/

Arábia Saudita. Turistas que não são casados já podem ficar juntos em quartos de hotel

A partir de agora, os casais estrangeiros que não são oficialmente casados podem reservar um quarto juntos em hotéis na Arábia Saudita. Antes desta decisão, era necessário comprovar o casamento para dividir um dormitório.

A Arábia Saudita suspendeu algumas restrições para as mulheres que viajam no reino muçulmano ultraconservador, permitindo-lhes que aluguem um quarto sem a presença de um guardião masculino, adiantou este domingo a autoridade saudita do turismo.

A Comissão Saudita do Turismo e Património Nacional divulgou os novos requisitos através do Twitter, que também permitem aos casais estrangeiros partilhar um quarto de hotel sem uma prova de casamento.

“Todos os cidadãos sauditas são obrigados a mostrar identificação familiar ou comprovante de relacionamento ao fazerem uma reserva em hotéis”, disse a Comissão Saudita de Turismo e Património Nacional em comunicado. “Isso não é necessário para turistas estrangeiros. Todas as mulheres, incluindo sauditas, podem reservar e ficar em hotéis sozinhas, fornecendo identificação no check-in.”

A flexibilização das regras rigorosas ocorre depois de há pouco mais de uma semana Riade ter anunciado que iria passar a emitir vistos para turismo, visando diversificar as suas receitas muito dependentes do petróleo. Até agora, os vistos só eram dados a muçulmanos para peregrinações, a pessoas que pretendessem visitar familiares ou para a realização de negócios.

No lançamento do novo visto, Riade destacou cinco locais no país classificados pela UNESCO como património mundial, assim como o Mar Vermelho, o deserto e as montanhas.

Para atrair visitantes estrangeiros, o reino também flexibiliza os rígidos códigos de vestuário para as turistas, exigindo que ombros e joelhos estejam cobertos, mas não a utilização da abaya (vestido comprido que cobre todo o corpo), de acordo com a informação divulgada no site sobre os vistos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.