Arquipélago de Vanuatu devastado por ciclone tropical Pam

Um devastador ciclone tropical atingiu Vanuatu, ilha do Pacífico Sul, deixando um rasto de “destruição inacreditável”, temendo-se que haja dezenas de vítimas mortais, segundo relatos de organizações não-governamentais.

O ciclone tropical Pam atingiu o arquipélago de Vanuatu na escala máxima, 5, provocando “apagões” massivos, estando as comunicações cortadas em quase toda a região, pelo que, segundo os serviços de emergência, serão precisas várias horas até que se possa ter uma ideia clara da situação no arquipélago.

Trabalhadores da Cruz Vermelha da Austrália deram conta, através da rede social Twitter, da “inacreditável destruição” em Vanuatu, indicando que “as necessidades humanitárias são enormes”, dado que “muitas pessoas perderam as suas casas”.

Segundo relatos das organizações humanitárias, a capital Port Vila, onde vivem 40 mil pessoas, sofreu uma “total devastação”, tendo sido confirmadas pelo menos 6 vítimas mortais.

Segundo a cadeia australiana ABC, o arquipélago foi atingido por ventos de até 340 quilómetros/hora.

Alice Clements, porta-voz da UNICEF australiana, afirma que os danos “serão provavelmente muito elevados”.

“Parecia que o mundo estava a acabar, que uma bomba tinha explodido no centro da cidade”, contou Clements.

@unicefaustralia / Twitter

Arquipélago de Vanuatu devastado pelo ciclone tropical Pam

Arquipélago de Vanuatu devastado pelo ciclone tropical Pam

O porta-voz do Gabinete Nacional de Gestão de Desastres, Mishaen Lulu Garae, disse à Radio New Zeland que o ciclone destruiu casas, departamentos governamentais e diversas infraestruturas, incluindo parte do principal hospital, em Port Vila, onde vivem 40 mil pessoas.

Garae indicou que as comunicações com as províncias do norte continuam interditas, na sequência dos massivos apagões, pelo que se desconhece a situação exacta da região.

O responsável diz que as autoridades temem que o impacto do ciclone Pam tenha sido pior do que o do Uma, que fez 50 mortos no arquipélago em 1987.

A República de Vanuatu é uma nação-arquipélago situada no sul do Oceano Pacífico. O arquipélago, que é de origem vulcânica, tem cerca de 12 mil quilómetros quadrados e uma população de 267 mil habitantes.

Os europeus chegaram pela primeira vez ao arquipélago em 1605, numa expedição espanhola liderada pelo português Fernandes de Queirós.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …

Chama-se Elios, é um drone e vai explorar as profundezas das cavernas de gelo da Gronelândia

Elios é o drone que está a ajudar os investigadores a descobrirem mais sobre os mistérios da Gronelândia. Inserido numa estrutura própria, tem explorado as cavernas de gelo, facilitando assim o acesso a locais mais …

Milhares de pássaros migratórios estão (misteriosamente) a morrer no Novo México

Um elevado número de pássaros migratórios está a morrer em todo o Novo México, numa misteriosa mortalidade em massa que está a preocupar os cientistas. Estima-se que o número de pássaros mortos seja de centenas de …

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …