Arquivado inquérito ao caso do Alfa conduzido por actriz brasileira

(dr) Halima Abboud / Facebook

Oh, 220! 220! Eu estou a 220 num comboio, estou dirigindo o Alfa. Uau!, Uau!“, diz a actriz brasileira Halima Abboud

O Ministério Público arquivou o inquérito à alegada condução de um comboio Alfa por uma mulher que não era funcionária da CP, cujo vídeo foi divulgado em 2014 na internet, não tendo sido responsabilizados os autores.

O vídeo em causa, que foi divulgado apenas em 2014 mas que terá sido filmado alguns anos antes, mostra uma mulher estranha à empresa a conduzir um comboio Alfa, o que, segundo a CP informou na altura, é proibido.

Isto porque existem regulamentos internos que proíbem a “presença de elementos estranhos à tripulação dos comboios em cabines de condução, excepto se devidamente autorizados”.

“O acesso e permanência às cabines de condução só é permitido mediante apresentação de documentação específica para o efeito”, esclareceu a CP na altura.

“O não cumprimento destas determinações constitui infracção passível de consequências disciplinares graves ou outras de contornos diferentes, que se venham a revelar adequadas aos factos apurados”, precisou a empresa.

Após a divulgação do vídeo, a CP anunciou que ia reportar às autoridades o vídeo, cujas imagens terão sido gravadas através de um telemóvel.

A CP admitu na altura dificuldades na “confirmação da veracidade” das imagens e na “identificação do comboio específico, data e viagem em que tal situação poderá, eventualmente, ter ocorrido”.

Questionada sobre a conclusão da investigação, a CP remeteu para a informação divulgada na altura em que o vídeo foi conhecido.

“À data da divulgação dos acontecimentos, não foi possível, pelos seus próprios meios e através das imagens divulgadas, identificar o comboio, data e hora da viagem”, informou a CP à Lusa.

A empresa apresentou queixa ao Ministério Público, no sentido de serem conduzidas averiguações para apuramento dos factos.

Segundo informou agora o Ministério Público, o inquérito que correu no Departamento de Investigação e Ação Penal foi arquivado.

Após a polémica suscitada pela divulgação do vídeo na internet, alguns órgãos de comunicação social identificaram a mulher que conduzia o comboio como Halima Abboud, uma modelo e actriz de naconalidade brasileira.

Durante o vídeo, a actriz, manipula os comandos da composição e accione a buzina, enquanto se ri visivelmente entusiasmada com a viagem.

Oh, 220! 220! Eu estou a 220 num comboio, estou dirigindo o Alfa. Uau!, Uau!“, diz Halima Abboud, antes de accionar novamente a buzina.

Olha eu aqui no comando, tão bom, olha eu no comando do Alfa a 220 por hora, estou indo até ao Porto a 220!“, acrescenta a actriz, de cuja filmografia consta apenas o filme português Call Girl (2007), no qual desempenha o papel de uma stripper.

Depois de o vídeo se ter tornado viral nas redes sociais e meios de comunicação portugueses, Halima Abboud mostrou-se incrédula com a controvérsia gerada à sua volta.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. axo mais grave que andar a conduzir bebado, mas eles arquivam e nao se passa nada, valeu a chupetinha dada ao condutor do comboio

  2. Mas claro que foi arquivado! Faz parte das regras da CP e não da lei geral! Não faz qualquer sentido que a CP se tenha dirigido às autoridades em vez de instaurar uma investigação interna e disciplinar. Se aconteceu o que aconteceu, é da inteira responsabilidade da CP. Para que raio é que se mete a polícia nisto? A Isto chama-se perder tempo e dinheiro (o nosso!).

  3. E esta a atitude da administração da cp, perante uma gravíssima falha de segurança, pois pôs a vida de todos que viajavam no comboio em perigo, ou nao?. Ao maquinista nada acontece, isto esta entregue a bicharada, mais vale viajar de autocarro, é mais seguro.

