Ar limpo pode trazer consequências nefastas para a Terra

A poluição está a ter uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a arrefecer o clima, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.

Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma investigação, publicada este mês na Geophysical Research Letters.

A poluição atmosférica ajuda a arrefecer o clima, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.

Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 graus Celsius.

“Uma vez que estamos a tentar manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos de ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do CICERO (Center of International Climate Research) da Noruega e principal autor do estudo.

A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.

Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenómenos meteorológicos extremos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O grande culpado pelas alterações climáticas é o SOL (e não o homem) e uma área pela qual estamos a passar no Universo que se chama “Local Interstellar Cloud”, super quente e magnetizada que está a agitar tudo o que dentro dela estiver. TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR estão a sofrer alterações físicas, não é apenas a Terra. Alterações climáticas tanto em aquecimento, quanto em arrefecimento, inclusive em certas Luas de Saturno e Júpiter, que nunca tiveram campo magnético, de repente estão a desenvolver um e mesmo Vénus, Júpiter, Saturno têm desenvolvido um tórus de plasma em seu redor, coisa que nunca tinha sido detetada anteriormente. Isto tudo tem vindo a mudar desde 1975, mais dramaticamente desde 1995.
      A NASA não admite, apenas deita informação solta cá para fora. Cabe-nos procurar e conetar nós mesmos os pontos que nos dão.
      Vivemos num Universo Elétrico.

    • Eu posso lhe responder: Muitos académicos historiadores que analisam crónicas e relatos da idade média retiram a conclusão que há cerca de oitocentos anos atrás o clima era substancialmente mais quente, em média do que é agora. Qualquer coisa na ordem dos 3 a 4 graus.
      De modo semelhante por exemplo, já se concluiu que a primeira década do séc XIX foi uma época particularmente chuvosa…

      Conclusão. O nosso planeta é um sistema vivo dado a ciclos.

    • Por acaso acham que ele comprou o lugar? Ele foi e.l.e.i.t.o. e como? Dando eco a crenças que já estavam estabelecidas junto de boa parte da população. Por isso foi eleito. E porque é que essas crenças existiam? Porque lá se fala de versões alternativas às repetidas, melhor, marteladas até `a exaustão pelos media.
      Aqui, isso dá demasiado trabalho… O telejornal diz, por isso Sei! E nada mais (nem menos) há para se saber. Mesmo que nunca nos digam nada sobre o que se passa nos outros países da EU. Mas isso interessa para alguma coisa? Eles que se lixem mais as suas vidinhas. E viva a casa dos segredos, que é o que importa nesta vida.

RESPONDER

Erosão causada por tempestade tropical revela naufrágio do século XIX na Florida

Depois da tempestade tropical Eta arrebatar o norte da Florida no início deste mês, um banhista fez uma descoberta inesperada enquanto caminhava na costa de St. Augustine. Ao caminhar pelas dunas de areia de Crescent Beach, …

Uma mentira de um trabalhador de uma pizzaria forçou o confinamento na Austrália do Sul

O estado da Austrália do Sul decretou um confinamento geral, no dia 18 de novembro, depois de um funcionário de uma pizzaria ter mentido. Segundo o Huff Post, o homem, de nacionalidade espanhola, estava infetado com …

Jogar Monopólio, Scrabble ou até bilhar pode ser (ainda) mais divertido com uma nova mesa touch

Por mais divertidos que sejam os jogos de tabuleiro, estes podem ser um passatempo caro pois quem realmente gosta não se cansa de os comprar. Agora, a empresa Arcade1Up criou o Infinity Game Table que …

A apreensão histórica de cetamina na Tailândia não foi assim tão histórica. Eram só aditivos alimentares

Análises laboratoriais revelaram que a apreensão "histórica" de cetamina anunciada pelo Governo da Tailândia há cerca de duas semanas foi, na verdade, uma apreensão de aditivos alimentares e agentes de limpeza. As autoridades tailandesas anunciaram, …

Para clínicas de Terceiro Mundo. Dispositivo movido a energia solar esteriliza equipamentos médicos ao ar livre

As autoclaves são consideradas essenciais para esterilizar equipamentos médicos, mas não estão disponíveis nos países de Terceiro Mundo, onde o acesso à eletricidade é limitado. Um novo dispositivo portátil, movido a energia solar, pode ser …

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …