Deuses-crocodilo e faraós guerreiros. Encontradas lajes de duas dinastias egípcias

Duas antigas lajes de dois e três metros foram encontradas por arqueólogos em Kom Ombo. As lajes mostram reis de dinastias egípcias diferentes acompanhados por divindades.

As lajes, que contêm representações de divindades egípcias e de faraós, foram encontradas por uma equipa de arqueólogos que se encontravam a reduzir o nível de águas subterrâneas no templo Kom Ombo em Aswan.

Segundo o próprio Ministério de Antiguidades do Egipto, a primeira escultura de arenito tem 2,30 metros de comprimento, 1 metro de largura e 30 centímetros de profundidade.

Apesar de partida, a laje mostra o Rei Seti I, faraó da XIX dinastia, junto aos deuses Hórus e Sobek. Por cima dos deuses é percetível um sol alado conhecido por ser um símbolo de proteção egípcio. Por baixo do trio existem 26 linhas de hieróglifos e algumas menções ao Rei Horemheb da XVIII dinastia do Egipto.

Filho de Ramsés I – que apenas governou por dois anos -, o faraó Seti I liderou o Egito de 1290 a 1279 aC e é o verdadeiro fundador da dinastia Ramsés, tornada famosa pelo seu filho Ramsés II.

Atualmente, de acordo com o Egypt Today, o túmulo de Seti I é um dos mais valiosos do Vale dos Reis e recorda os feitos de Seti I – a reconquista e fortalecimento das fronteiras perdidas na dinastia anterior, abertura de minas, pedreiras e poços, reconstrução de templos e construção de grandes memoriais como é o caso do Grande Salão Hipostilo dedicado a seis divindades, entre os quais Osiris.

Quanto à segunda escultura, mede um pouco mais de três metros de comprimento e um de largura e, apesar de se também se encontrar partida e em pior estado de preservação, os historiadores conseguiram reunir os seus fragmentos.

Esta escultura é dedicada ao Rei Egípcio da Macedónia Ptolomeu IV Filópator que reinou entre 221 e 205 aC. Ptolomeu IV foi conhecido como um rei fraco e com problemas associados ao álcool, sendo pouco respeitado durante todo o seu reinado.

Apesar de pouco acarinhado pelo seu povo, a tábua representa-o ao lado da sua mulher, de Hórus e de várias outras divindades egípcias numa cena onde Ptolomeu IV é retratado de pé segurando uma vara.

À frente das personagens existem três templos e por cima está desenhado um sol alado, tal como na primeira escultura. Por baixo da cena egípcia, existem 28 linhas escritas em hieróglifos.

Em setembro, neste mesmo local onde os arqueólogos se encontram a drenar as águas, também foi descoberto uma esfinge da era Ptolomaica e um sarcófago com um múmia.

ZAP // IFLScience

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Sim, talvez “lajes” até seja melhor. As estelas eram erigidas na vertical e isoladamente; não se sabe bem quais as circunstância de exibição destas peças.

RESPONDER

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …

FBI diz ter encontrado corpo em parque natural que "será de Gabby Petito"

Este domingo foi encontrado um corpo no parque nacional de Wyoming, nos Estados Unidos, que corresponde ao da jovem Gabrielle Petito, que se encontrava desaparecida, anunciou a polícia federal norte-americana (FBI). Gabby Petito, de 22 anos, …

Nuno Espírito Santo admite que "muita coisa correu mal", mas não escapa às críticas

O Tottenham saiu derrotado por 3-0 do embate com o Chelsea. Nuno Espírito Santo reconheceu os problemas na equipa, que foi duramente criticada por Roy Keane. O Chelsea manteve-se no comboio dos líderes da Liga inglesa, …

Críticas às novas tabelas da ADSE em várias áreas da Saúde

A nova tabela da ADSE, que entrou em vigor a 01 de setembro, tem enfrentado críticas de vários setores da Saúde, desde dentistas a nutricionistas, principalmente pelos valores atribuídos a alguns atos, exclusões e restrições. A …

Cuba é o primeiro país a vacinar crianças a partir dos dois anos

Depois de um drástico aumento de casos e mortes em crianças, a estratégia de vacinação em Cuba mudou. Com o objetivo de ter mais de 90% dos 11 milhões de habitantes imunizados até Dezembro, as autoridades …

Penálti que deu vitória ao Sporting devia ter sido repetido

Um penálti convertido por Pedro Porro deu a vitória, este domingo, ao Sporting. Especialistas entendem que a grande penalidade devia ter sido repetida. O Sporting CP conquistou uma vitória sofrida, este domingo, após derrotar o Estoril …