Argelinos detidos no aeroporto de Lisboa vão pedir asilo em Portugal

Comparsa Fotografia / Flickr

-

Uma das advogadas dos quatro argelinos detidos no aeroporto de Lisboa anunciou que vai fazer esta terça-feira um pedido de asilo por razões humanitárias, enquanto decorre o processo de expulsão pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Os quatro homens foram detidos, por violação das regras de segurança, quando tentaram fugir ao controlo de passaportes, passaram por uma saída de emergência e entraram numa zona restrita da pista do aeroporto de Lisboa.

Em declarações emitidas pelas televisões, a advogada Liliana Rute Ferreira explicou que, após o interrogatório judicial desta terça-feira, o juiz decidiu colocar os quatro argelinos à guarda do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), a quem caberá decidir se aqueles cidadãos serão expulsos de Portugal.

Independentemente desse processo sobre a expulsão devido a ‘permanência ilegal em território nacional’, que deve ser decidido em dois meses, os quatro argelinos serão julgados pelos crimes que lhes são imputados, um dos quais poderá ser de ‘atentado à segurança de transporte por ar, água ou caminho-de-ferro’, previsto e punido pelo artigo 288 do Código Penal.

A data de julgamento sumário ainda é desconhecida, mas a advogada diz que terá de ocorrer no prazo de 60 dias em que estão a aguardar decisão do SEF.

Liliana Ferreira adiantou aos jornalistas que “hoje mesmo seguirá por fax o pedido de asilo por razões humanitárias”, lembrando que isto é independente do julgamento dos crimes que lhe são imputados.

A advogada disse que foi “o desespero” que os fez tentar fugir às autoridades, dado que na Argélia passam fome e não têm meios de subsistência.

A própria ministra da Administração Interna, Constança de Sousa, disse no domingo que a invasão de pista não foi um ato terrorista, mas sim uma “tentativa desesperada de imigração ilegal”.

De acordo com a PSP, o aeroporto de Lisboa esteve encerrado no sábado durante 34 minutos depois de os quatro homens terem fugido ao controlo de passaportes e entrado “numa zona restrita”, mais concretamente na pista de aterragem.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …

Vanessa Guillen foi espancada até à morte. Jovem soldado tinha dito à mãe que era vítima de assédio

Vanessa Guillen foi vista pela última vez a 22 de abril, pouco tempo depois de confessar à mãe que estava a ser assediada por um sargento. O principal suspeito da morte da jovem suicidou-se e …