/

Argentina e Uruguai estiveram completamente às escuras no domingo

Uma avaria deixou sem energia, este domingo, praticamente todo o território da Argentina e do Uruguai, além de partes do Brasil e do Paraguai, anunciaram as empresas fornecedoras de eletricidade.

“Uma falha maciça no sistema de interconexões deitou toda a Argentina e Uruguai sem eletricidade”, anunciou a companhia elétrica argentina, Edesur, no Twitter. O corte registou-se antes do amanhecer em Buenos Aires, cerca das 7h00 locais (11h00 em Portugal Continental), segundo a imprensa argentina.

A companhia uruguaia UTE anunciou pouco depois que às “7h06 uma avaria na rede argentina atingiu o sistema interconectado, privando do serviço todo o território nacional e várias províncias do país vizinho”. Em conjunto, as populações da Argentina e do Uruguai somam cerca de 48 milhões de pessoas.

O corte, segundo um comunicado da secretaria argentina de Energia citado pelo jornal Clarín, foi consequência de um “colapso do sistema de interconexão”, de causas “ainda não determinadas”, e o restabelecimento do serviço pode demorar “algumas horas”.

O subsecretário da Proteção Civil Daniel Russo precisou à televisão TN que o restabelecimento do serviço pode levar “entre seis e oito horas”. Russo adiantou que, embora as causas da avaria ainda estejam a ser investigadas, era admitida a hipótese de estarem “relacionadas com um fenómeno meteorológico”. O país está a ser afetado por fortes chuvas desde o início de sábado.

Além de residências, a avaria afeta a sinalização de tráfego e a circulação ferroviária, e pode interferir na realização das eleições locais previstas para este domingo em algumas províncias da Argentina, segundo a BBC.

No domingo à noite, foi anunciado que o apagão elétrico que afetou a Argentina e países vizinhos teve origem numa conexão de transporte de eletricidade na costa leste do país, entre as hidroelétricas de Yacyretá, sob gestão argentino-paraguaia, e de Salto Grande (argentino-uruguaia).

A primeira dessas barragens, localizada no curso do Rio Paraná, é administrada pela Argentina e pelo Paraguai, e a segunda, no curso médio do Rio Uruguai, está localizada a montante das cidades de Concórdia (Argentina) e Salto (Uruguai) e é operada pelos dois últimos países.

Segundo o Ministério da Energia argentino, o apagão ocorreu após o colapso do Sistema Argentino de Interconexão (SADI), que produziu um “corte massivo de energia em todo o país.

Entretanto, a Edesur adiantou que o serviço foi restaurado para dois milhões de clientes, o equivalente a 80% de sua área de cobertura, e a Distribuidora e Comercializadora Norte (Edenor), responsável pela área noroeste da capital, disse que a eletricidade foi restaurada para 90% dos seus assinantes. O Presidente argentino, Mauricio Macri, qualificou a falha na rede elétrica no país “sem precedentes”.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.