Deuses-crocodilo e faraós guerreiros. Encontradas lajes de duas dinastias egípcias

Duas antigas lajes de dois e três metros foram encontradas por arqueólogos em Kom Ombo. As lajes mostram reis de dinastias egípcias diferentes acompanhados por divindades.

As lajes, que contêm representações de divindades egípcias e de faraós, foram encontradas por uma equipa de arqueólogos que se encontravam a reduzir o nível de águas subterrâneas no templo Kom Ombo em Aswan.

Segundo o próprio Ministério de Antiguidades do Egipto, a primeira escultura de arenito tem 2,30 metros de comprimento, 1 metro de largura e 30 centímetros de profundidade.

Apesar de partida, a laje mostra o Rei Seti I, faraó da XIX dinastia, junto aos deuses Hórus e Sobek. Por cima dos deuses é percetível um sol alado conhecido por ser um símbolo de proteção egípcio. Por baixo do trio existem 26 linhas de hieróglifos e algumas menções ao Rei Horemheb da XVIII dinastia do Egipto.

Filho de Ramsés I – que apenas governou por dois anos -, o faraó Seti I liderou o Egito de 1290 a 1279 aC e é o verdadeiro fundador da dinastia Ramsés, tornada famosa pelo seu filho Ramsés II.

Atualmente, de acordo com o Egypt Today, o túmulo de Seti I é um dos mais valiosos do Vale dos Reis e recorda os feitos de Seti I – a reconquista e fortalecimento das fronteiras perdidas na dinastia anterior, abertura de minas, pedreiras e poços, reconstrução de templos e construção de grandes memoriais como é o caso do Grande Salão Hipostilo dedicado a seis divindades, entre os quais Osiris.

Quanto à segunda escultura, mede um pouco mais de três metros de comprimento e um de largura e, apesar de se também se encontrar partida e em pior estado de preservação, os historiadores conseguiram reunir os seus fragmentos.

Esta escultura é dedicada ao Rei Egípcio da Macedónia Ptolomeu IV Filópator que reinou entre 221 e 205 aC. Ptolomeu IV foi conhecido como um rei fraco e com problemas associados ao álcool, sendo pouco respeitado durante todo o seu reinado.

Apesar de pouco acarinhado pelo seu povo, a tábua representa-o ao lado da sua mulher, de Hórus e de várias outras divindades egípcias numa cena onde Ptolomeu IV é retratado de pé segurando uma vara.

À frente das personagens existem três templos e por cima está desenhado um sol alado, tal como na primeira escultura. Por baixo da cena egípcia, existem 28 linhas escritas em hieróglifos.

Em setembro, neste mesmo local onde os arqueólogos se encontram a drenar as águas, também foi descoberto uma esfinge da era Ptolomaica e um sarcófago com um múmia.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim, talvez “lajes” até seja melhor. As estelas eram erigidas na vertical e isoladamente; não se sabe bem quais as circunstância de exibição destas peças.

RESPONDER

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …

Os golfinhos formam amizades porque partilham os mesmos interesses

No que diz respeito a criar laços de amizade, parece que os golfinhos são mais parecidos connosco do que imaginávamos. O comportamento homófilo desempenha um papel central na formação das amizades humanas, uma vez que os …

Neozelandês que partilhou vídeo do massacre de Christchurch condenado a 21 anos de prisão

Um neozelandês foi esta terça-feira condenado a 21 meses de prisão por ter partilhado o vídeo que o alegado autor do ataque em março contra duas mesquitas de Christchurch, que fez 51 mortos, transmitiu em …

Michel Platini detido por suspeitas de corrupção

Michel Platini foi detido, esta terça-feira, em Nanterre, nos subúrbios de Paris, pela polícia judiciária durante investigação sobre alegada corrupção na organização do Campeonato do Mundo de 2022, no Qatar. De acordo com a Mediapro, o …