Arábia Saudita constrói barreira de alta tecnologia com 900km na fronteira com o Iraque

Facts for a Better Future / Flickr

A Arábia Saudita concluiu este sábado a construção de uma espessa barreira que separa o seu território do Iraque, protegendo-o a norte de infiltrações de pessoas, armas e mercadorias, anunciou a agência oficial SPA.

Esta barreira de 900 quilómetros, que inclui cinco revestimentos, constitui a primeira etapa de um projecto que prevê a construção destas estruturas com barreiras de alta tecnologia ao longo de todas as fronteiras do reino, num total de 9.000 quilómetros.

Segundo a SPA, esta protecção abrange toda a zona de Hafr al-Baten (nordeste) até Turaif (noroeste), perto da fronteira com a Jordânia.

A estrutura deve ser equipada com torres de vigilância, câmaras de infravermelhos e cerca de 50 radares para permitir “reduzir a zero o número de infiltrados e o contrabando de droga, de armas e de mercadorias” nas fronteiras norte do reino, acrescenta a agência oficial.

As relações entre a Arábia Saudita e o Iraque deterioraram-se durante o regime do primeiro-ministro iraquiano Nuri al-Maliki, que em agosto aceitou finalmente abandonar o cargo.

O reino sunita acusou Maliki, um xiita, de ter contribuído para a ofensiva dos ‘jihadistas’ do Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque devido à sua política de marginalização da minoria sunita iraquiana. Por sua vez, Maliki acusou frequentemente o reino wahhabita de apoiar o “terrorismo” no Iraque.

A Arábia Saudita decidiu a construção de uma barreira de segurança de alta tecnologia na sua fronteira com o Iraque em 2006, quando o país vizinho estava envolvido num violento conflito inter-comunitário.

De seguida, os dirigentes sauditas alargaram o projecto ao conjunto das fronteiras, terrestres e marítimas, de todo o reino.

Entre 2003 e 2006 a Arábia Saudita foi atingida por uma vaga de atentados atribuídos à Al-Qaida que provocaram dezenas de mortos.

Na sequência de uma resposta implacável, o reino impôs diversos revezes às redes extremistas, incluindo a detenção de milhares de suspeitos.

/Lusa

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …

Rússia banida dos Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos

A Rússia foi banida, esta segunda-feira, de Jogos Olímpicos e Mundiais por quatro anos, na sequência de uma decisão, tomada por unanimidade, do comité da AMA que avalia o cumprimento dos regulamentos. A Rússia foi excluída dos …

Governo chinês bane compras públicas de computadores e software estrangeiros

O Governo chinês ordenou que todos os escritórios governamentais e instituições públicas removam computadores e software estrangeiros, ao longo dos próximos três anos, depois da decisão de Washington de banir aquisição de equipamentos da Huawei. A …