Arquivado inquérito às alegadas ilegalidades no Fantasporto

(dr) Fantasporto / Facebook

Mario Dorminsky, presidente do Fantasporto

Mario Dorminsky, presidente do Fantasporto

O Ministério Público (MP) arquivou “por falta de provas” o inquérito à cooperativa Cinema Novo, que organiza o Fantasporto e cujos dirigentes foram em 2013 acusados de ilegalidades no festival.

Com o arquivamento do inquérito pelo MP, que ocorreu em maio mas só foi conhecido esta quinta-feira, caíram também os processos na Autoridade Tributária, Segurança Social e entidade reguladora das cooperativas (CASES).

“É a altura de dizer que foi tudo uma ficção e que o festival está bem e recomenda-se”, afirmou à Lusa Beatriz Pacheco Pereira que, com Mário Dorminsky, dirige a cooperativa Cinema Novo, responsável pela organização do Fantas.

Em setembro de 2013 os dois foram alvo de uma denúncia anónima de ilegalidade na organização do festival, nomeadamente fuga ao IVA na venda de bilhetes e falsificação de número de espectadores, que chegou aos meios de comunicação e levou o Ministério Público a abrir um inquérito.

“Recentemente, e após aturado processo de investigação e cuidadas auditorias, foi decidido o arquivamento das acusações formuladas na denúncia”, refere o comunicado dos dirigentes divulgado esta manhã.

No documento, indicam que “dois anos depois o Ministério Público arquiva por falta de provas o inquérito à Cinema Novo, Fantasporto e aos seus responsáveis”, lembrando que o caso surgiu de uma “denúncia anónima” feita ao Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) que chegou aos meios de comunicação em 2013 “em plena campanha eleitoral para as autárquicas”.

Foi então, diz Beatriz Pacheco Pereira, lançada uma “campanha negra” contra os fundadores do Fantasporto, que “apoiavam então uma das candidaturas à Câmara do Porto”.

Os fundadores da Cinema Novo apoiaram Luís Filipe Menezes na sua candidatura à presidência da Câmara do Porto nas eleições autárquicas de 2013.

Segundo a dirigente, o ICA já garantiu o apoio ao festival até 2017 e a Câmara do Porto mantém o seu apoio de 25 mil euros para a próxima edição de 2016, que decorrerá entre os dias 26 de fevereiro e 05 de março e terá a “música” como tema orientador.

“Para o público isto é um assunto morto. É a altura de dizer que foi tudo uma invenção”, realçou a responsável, já a preparar o 36.º Fantasporto, que até ao momento recebeu cerca de 600 propostas de filmes.

Para os dois dirigentes, “este arquivamento veio confirmar a justeza” dos protestos que então fizeram através de comunicados “rebatendo as acusações, repondo a verdade dos factos e protegendo a imagem do Fantasporto”.

Para o próximo ano o festival de cinema fantástico terá um “júri jovem”, com idade entre os 18 e os 30 anos, estando o Fantasporto a convidar os interessados a escrever uma história fantástica que, se escolhida, será publicada no catálogo oficial.

Também para 2016 está previsto homenagear o ator britânico Christopher Lee e apresentar a obra do realizador da Macedónia Milcho Manchevski.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …