Ar limpo pode trazer consequências nefastas para a Terra

A poluição está a ter uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a arrefecer o clima, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.

Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma investigação, publicada este mês na Geophysical Research Letters.

A poluição atmosférica ajuda a arrefecer o clima, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.

Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 graus Celsius.

“Uma vez que estamos a tentar manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos de ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do CICERO (Center of International Climate Research) da Noruega e principal autor do estudo.

A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.

Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenómenos meteorológicos extremos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O grande culpado pelas alterações climáticas é o SOL (e não o homem) e uma área pela qual estamos a passar no Universo que se chama “Local Interstellar Cloud”, super quente e magnetizada que está a agitar tudo o que dentro dela estiver. TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR estão a sofrer alterações físicas, não é apenas a Terra. Alterações climáticas tanto em aquecimento, quanto em arrefecimento, inclusive em certas Luas de Saturno e Júpiter, que nunca tiveram campo magnético, de repente estão a desenvolver um e mesmo Vénus, Júpiter, Saturno têm desenvolvido um tórus de plasma em seu redor, coisa que nunca tinha sido detetada anteriormente. Isto tudo tem vindo a mudar desde 1975, mais dramaticamente desde 1995.
      A NASA não admite, apenas deita informação solta cá para fora. Cabe-nos procurar e conetar nós mesmos os pontos que nos dão.
      Vivemos num Universo Elétrico.

    • Eu posso lhe responder: Muitos académicos historiadores que analisam crónicas e relatos da idade média retiram a conclusão que há cerca de oitocentos anos atrás o clima era substancialmente mais quente, em média do que é agora. Qualquer coisa na ordem dos 3 a 4 graus.
      De modo semelhante por exemplo, já se concluiu que a primeira década do séc XIX foi uma época particularmente chuvosa…

      Conclusão. O nosso planeta é um sistema vivo dado a ciclos.

    • Por acaso acham que ele comprou o lugar? Ele foi e.l.e.i.t.o. e como? Dando eco a crenças que já estavam estabelecidas junto de boa parte da população. Por isso foi eleito. E porque é que essas crenças existiam? Porque lá se fala de versões alternativas às repetidas, melhor, marteladas até `a exaustão pelos media.
      Aqui, isso dá demasiado trabalho… O telejornal diz, por isso Sei! E nada mais (nem menos) há para se saber. Mesmo que nunca nos digam nada sobre o que se passa nos outros países da EU. Mas isso interessa para alguma coisa? Eles que se lixem mais as suas vidinhas. E viva a casa dos segredos, que é o que importa nesta vida.

RESPONDER

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …

Sondagens. Livre cai a pique, Montenegro lidera corrida ao PSD

O PS lidera as intenções de voto com 37,1% e um avanço de 10,2 pontos percentuais sobre o PSD numa sondagem em que o Livre surge com metade da votação alcançada nas legislativas em outubro. Num …

ONU chama a atenção para consumo de tramadol (erradamente considerado menos letal que fentanil)

A crise derivada do consumo excessivo de opóides e as mortes daí decorrentes já levaram empresas norte-americanas que os produzem a receber milhares de ações judiciais. Contudo, a Organização das Nações Unidas (ONU) chama a …

Mais de 50 jornalistas subscrevem abaixo-assinado em defesa de Maria Flor Pedroso

Mais de 50 jornalistas, entre os quais Adelino Gomes, Henrique Monteiro, Anabela Neves e Francisco Sena Santos, subscreveram esta sexta-feira um abaixo-assinado em defesa da jornalista Maria Flor Pedroso, diretora de informação da RTP. "Confrontados com …

O maior sítio arqueológico submerso do mundo é no México (e está a surpreender os especialistas)

Uma equipa de especialistas está a explorar há cerca de quatro anos o Grande Aquífero Maia, localizado no México, e tem feito descobertas surpreendentes que vão desde numerosos sítios arqueológicos a vestígios de homens primitivos.  Durante …