima de um ano, ou criarem o seu próprio emprego. Nestes casos, o Estado comparticipa os custos de transporte de família e bens para distâncias superiores a 100 quilómetros, até um máximo de 629 euros.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. COMERCIAL EXPORT COM EXPERIÊNCIA PROCURA POSTO.
    Eu sou um quadro com formações diversas e muita experiência principalmente com o mercado francófono. Conheço também diversos clusters e encontro-me desempregado. Senhor empresário, mesmo admitindo que já possui elementos dentro da sua equipa que dominam a língua francesa e estão habituados a procurar clientes neste mercado, a admissão de mais um terá de ser vista de maneira positiva, pois um elemento como eu trará sempre um apport e que tenderá a ser interessante!. De qualquer forma há uma reflexão obrigatória(dos 2 lados) sobre o produto, se o mercado procura esse produto, preços vistos no mercado europeu, para produtos idênticos ou análogos e concorrentes e se efectivamente há vontade na internacionalização e/ou expansão. Sobre a notícia em si é uma decisão política mas será sempre bem vinda para as empresas obviamente. E, com todos estes incentivos uma empresa que queira exportar já não tem desculpa para não recrutar um técnico com experiência. Resta uma dúvida de momento, será acumulável com os incentivos anteriores ou não?. Se sim…. e numa exemplo do ordenado mínimo, os dois incentivos já ultrapassam o próprio salário!. Tal, só não acontecerá a partir duma remuneração de 800€ ou mais. …a título de exemplo e para reflexão dos gerentes. Eu reúno todas as condições para aceder e até mais …..o meu nome pode ser requisitado ao IEFP (depois da negociação).
    Bem eu estou disponível para negociar e enviarei o CV + carta de motivação a pedido e aqui fica o meu mail e obrigado desde já por lerem o post. sebastiao.boss@hotmail.com

RESPONDER

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …

Sp. Braga critica autarquia por transmitir jogo do Flamengo em ecrã gigante

O Sporting de Braga acusou a Câmara Municipal de Braga de desrespeitar o clube e os seus adeptos por colaborar na organização da transmissão da final da Taça dos Libertadores de futebol, entre Flamengo e …

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …