Argentina vs Croácia | Croatas arrasam e estão apurados

A Argentina deu um tombo grande na partida frente à Croácia. A formação das “Pampas” esteve, mais uma vez, irreconhecível e perdeu por concludentes 3-0, perante uma selecção europeia liderada por Ivan Rakitic e Luka Modric que se mostrou verdadeiramente letal no contra-ataque.

O resultado deixa Lionel Messi, uma das estrelas da competição, em grandes apuros para se apurar no Grupo D.

A primeira parte foi emotiva e intensa, embora nem sempre jogada da melhor maneira. A ânsia em realizar transições rápidas afectava as duas equipas, pelo que, a espaços, este era um desafio de parada e resposta, com duelos individuais duros e algumas faltas – ao intervalo contavam-se 18.

A Argentina teve um ligeiro ascendente, expresso nos 55% de posse de bola no primeiro tempo, mas a Croácia rematou mais – quatro vezes – e enquadrou o único remate do primeiro tempo. Os sul-americanos só tentaram alvejar a baliza em duas ocasiões.

O melhor nesta fase era Ivan Rakitic, com um rating de 6.2, enquanto Lionel Messi não passava dos 5.8, sem nada de relevo a não ser dois dribles certos.

O segundo tempo começou com o 1-0 da Croácia. Um erro incrível do guarda-redes Willy Caballero, ao tentar colocar a bola em jeito, com o pé, deu a Ante Rebic a possibilidade de rematar de pronto para o fundo das redes. Um golo que conferiu uma certa justiça ao marcador, dada a maior objectividade dos croatas ao logo da partida.

A partir daqui, a Argentina partiu para cima dos croatas, registando 64% de posse, seis remates na segunda parte (dois enquadrados) perto do fim, mas esse domínio não tinha efectividade na frente, onde as ocasiões flagrantes de golo não surgiam. O balanceamento era total e a Croácia aproveitou para realizar algumas transições perigosas. Numa delas fez o 2-0. Luka Modric trabalhou bem em zona frontal, fora da área, e rematou colocado, rente ao poste esquerdo da baliza de Caballero. Um golo extraordinário que sentenciou a partida. Mas ainda havia tempo para um terceiro, por Rakitic, um golo fácil num lance de contra-ataque puro, já nos descontos.

E Messi? O argentino esteve muito apagado quase todo o jogo. Por volta dos 60 minutos registava um rating de 5.7 e apenas dois dribles eficazes para mostrar como serviço. Só que a Croácia estava na frente e Messi tentou reagir. A partir daqui começou a somar dribles eficazes, terminando com cinco certos em seis. O seu rating ainda subiu a meio do segundo tempo, mas voltou a cair, ficando-se pelo 5.8. Muito longe do melhor em campo, Rakitic.

O colega de Messi no Barça terminou com um GoalPoint Rating de 8.3, com um golo em quatro remates (um ao ferro), um passe para finalização, três dribles eficazes em quatro e quatro desarmes. Foi o segundo MVP para o médio.

Resumo

PARTILHAR

RESPONDER

Trump anunciou acordo com Arábia Saudita que fez disparar petróleo. Mas Rússia desmente

O Kremlin desmentiu esta quinta-feira mensagens do Presidente norte-americano, Donald Trump, prometendo uma redução da produção saudita e russa de petróleo, que provocaram uma subida forte das cotações, o que compromete aquele crescimento. Em Nova Iorque, …

Mais de 100 detenções e 1126 pessoas barradas na fronteira

Cento e oito detenções foram feitas nos primeiros 15 dias do estado de emergência devido à covid-19 e mais de mil entradas foram recusadas no país através das fronteiras com Espanha, revelou o ministro da …

Cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril (mas estatuto fica suspenso)

Mesmo que os processos de reconhecimento do estatuto fiquem congelados, o Executivo garante que os cuidadores informais vão receber apoios a partir de abril. Os apoios estão garantidos desde dia 1 de abril, mas a pandemia …

UGT quer garantia de pagamento do subsídio de refeição em teletrabalho

A UGT propõe uma alteração legislativa que garanta o pagamento do subsídio de refeição em regime de teletrabalho e pede ao Governo que intervenha já para “pôr cobro imediato às situações injustas” que se estão …

Negócios online. Registo de domínios .pt triplicou desde o início da pandemia

Apesar de o registo de domínios .pt ter triplicado desde o início da pandemia em Portugal, ajudar os pequenos comerciantes tradicionais a usarem o digital ainda é muito importante. Os negócios de origem portuguesa começaram a …

Bolsonaro critica governadores por terem "medinho" do vírus

O presidente brasileiro acusou os governadores de terem medo de serem infetados pelo povo. "Desconheço qualquer hospital que esteja lotado", acrescentou Bolsonaro, após serem informações contrárias. O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, voltou esta quinta-feira a criticar …

Homossexuais, bissexuais e pessoas com tatuagem ou piercing já podem dar sangue nos EUA

Os Estados Unidos (EUA) reviram na quinta-feira as regras que impedem muitos homossexuais de doar sangue, num esforço para combater a grave escassez de doações devido ao surto da Covid-19. Desde 2015, homens que tiveram relações …

Um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação

No passado sábado, um em cada cinco portugueses circulou nas estradas sem justificação. No domingo, o valor caiu para metade, com apenas um em cada dez condutores a fazê-lo. Face à quarentena obrigatória implementada pelo estado …

Morreu Bill Withers, a voz de Ain’t no Sunshine

O músico norte-americano Bill Withers, que escreveu canções soul como “Ain’t no Sunshine” e “Lean on me”, morreu na segunda-feira em Los Angeles (Califórnia), aos 81 anos, de complicações cardíacas, revelou esta sexta-feira a família. Três …

Confinamento leva vítimas de violência doméstica a denunciar agressores por SMS

Situações como o confinamento agora imposto, o desemprego e a incerteza, estão a levar a um aumento da procura de apoio psicológico por parte de mulheres registadas como potenciais vítimas de violência doméstica, sobretudo através …