As autoridades da Arábia Saudita apresentaram um grande plano para desenvolver o setor do turismo com a criação de um fundo de desenvolvimento com um capital inicial de 4 mil milhões de dólares.
De acordo com a agência Bloomberg, que esta semana dá conta do plano, o reino de Salman bin Abdul-Aziz al-Saud procura diversificar as fontes que alimentam a economia da Arábia Saudita, pretendendo ainda fomentar o turismo externo.
No ano passado, recorde-se, a Arábia Saudita colocou de parte o seu rigoroso código de conduta e vestuário para mulheres estrangeiraras, esperando agora que o setor do turismo possa criar mais de um milhão de empregos até 2030.
De acordo com o Ministério do Turismo do reino árabe, o fundo de desenvolvimento permitirá às empresas de turismo receber investimento através da venda de ações ou da emissão de título, precisa a mesma agência noticiosa sediada em Nova Iorque.
Os investidores serão as organizações de crédito do país com as quais o mesmo ministério já terá assinado vários acordos. “O lançamento do fundo neste momento, quando o setor de turismo enfrenta desafios globais sem precedentes, é uma prova da confiança dos investidores e do setor privado nas perspetivas de longo prazo para o setor na Arábia Saudita”, disse o ministro da Economia. Turismo, Ahmed Al Khateeb.
“A importância social e económica do setor não pode ser subestimada: promove crescimento e diversificação, atrai investimentos internacionais, cria oportunidades de emprego e melhora a qualidade de vida de milhões de sauditas”.
Turismo na Arabia Saudita??
Há malucos para tudo…