Arábia Saudita constrói barreira de alta tecnologia com 900km na fronteira com o Iraque

Facts for a Better Future / Flickr

A Arábia Saudita concluiu este sábado a construção de uma espessa barreira que separa o seu território do Iraque, protegendo-o a norte de infiltrações de pessoas, armas e mercadorias, anunciou a agência oficial SPA.

Esta barreira de 900 quilómetros, que inclui cinco revestimentos, constitui a primeira etapa de um projecto que prevê a construção destas estruturas com barreiras de alta tecnologia ao longo de todas as fronteiras do reino, num total de 9.000 quilómetros.

Segundo a SPA, esta protecção abrange toda a zona de Hafr al-Baten (nordeste) até Turaif (noroeste), perto da fronteira com a Jordânia.

A estrutura deve ser equipada com torres de vigilância, câmaras de infravermelhos e cerca de 50 radares para permitir “reduzir a zero o número de infiltrados e o contrabando de droga, de armas e de mercadorias” nas fronteiras norte do reino, acrescenta a agência oficial.

As relações entre a Arábia Saudita e o Iraque deterioraram-se durante o regime do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki, que em agosto aceitou finalmente abandonar o cargo.

O reino sunita acusou Maliki, um xiita, de ter contribuído para a ofensiva dos ‘jihadistas’ do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque devido à sua política de marginalização da minoria sunita iraquiana. Por sua vez, Maliki acusou frequentemente o reino wahhabita de apoiar o “terrorismo” no Iraque.

A Arábia Saudita decidiu a construção de uma barreira de segurança de alta tecnologia na sua fronteira com o Iraque em 2006, quando o país vizinho estava envolvido num violento conflito inter-comunitário.

De seguida, os dirigentes sauditas alargaram o projecto ao conjunto das fronteiras, terrestres e marítimas, de todo o reino.

Entre 2003 e 2006 a Arábia Saudita foi atingida por uma vaga de atentados atribuídos à Al-Qaida que provocaram dezenas de mortos.

Na sequência de uma resposta implacável, o reino impôs diversos revezes às redes extremistas, incluindo a detenção de milhares de suspeitos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

João Félix: o "louco" e o "calvário"

Avançado do Atlético de Madrid só esteve em campo durante 18 minutos, contra o Atlético Bilbau. Simeone defendeu o português. João Félix foi o nome mais comentado após o empate entre Atlético de Madrid e Atlético …

PCP quer limite de quatro dias por semana em teletrabalho

O projeto do PCP propõe limitar o teletrabalho a quatro dias por semana e que as empresas paguem o acréscimo das contas da luz, água, internet e telefone. O PCP quer limitar o regime de teletrabalho …

"The Crown" domina Emmys e "The Handmaid's Tale" é a derrotada da noite

A série da Netflix “The Crown” foi a grande vencedora da 73.ª edição dos Prémios Emmy, levando pela primeira vez a estatueta de Melhor Série Dramática e dominando por completo a categoria na maior noite …

Vacina contra a covid-19 em spray nasal tem vários benefícios - e pode estar para breve

Atualmente, receber uma vacina contra a contra a covid-19 é sinónimo de levar uma injeção no braço. Contudo, esta realidade pode mudar, já que um novo estudo garante a eficácia de vacinas administradas de forma …

Messi substituído e surpreendido

Jogo contra o Lyon não estava a correr bem para o PSG e o treinador Mauricio Pochettino decidiu colocar Lionel Messi no banco de suplentes. O Paris Saint-Germain "sobreviveu" neste domingo - mas já sem Lionel …

“Este senhor é primeiro-ministro? Não, mas vai ser“. Em tempo de autárquicas, Pedro Nuno faz campanha dupla

Pedro Nuno Santos tem aproveitado a campanha autárquica para prosseguir a sua campanha interna. Um dia será sucessor de António Costa e a ocasião é perfeita para ganhar simpatizantes dentro do próprio partido. Entre sexta e …

Pelo menos oito mortos e seis feridos num tiroteio em universidade na Rússia

Pelo menos oito pessoas morreram e seis outras ficaram feridas após um atirador abrir fogo hoje numa universidade na cidade russa de Perm, segundo o Comité de Investigação da Rússia citado pela agência de notícias …

Vulcão nas Canárias em erupção e destrói casas. Cinzas podem chegar à Madeira

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou este domingo em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. A …

Cientistas queriam estudar a propagação das borboletas, mas criaram uma matriosca de parasitas

Objetivo dos cientistas era perceber, através da introdução da espécie de borboletas Glanville fritillary qual o seu poder de dispersão numa ilha finlandesa. No entanto, acabaram com um retrato alarmante para todos os investigadores que …

Marcelo encontra-se em Nova Iorque com Presidentes das Maldivas e Peru

O Presidente da República tem agendados encontros bilaterais com cinco chefes de Estado, em Nova Iorque, à margem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), entre os quais os presidentes das Maldivas e …