Arquivado inquérito ao caso do Alfa conduzido por actriz brasileira

(dr) Halima Abboud / Facebook

Oh, 220! 220! Eu estou a 220 num comboio, estou dirigindo o Alfa. Uau!, Uau!“, diz a actriz brasileira Halima Abboud

O Ministério Público arquivou o inquérito à alegada condução de um comboio Alfa por uma mulher que não era funcionária da CP, cujo vídeo foi divulgado em 2014 na internet, não tendo sido responsabilizados os autores.

O vídeo em causa, que foi divulgado apenas em 2014 mas que terá sido filmado alguns anos antes, mostra uma mulher estranha à empresa a conduzir um comboio Alfa, o que, segundo a CP informou na altura, é proibido.

Isto porque existem regulamentos internos que proíbem a “presença de elementos estranhos à tripulação dos comboios em cabines de condução, excepto se devidamente autorizados”.

“O acesso e permanência às cabines de condução só é permitido mediante apresentação de documentação específica para o efeito”, esclareceu a CP na altura.

“O não cumprimento destas determinações constitui infracção passível de consequências disciplinares graves ou outras de contornos diferentes, que se venham a revelar adequadas aos factos apurados”, precisou a empresa.

Após a divulgação do vídeo, a CP anunciou que ia reportar às autoridades o vídeo, cujas imagens terão sido gravadas através de um telemóvel.

A CP admitu na altura dificuldades na “confirmação da veracidade” das imagens e na “identificação do comboio específico, data e viagem em que tal situação poderá, eventualmente, ter ocorrido”.

Questionada sobre a conclusão da investigação, a CP remeteu para a informação divulgada na altura em que o vídeo foi conhecido.

“À data da divulgação dos acontecimentos, não foi possível, pelos seus próprios meios e através das imagens divulgadas, identificar o comboio, data e hora da viagem”, informou a CP à Lusa.

A empresa apresentou queixa ao Ministério Público, no sentido de serem conduzidas averiguações para apuramento dos factos.

Segundo informou agora o Ministério Público, o inquérito que correu no Departamento de Investigação e Ação Penal foi arquivado.

Após a polémica suscitada pela divulgação do vídeo na internet, alguns órgãos de comunicação social identificaram a mulher que conduzia o comboio como Halima Abboud, uma modelo e actriz de naconalidade brasileira.

Durante o vídeo, a actriz, manipula os comandos da composição e accione a buzina, enquanto se ri visivelmente entusiasmada com a viagem.

Oh, 220! 220! Eu estou a 220 num comboio, estou dirigindo o Alfa. Uau!, Uau!“, diz Halima Abboud, antes de accionar novamente a buzina.

Olha eu aqui no comando, tão bom, olha eu no comando do Alfa a 220 por hora, estou indo até ao Porto a 220!“, acrescenta a actriz, de cuja filmografia consta apenas o filme português Call Girl (2007), no qual desempenha o papel de uma stripper.

Depois de o vídeo se ter tornado viral nas redes sociais e meios de comunicação portugueses, Halima Abboud mostrou-se incrédula com a controvérsia gerada à sua volta.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. axo mais grave que andar a conduzir bebado, mas eles arquivam e nao se passa nada, valeu a chupetinha dada ao condutor do comboio

  2. Mas claro que foi arquivado! Faz parte das regras da CP e não da lei geral! Não faz qualquer sentido que a CP se tenha dirigido às autoridades em vez de instaurar uma investigação interna e disciplinar. Se aconteceu o que aconteceu, é da inteira responsabilidade da CP. Para que raio é que se mete a polícia nisto? A Isto chama-se perder tempo e dinheiro (o nosso!).

  3. E esta a atitude da administração da cp, perante uma gravíssima falha de segurança, pois pôs a vida de todos que viajavam no comboio em perigo, ou nao?. Ao maquinista nada acontece, isto esta entregue a bicharada, mais vale viajar de autocarro, é mais seguro.

  4. Mas qual será o maquinista de comboio que não gostaria de ter uma parceira ao lado com um cabedal destes a dar-lhe assistência, estou certo que a CGTP já deverá ter feito alguma requisição para que mais assistentes destas e se possível brasileiras venham colaborar com os maquinistas da CP para lhes levantar a moral, todos ficam a ganhar!.

  5. Não se trata de um crime a condução de um comboio em alta velocidade pondo em risco a vida de centenas de passageiros, sem a habilitação necessária?
    Se não é possível identificar o parvalhão que permitiu isso, é possível identificar a autora da ‘proeza’ e levá-la a prestar declarações ao ministério público e a responder pelos seus atos, não?
    Só em Portugal, meismo….

RESPONDER

O RRS David Attenborough, navio virgem dos reinos polares, já saiu do estaleiro

O navio RRS Sir David Attenborough saiu finalmente do seu estaleiro. O já lendário navio vai agora ser sujeito a alguns testes antes de ser oficialmente entregue ao serviço, em novembro deste ano. A construção do …

Vulcões ativos produzem 30 a 50% da atmosfera de Io

Novas imagens rádio obtidas pelo ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array) mostram, pela primeira vez, o efeito direto da atividade vulcânica na atmosfera da lua de Júpiter, Io. Io é a lua mais vulcanicamente ativa do nosso …

Descobertas pegadas fossilizadas com mais de 10 mil anos. São a trilha pré-histórica de uma mãe com um bebé ao colo

Uma equipa de investigadores internacional descobriu o trilho pré-histórico mais comprido do mundo no Novo México, nos Estados Unidos. O novo estudo conta a historia de uma mulher que carregou um bebé nos braços durante …

Pure Skies. Empresa desenha cabines dos aviões do pós-pandemia

Desde o início da pandemia, os especialistas têm testado diferentes maneiras de alcançar o distanciamento social em aviões, embora com pouco sucesso. Agora, há uma empresa que está a levar esta ideia até ao próximo …

OE2021. Bloco de Esquerda vota contra na generalidade

O Bloco de Esquerda vai votar contra a proposta do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, anunciou a coordenadora do partido, Catarina Martins. Em declarações aos jornalistas, a bloquista confirmou este domingo que o …

PS ganha eleições nos Açores sem garantia de maioria absoluta

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo entre 37% e 41%, o que não garante a maioria absoluta, segundo a projeção à boca das urnas realizada este domingo pela Universidade Católica …

Extinção da fauna em Madagáscar pode dever-se à presença humana (e a mudanças climáticas)

Grande parte da fauna de Madagáscar e das ilhas Mascarenhas foi eliminada durante o último milénio. Neste sentido, uma equipa de cientistas analisou um registo do clima nos últimos 8000 anos nas ilhas. O resultado …

PAN vai abster-se na generalidade. OE mais próximo da aprovação

O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) vai abster-se na votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na próxima quarta-feira, anunciou a líder parlamentar do partido, Inês Sousa Real. Com a abstenção dos três …

O passado tóxico fica para trás. Asbestos, a cidade "amianto", mudou de nome

A cidade canadiana Asbestos (que significa amianto) ganhou um novo nome, quase 11 meses após o anúncio da votação. Wuase metade dos cerca de 6 mil residentes da cidade canadiana marcaram presença numa votação organizada num …

Menino de 12 anos encontra fóssil de dinossauro com 69 milhões de anos

Nathan Hrushkin, aspirante a paleontólogo de 12 anos, encontrou o fóssil de um dinossauro enquanto passeava com o pai em Alberta, no Canadá. Depois de enviarem uma fotografia ao Museu Royal Tyrrell, ficaram a saber …