Descoberto lendário tesouro perdido no século XVI no fundo de rio chinês

Arqueólogos chineses descobriram um tesouro no fundo do rio Min, no centro do país, que suspeitam pertencer a um antigo líder de uma rebelião, cuja frota se afundou durante uma batalha, informou esta sexta-feira a agência oficial Xinhua.

O tesouro inclui mais de 30.000 objetos, entre os quais mais de 10.000 moedas de ouro e prata, assim como joias, peças de porcelana, armas e objetos de uso quotidiano.

Os objetos foram encontrados no fundo do rio Min, um dos maiores rios da província central de Sichuan, e “pertencem ao período médio da dinastia Ming”, assinalou o diretor do Património Cultural de Sichuan, Gao Delun, citado pela Xinhua.

Os especialistas que anunciaram a descoberta afirmam tratar-se de objetos que pertenciam ao famoso Zhang Xianzhong (1606-1647), antigo líder de uma revolta camponesa contra o império dos Ming, cuja frota foi derrotada e afundada naquele rio, quando tentava fugir com mais de mil embarcações.

A lenda conta que Zhang, que chegou a conquistar Sichuan e a proclamar-se rei daquela região, tentava fugir com as suas riquezas para o sul da China, mas foi travado pelo exército real, que afundou a sua frota em 1646.

A descoberta parece confirmar aquela lenda.

O tesouro poderá ser maior do que o reportado até agora, já que os responsáveis pelas escavações só examinaram cerca de 2% do terreno onde foram encontrados os objetos.

As escavações no local tiveram início em fevereiro, depois de em outubro do ano passado a polícia de Sichuan ter desmantelado uma operação de tráfico ilegal de relíquias na região de Jingkou.

Segundo o jornal local Global Times, a operação levou à detenção decorreu durante dois anos, envolveu a investigação de 328 casos e levou à detenção de 77 pessoas.

A grande quantidade de artefactos, jóias e peças de ouro traficadas na região nos últimos meses provavam, segundo o jornal, que a lenda de Zhang Xianzhong era verdadeira – e que alguém já teria encontrado o local onde o tempo guardava o seu tesouro.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …