Arqueólogos podem ter encontrado esqueleto de pirata do Século XVI

The City of Edinburgh Council

Ossos encontrados na Escócia podem ser de pirata do Século XVI.

Um esqueleto encontrado nas obras de ampliação de uma Escola Primária, na Escócia, pode ser de um pirata do Século XVI, acreditam os arqueólogos envolvidos nas escavações.

O esqueleto foi encontrado enterrado na propriedade de uma Escola Primária em Edimburgo, na Escócia, durante escavações nas obras de ampliação.

Os testes de datação com carbono efectuados aos ossos revelaram que estes têm apenas 600 anos.

Os arqueólogos envolvidos nas escavações acreditam que o esqueleto encontrado pode ser o de um pirata morto numa execução pública como castigo pelos seus crimes e como exemplo para assustar outros que rondavam a zona.

Uma ideia que a proximidade com o porto de Newhaven ajuda a fomentar.

“Em 1550, havia uma forca erguida em Newhaven para execuções públicas”, lembra o curador do Serviço de Arqueologia do Conselho da Cidade de Edimburgo (CECAS), John Lawson, que esteve envolvido nas escavações, conta o site Live Science.

O esqueleto foi encontrado sem muitos dos ossos das mãos e dos pés, dado que indiciará a execução, explica Lawson, notando que quando um corpo está pendurado numa forca durante algum tempo, os ossos mais pequenos se separam e perdem-se no processo de deterioração.

Os ossos foram encontrados perto de três sepulturas, todas com túmulos datados do Século XVI.

O facto de o esqueleto não se encontrar em nenhuma sepultura e a forma como estava enterrado despertaram a atenção dos arqueólogos.

“Parecia que estava numa posição agachada. Foi enterrado no que parece ser uma cova rasa, de lado, quase como se tivesse sido atirado“, diz Lawson, que avança a hipótese de se ter tratado de um assassínio.

“Pode-se imaginar a pessoa a ser assassinada e enterrada rapidamente nas dunas de areia atrás da parede das docas”, explica o arqueólogo.

Os investigadores procedem, entretanto, a mais análises e esperam obter informações importantes, nomeadamente quanto ao tipo de alimentação e até às origens deste pretenso pirata.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se procurarem esqueletos de piratas do século XX e brevemente do século XXI vai ser um nunca mais acabar de fartura de tal espécie!.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …