Deuses-crocodilo e faraós guerreiros. Encontradas lajes de duas dinastias egípcias

Duas antigas lajes de dois e três metros foram encontradas por arqueólogos em Kom Ombo. As lajes mostram reis de dinastias egípcias diferentes acompanhados por divindades.

As lajes, que contêm representações de divindades egípcias e de faraós, foram encontradas por uma equipa de arqueólogos que se encontravam a reduzir o nível de águas subterrâneas no templo Kom Ombo em Aswan.

Segundo o próprio Ministério de Antiguidades do Egipto, a primeira escultura de arenito tem 2,30 metros de comprimento, 1 metro de largura e 30 centímetros de profundidade.

Apesar de partida, a laje mostra o Rei Seti I, faraó da XIX dinastia, junto aos deuses Hórus e Sobek. Por cima dos deuses é percetível um sol alado conhecido por ser um símbolo de proteção egípcio. Por baixo do trio existem 26 linhas de hieróglifos e algumas menções ao Rei Horemheb da XVIII dinastia do Egipto.

Filho de Ramsés I – que apenas governou por dois anos -, o faraó Seti I liderou o Egito de 1290 a 1279 aC e é o verdadeiro fundador da dinastia Ramsés, tornada famosa pelo seu filho Ramsés II.

Atualmente, de acordo com o Egypt Today, o túmulo de Seti I é um dos mais valiosos do Vale dos Reis e recorda os feitos de Seti I – a reconquista e fortalecimento das fronteiras perdidas na dinastia anterior, abertura de minas, pedreiras e poços, reconstrução de templos e construção de grandes memoriais como é o caso do Grande Salão Hipostilo dedicado a seis divindades, entre os quais Osiris.

Quanto à segunda escultura, mede um pouco mais de três metros de comprimento e um de largura e, apesar de se também se encontrar partida e em pior estado de preservação, os historiadores conseguiram reunir os seus fragmentos.

Esta escultura é dedicada ao Rei Egípcio da Macedónia Ptolomeu IV Filópator que reinou entre 221 e 205 aC. Ptolomeu IV foi conhecido como um rei fraco e com problemas associados ao álcool, sendo pouco respeitado durante todo o seu reinado.

Apesar de pouco acarinhado pelo seu povo, a tábua representa-o ao lado da sua mulher, de Hórus e de várias outras divindades egípcias numa cena onde Ptolomeu IV é retratado de pé segurando uma vara.

À frente das personagens existem três templos e por cima está desenhado um sol alado, tal como na primeira escultura. Por baixo da cena egípcia, existem 28 linhas escritas em hieróglifos.

Em setembro, neste mesmo local onde os arqueólogos se encontram a drenar as águas, também foi descoberto uma esfinge da era Ptolomaica e um sarcófago com um múmia.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim, talvez “lajes” até seja melhor. As estelas eram erigidas na vertical e isoladamente; não se sabe bem quais as circunstância de exibição destas peças.

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …