Arqueólogos reconstroem Igreja onde Pocahontas se casou

Igreja de Pocahontas em Jameston, Virgina, EUA

Um grupo de arqueólogos está a reconstruir a Igreja onde Pocahontas se casou. A ideia é dar ao mundo um vislumbre do local onde a índia Powhatan celebrizada pela Disney deu o nó com o inglês John Rolfe.

As obras estão a decorrer em Jamestown, na Virgínia, EUA, no local onde, em 2010, foram descobertos os vestígios da Igreja. São os indícios históricos “mais antigos da estrutura de uma Igreja já descobertos na colónia Inglesa da América do Norte”, revela o blogue Dig Updates, citado pelo Newser.com.

Filha de um conhecido chefe Powhatan, Pocahontas casou-se com John Rolfe em 1614, num evento considerado essencial para um alongado período de paz entre os colonos e os Índios daquela tribo.

Um dos arqueólogos que trabalha nas obras, Dave Givens, explica que a ideia não é reconstruir a estrutura por completo, mas, simplesmente, “dar alguma noção do espaço, para que, quando as pessoas estejam dentro da Igreja, possam perceber como é que as paredes foram”.

No tempo dos colonos, a Igreja foi construída com paredes de barro, mas os arqueólogos estão a utilizar uma matéria-prima nova, uma fibra de vidro que contém betão e que vai dar maior estabilidade e segurança ao edifício.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.