/

Igualdade de género num país religioso. Argentina está a um passo de fazer história e legalizar o aborto

Juan Ignacio Roncoroni / EPA

Ativistas dos direitos das mulheres celebram a aprovação da proposta nas ruas de Buenos Aires, na Argentina

O presidente Alberto Fernández tem feito dos direitos das mulheres um princípio central do seu governo, e agora os legisladores argentinos deram um grande passo na legalização do aborto.

A aprovação do projeto na Câmara dos Deputados da Argentina demorou mais de 20 horas a ser discutida. Apesar de ter o apoio do presidente, a proposta precisa de passar pelo Senado para legalizar oficialmente o aborto no país.

A Argentina celebrou, nas ruas de Buenos Aires, a aprovação pela Câmara dos Deputados do projeto de lei que autoriza a interrupção legal da gravidez até a 14ª semana de gestação. A proposta recebeu 131 votos de deputados favoráveis.

Caso a lei seja aprovada oficialmente, a Argentina irá tornar-se apenas no quarto país a tornar o aborto legal na América Latina, região onde leis rígidas de aborto são a norma e o ensino católico é tido como base para orientar as políticas.

Igualdade de género como conduta política

Nas ruas da capital, milhares de ativistas de ambos os lados da questão (a favor e contra a proposta) cercaram o Congresso na noite de quinta-feira até a manhã de sexta-feira. As áreas onde se encontravam estavam claramente designadas, dependendo das suas posições.

“Estou arrepiada”, disse Stefanía Gras, uma estudante de psicologia de 22 anos que permaneceu junto ao Congresso durante a noite, após a votação. “Sinto que estamos a fazer história”, disse a jovem ao New York Times.

Outro grupo, notavelmente menor, que se opõe à legalização, rezou ao ar livre durante toda a noite, embora a maioria reconhecesse que a lei tivesse grande possibilidade de ser aprovada. “Sinto uma tristeza profunda”, disse Paloma Guevara, que se reuniu ao lado de ativistas antiaborto a noite toda. “A nossa esperança agora é o Senado”, admitiu ao jornal norte-americano.

Apesar dessas dificuldades económicas que o país atravessa, Alberto Fernandez manteve a paridade de género e a orientação sexual como prioridades do seu governo, surpreendendo até mesmo alguns ativistas com as suas iniciativas. No início deste ano, o governo criou um sistema de cotas que reservou pelo menos 1% dos empregos públicos federais para os transgéneros argentinos.

O orçamento do Presidente argentino para 2021 identifica mais de 15% dos gastos projetados como destinados a iniciativas que promovam a igualdade de gênero, incluindo o financiamento de programas de prevenção da violência.

Fernández também pediu à sua equipa que evite agendar reuniões que incluam apenas homens heterossexuais. Desde agosto, qualquer audiência de mais de quatro pessoas com o presidente deve ter mulheres ou membros da comunidade LGBTQ.

Uma nova geração de feministas

Pelo menos 65 mulheres morreram entre 2016 e 2018 devido a complicações em abortos ilegais, de acordo com um relatório da Rede Argentina de Acesso ao Aborto Seguro. Nesse mesmo período, 7262 meninas entre 10 e 14 anos deram à luz.

Neste sentido, o Presidente argentino refere que “estou convencido de que é responsabilidade do Estado cuidar da vida e da saúde de quem decide interromper a gravidez”.

Ao fazer isso, o chefe de estado cumpriu uma promessa de campanha que alguns ativistas temiam que se perdesse no meio de um cenário em que o coronavírus e a crise económica ganham todas as atenções.

Vários analistas políticos veem a aprovação do projeto de lei do aborto na Câmara dos Deputados da Argentina como um acordo fechado. O maior obstáculo virá do Senado, onde a medida falhou por pouco em 2018, depois de enfrentar forte oposição de senadores de províncias rurais, onde as igrejas católica e evangélicas têm grande influência.

Apesar da perda, a mobilização massiva antes da votação de 2018, especialmente por mulheres jovens, galvanizou uma nova geração de feministas na Argentina que foram às ruas em grande número para fazer campanha pelo aborto legal e uma representação mais ampla.

A legalização do aborto atenderia a um dos principais pedidos desse movimento e daria a Fernández a sua maior vitória legislativa, dando mais um impulso a um projeto nacional que já começou a remodelar a Argentina.

Como a pandemia atingiu especialmente as mulheres, tornando-as a maioria entre os recém-desempregados, a Argentina liderou o caminho como o país que tomou o maior número de medidas com perspetiva de género para responder à crise, de acordo com um banco de dados do Desenvolvimento das Nações Unidas Programa.

O maior enfoque da Argentina na igualdade de género ocorre num momento em que outros países da região também garantem que as mulheres têm voz nas decisões governamentais.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.