Deuses-crocodilo e faraós guerreiros. Encontradas lajes de duas dinastias egípcias

Duas antigas lajes de dois e três metros foram encontradas por arqueólogos em Kom Ombo. As lajes mostram reis de dinastias egípcias diferentes acompanhados por divindades.

As lajes, que contêm representações de divindades egípcias e de faraós, foram encontradas por uma equipa de arqueólogos que se encontravam a reduzir o nível de águas subterrâneas no templo Kom Ombo em Aswan.

Segundo o próprio Ministério de Antiguidades do Egipto, a primeira escultura de arenito tem 2,30 metros de comprimento, 1 metro de largura e 30 centímetros de profundidade.

Apesar de partida, a laje mostra o Rei Seti I, faraó da XIX dinastia, junto aos deuses Hórus e Sobek. Por cima dos deuses é percetível um sol alado conhecido por ser um símbolo de proteção egípcio. Por baixo do trio existem 26 linhas de hieróglifos e algumas menções ao Rei Horemheb da XVIII dinastia do Egipto.

Filho de Ramsés I – que apenas governou por dois anos -, o faraó Seti I liderou o Egito de 1290 a 1279 aC e é o verdadeiro fundador da dinastia Ramsés, tornada famosa pelo seu filho Ramsés II.

Atualmente, de acordo com o Egypt Today, o túmulo de Seti I é um dos mais valiosos do Vale dos Reis e recorda os feitos de Seti I – a reconquista e fortalecimento das fronteiras perdidas na dinastia anterior, abertura de minas, pedreiras e poços, reconstrução de templos e construção de grandes memoriais como é o caso do Grande Salão Hipostilo dedicado a seis divindades, entre os quais Osiris.

Quanto à segunda escultura, mede um pouco mais de três metros de comprimento e um de largura e, apesar de se também se encontrar partida e em pior estado de preservação, os historiadores conseguiram reunir os seus fragmentos.

Esta escultura é dedicada ao Rei Egípcio da Macedónia Ptolomeu IV Filópator que reinou entre 221 e 205 aC. Ptolomeu IV foi conhecido como um rei fraco e com problemas associados ao álcool, sendo pouco respeitado durante todo o seu reinado.

Apesar de pouco acarinhado pelo seu povo, a tábua representa-o ao lado da sua mulher, de Hórus e de várias outras divindades egípcias numa cena onde Ptolomeu IV é retratado de pé segurando uma vara.

À frente das personagens existem três templos e por cima está desenhado um sol alado, tal como na primeira escultura. Por baixo da cena egípcia, existem 28 linhas escritas em hieróglifos.

Em setembro, neste mesmo local onde os arqueólogos se encontram a drenar as águas, também foi descoberto uma esfinge da era Ptolomaica e um sarcófago com um múmia.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim, talvez “lajes” até seja melhor. As estelas eram erigidas na vertical e isoladamente; não se sabe bem quais as circunstância de exibição destas peças.

RESPONDER

China proíbe a venda de vários modelos de iPhone (e as ações da Apple caem)

As ações da gigante norte-americana Apple sentiram uma queda de 1,7% na bolsa de Nova Iorque depois de o Tribunal de Fuzhou, na China, ter proibido a venda de alguns modelos de iPhone no país. …

Suspeito da morte de Maëlys admite ter filmado agressões sexuais a crianças

O principal suspeito da morte da jovem lusodescendente Maëlys de Araújo admitiu ter filmado agressões sexuais contra a afilhada e a prima, de quatro e seis anos de idade, respetivamente, antes de, alegadamente, matar a …

Preço do bilhete para visitar o Taj Mahal sobe 400% (para os indianos)

Os especialistas alertam que o fluxo de pessoas está a causar danos irreversíveis ao monumento emblemático mais importante da Índia. O preço do bilhete para os visitantes indianos do Taj Mahal foi aumentado em 400%, na …

Morreu Gérman, o último habitante das ilhas Ciés

Germán Luaces Freijeiro, de 54 anos, instalou-se no arquipélago de Cíes, localizado na foz do estuário de Vigo, em meados dos anos 90 e nunca mais se voltou a mudar. Vivia sozinho naquelas ilhas onde acolhia …

Atentado no Mercado de Natal de Estrasburgo faz quatro mortos e nove feridos

Um tiroteio que ocorreu esta terça-feira na cidade francesa de Estrasburgo, no local onde ocorre o Mercado de Natal, fez pelo menos quatro mortos e nove feridos, anunciou a autarquia local. A Câmara Municipal de Estrasturgo …

Galatasaray vs Porto | Eficácia dá vitória e record de pontos

O FC Porto não abranda e somou a 12ª vitória consecutiva em todas as competições. Na deslocação ao terreno do Galatasaray, em jogo da sexta jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, os “dragões” tiveram …

"O luxo do século XXI vai ser o interior de Portugal"

O Turismo está "a cumprir bem" o seu papel no combate ao despovoamento, considera o presidente da Turismo Centro, Pedro Machado, que vaticina que "o luxo do século XXI vai ser o Interior de Portugal". O …

Mãe tenta vender virgindade da filha na Internet por 21 mil euros

Uma mãe pôs à venda a virgindade da filha de 13 anos na Internet por 21.200 euros. A mulher chegou a enviar fotografias de carácter sexual da filha ao comprador, mas não esperava o desfecho …

Há polícias a dormir no carro devido aos preços dos quartos

Sem dinheiro para arrendar quartos, face aos preços praticados, "há polícias a dormir dentro de carros", denuncia o Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP). Acabados de formar na Escola Prática de Polícia, em Torres Novas, os …

António Lobo Antunes lamenta que Portugal e Espanha não sejam o mesmo país

O escritor António Lobo Antunes lamentou que portugueses e espanhóis não sejam cidadãos do mesmo país, numa entrevista dada ao jornal catalão La Vanguardia no âmbito da Feira Internacional do Livro de Guadalajara e publicada …