Arábia Saudita. Turistas que não são casados já podem ficar juntos em quartos de hotel

A partir de agora, os casais estrangeiros que não são oficialmente casados podem reservar um quarto juntos em hotéis na Arábia Saudita. Antes desta decisão, era necessário comprovar o casamento para dividir um dormitório.

A Arábia Saudita suspendeu algumas restrições para as mulheres que viajam no reino muçulmano ultraconservador, permitindo-lhes que aluguem um quarto sem a presença de um guardião masculino, adiantou este domingo a autoridade saudita do turismo.

A Comissão Saudita do Turismo e Património Nacional divulgou os novos requisitos através do Twitter, que também permitem aos casais estrangeiros partilhar um quarto de hotel sem uma prova de casamento.



“Todos os cidadãos sauditas são obrigados a mostrar identificação familiar ou comprovante de relacionamento ao fazerem uma reserva em hotéis”, disse a Comissão Saudita de Turismo e Património Nacional em comunicado. “Isso não é necessário para turistas estrangeiros. Todas as mulheres, incluindo sauditas, podem reservar e ficar em hotéis sozinhas, fornecendo identificação no check-in.”

A flexibilização das regras rigorosas ocorre depois de há pouco mais de uma semana Riade ter anunciado que iria passar a emitir vistos para turismo, visando diversificar as suas receitas muito dependentes do petróleo. Até agora, os vistos só eram dados a muçulmanos para peregrinações, a pessoas que pretendessem visitar familiares ou para a realização de negócios.

No lançamento do novo visto, Riade destacou cinco locais no país classificados pela UNESCO como património mundial, assim como o Mar Vermelho, o deserto e as montanhas.

Para atrair visitantes estrangeiros, o reino também flexibiliza os rígidos códigos de vestuário para as turistas, exigindo que ombros e joelhos estejam cobertos, mas não a utilização da abaya (vestido comprido que cobre todo o corpo), de acordo com a informação divulgada no site sobre os vistos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …