Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka Modric que se mostrou verdadeiramente letal no contra-ataque.

O resultado deixa Lionel Messi, uma das estrelas da competição, em grandes apuros para se apurar no Grupo D.

A primeira parte foi emotiva e intensa, embora nem sempre jogada da melhor maneira. A ânsia em realizar transições rápidas afectava as duas equipas, pelo que, a espaços, este era um desafio de parada e resposta, com duelos individuais duros e algumas faltas – ao intervalo contavam-se 18.

A Argentina teve um ligeiro ascendente, expresso nos 55% de posse de bola no primeiro tempo, mas a Croácia rematou mais – quatro vezes – e enquadrou o único remate do primeiro tempo. Os sul-americanos só tentaram alvejar a baliza em duas ocasiões.

O melhor nesta fase era Ivan Rakitic, com um rating de 6.2, enquanto Lionel Messi não passava dos 5.8, sem nada de relevo a não ser dois dribles certos.

O segundo tempo começou com o 1-0 da Croácia. Um erro incrível do guarda-redes Willy Caballero, ao tentar colocar a bola em jeito, com o pé, deu a Ante Rebic a possibilidade de rematar de pronto para o fundo das redes. Um golo que conferiu uma certa justiça ao marcador, dada a maior objectividade dos croatas ao logo da partida.

A partir daqui, a Argentina partiu para cima dos croatas, registando 64% de posse, seis remates na segunda parte (dois enquadrados) perto do fim, mas esse domínio não tinha efectividade na frente, onde as ocasiões flagrantes de golo não surgiam. O balanceamento era total e a Croácia aproveitou para realizar algumas transições perigosas. Numa delas fez o 2-0. Luka Modric trabalhou bem em zona frontal, fora da área, e rematou colocado, rente ao poste esquerdo da baliza de Caballero. Um golo extraordinário que sentenciou a partida. Mas ainda havia tempo para um terceiro, por Rakitic, um golo fácil num lance de contra-ataque puro, já nos descontos.

E Messi? O argentino esteve muito apagado quase todo o jogo. Por volta dos 60 minutos registava um rating de 5.7 e apenas dois dribles eficazes para mostrar como serviço. Só que a Croácia estava na frente e Messi tentou reagir. A partir daqui começou a somar dribles eficazes, terminando com cinco certos em seis. O seu rating ainda subiu a meio do segundo tempo, mas voltou a cair, ficando-se pelo 5.8. Muito longe do melhor em campo, Rakitic.

O colega de Messi no Barça terminou com um GoalPoint Rating de 8.3, com um golo em quatro remates (um ao ferro), um passe para finalização, três dribles eficazes em quatro e quatro desarmes. Foi o segundo MVP para o médio.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …

NASA já tem um preço para a próxima alunagem

O responsável pelos voos tripulados da NASA, Doug Loverro, revelou esta semana que a agência espacial vai precisar de  35 mil milhões de dólares nos próximos quatro anos para conseguir voltar a pisar a Lua …

Covid-19: FMI admite que crescimento mundial desça para 3,1% este ano

A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional admitiu este domingo que a previsão de 3,3% para o crescimento da economia mundial possa descer 0,1 ou 0,2 pontos percentuais devido à propagação do coronavírus. "Por enquanto, a nossa …

Próximo Orçamento tem de começar a ser apresentado em abril (mas Centeno não o fará)

As novas regras de desenho de orçamentos vão ser novamente adiadas, avança este domingo o semanário Expresso. A equipa das Finanças já está concentrada no próximo Orçamento do Estado. No entanto, apesar de haver uma lei …

Exército do Canadá quer saia da farda mais curta para atrair mulheres

Para aumentar o alistamento de mulheres, o exército do Canadá está a considerar fazer alterações à farda, encurtando as saias, e referir-se às medalhas como "bling", palavra em inglês usada para se referir acessórios caros …