Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka Modric que se mostrou verdadeiramente letal no contra-ataque.

O resultado deixa Lionel Messi, uma das estrelas da competição, em grandes apuros para se apurar no Grupo D.

A primeira parte foi emotiva e intensa, embora nem sempre jogada da melhor maneira. A ânsia em realizar transições rápidas afectava as duas equipas, pelo que, a espaços, este era um desafio de parada e resposta, com duelos individuais duros e algumas faltas – ao intervalo contavam-se 18.

A Argentina teve um ligeiro ascendente, expresso nos 55% de posse de bola no primeiro tempo, mas a Croácia rematou mais – quatro vezes – e enquadrou o único remate do primeiro tempo. Os sul-americanos só tentaram alvejar a baliza em duas ocasiões.

O melhor nesta fase era Ivan Rakitic, com um rating de 6.2, enquanto Lionel Messi não passava dos 5.8, sem nada de relevo a não ser dois dribles certos.

O segundo tempo começou com o 1-0 da Croácia. Um erro incrível do guarda-redes Willy Caballero, ao tentar colocar a bola em jeito, com o pé, deu a Ante Rebic a possibilidade de rematar de pronto para o fundo das redes. Um golo que conferiu uma certa justiça ao marcador, dada a maior objectividade dos croatas ao logo da partida.

A partir daqui, a Argentina partiu para cima dos croatas, registando 64% de posse, seis remates na segunda parte (dois enquadrados) perto do fim, mas esse domínio não tinha efectividade na frente, onde as ocasiões flagrantes de golo não surgiam. O balanceamento era total e a Croácia aproveitou para realizar algumas transições perigosas. Numa delas fez o 2-0. Luka Modric trabalhou bem em zona frontal, fora da área, e rematou colocado, rente ao poste esquerdo da baliza de Caballero. Um golo extraordinário que sentenciou a partida. Mas ainda havia tempo para um terceiro, por Rakitic, um golo fácil num lance de contra-ataque puro, já nos descontos.

E Messi? O argentino esteve muito apagado quase todo o jogo. Por volta dos 60 minutos registava um rating de 5.7 e apenas dois dribles eficazes para mostrar como serviço. Só que a Croácia estava na frente e Messi tentou reagir. A partir daqui começou a somar dribles eficazes, terminando com cinco certos em seis. O seu rating ainda subiu a meio do segundo tempo, mas voltou a cair, ficando-se pelo 5.8. Muito longe do melhor em campo, Rakitic.

O colega de Messi no Barça terminou com um GoalPoint Rating de 8.3, com um golo em quatro remates (um ao ferro), um passe para finalização, três dribles eficazes em quatro e quatro desarmes. Foi o segundo MVP para o médio.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …

Empresário de Schumacher diz que foi proibido de visitar o antigo piloto

O antigo empresário de Michael Schumacher, Willi Weber, disse não saber qual é o estado de saúde do antigo piloto, revelando ainda que a sua mulher, Corinna Schumacher, o proibiu de o visitar por temer …