  4. Mas qual será o maquinista de comboio que não gostaria de ter uma parceira ao lado com um cabedal destes a dar-lhe assistência, estou certo que a CGTP já deverá ter feito alguma requisição para que mais assistentes destas e se possível brasileiras venham colaborar com os maquinistas da CP para lhes levantar a moral, todos ficam a ganhar!.

  5. Não se trata de um crime a condução de um comboio em alta velocidade pondo em risco a vida de centenas de passageiros, sem a habilitação necessária?
    Se não é possível identificar o parvalhão que permitiu isso, é possível identificar a autora da ‘proeza’ e levá-la a prestar declarações ao ministério público e a responder pelos seus atos, não?
    Só em Portugal, meismo….

RESPONDER

Índia regista mais de oito mil novos casos. Tem "uma longa batalha" pela frente

A Índia registou mais de oito mil novos casos de covid-19 num único dia, um novo recorde desde o início da pandemia no país, foi este domingo anunciado. O número de casos confirmados de covid-19 na …

Jovens bolivianos forçaram picada de viúva-negra. Queriam ser como o Homem-Aranha

Três irmãos bolivianos de 8, 10 e 12 anos acabaram hospitalizados depois de fazerem com que uma viúva negra os picasse para que ficassem com super-poderes como o Homem Aranha. "Pensando que a [picada] lhes …

Bloco exige retirada de norma "insultuosa" no apoio a recibos verdes

O Bloco de Esquerda (BE) exigiu este domingo ao Governo que retire do formulário de apoio para os trabalhadores independentes uma norma "insultuosa" que lhes exige o compromisso de retomarem a atividade no prazo de …

Espetada de porco 2.0. Novameat propõe carne impressa em 3D para o jantar

A Novameat, uma empresa espanhola de tecnologia alimentar, apresentou um novo produto: carne de porco à base de plantas impressa em 3D, a que batizaram de espetada de porco 2.0. A Novameat quer apoiar um sistema …

Uber acusada de exploração de trabalhadores em Itália

Um tribunal de Milão ordenou a nomeação de um administrador judicial para a Uber Itália durante um ano, após ter determinado que o serviço de entrega de refeições da empresa explorava os trabalhadores. De acordo com …

Pinto de Costa: "Se Rui Moreira tivesse avançado, não me candidatava"

Pinto da Costa revelou que não teria avançado para a recandidatura à presidência do FC Porto se o presidente da Câmara do Porto tivesse entrado na corrida. "Se o Rui Moreira se tivesse candidatado, embora …

"Ficamos chocados." Cientistas redescobrem abelha azul que pensavam estar extinta

Um tipo de abelha azul reapareceu recentemente na Florida, nos Estados Unidos, depois de ter sido vista pela última vez em 2016. Além de azul, a espécie é nova e extremamente rara. Os cientistas estavam convencidos …

Missão da Space X acoplou com sucesso. Astronautas da NASA já chegaram à EEI

A cápsula Dragon que transporta os astronautas da agência espacial norte-americana (NASA) já acoplou à Estação Espacial Internacional, após terem partido no primeiro voo privado rumo ao espaço, neste sábado. Foi às 15:17 (hora de Lisboa) …

Venezuela vai aliviar quarentena com método próprio

Nicolás Maduro anunciou que, a partir de segunda-feira, a Venezuela vai aplicar um modelo próprio de quarentena preventiva da covid-19, que combina cinco dias de flexibilização disciplinada com dez de confinamento obrigatório. “É o modelo cinco …

Uma escultura gigante de uma ave está a espalhar gargalhadas numa cidade da Austrália

Um escultor australiano aproveitou o tempo de quarentena devido à pandemia de covid-19 para construir uma kookaburra eletrónica com quase quatro metros de altura, que até faz os mesmos movimentos e barulhos que o famoso …