Ar limpo pode trazer consequências nefastas para a Terra

A poluição está a ter uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a arrefecer o clima, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.

Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma investigação, publicada este mês na Geophysical Research Letters.

A poluição atmosférica ajuda a arrefecer o clima, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.

Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 graus Celsius.

“Uma vez que estamos a tentar manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos de ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do CICERO (Center of International Climate Research) da Noruega e principal autor do estudo.

A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.

Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenómenos meteorológicos extremos.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O grande culpado pelas alterações climáticas é o SOL (e não o homem) e uma área pela qual estamos a passar no Universo que se chama “Local Interstellar Cloud”, super quente e magnetizada que está a agitar tudo o que dentro dela estiver. TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR estão a sofrer alterações físicas, não é apenas a Terra. Alterações climáticas tanto em aquecimento, quanto em arrefecimento, inclusive em certas Luas de Saturno e Júpiter, que nunca tiveram campo magnético, de repente estão a desenvolver um e mesmo Vénus, Júpiter, Saturno têm desenvolvido um tórus de plasma em seu redor, coisa que nunca tinha sido detetada anteriormente. Isto tudo tem vindo a mudar desde 1975, mais dramaticamente desde 1995.
      A NASA não admite, apenas deita informação solta cá para fora. Cabe-nos procurar e conetar nós mesmos os pontos que nos dão.
      Vivemos num Universo Elétrico.

    • Eu posso lhe responder: Muitos académicos historiadores que analisam crónicas e relatos da idade média retiram a conclusão que há cerca de oitocentos anos atrás o clima era substancialmente mais quente, em média do que é agora. Qualquer coisa na ordem dos 3 a 4 graus.
      De modo semelhante por exemplo, já se concluiu que a primeira década do séc XIX foi uma época particularmente chuvosa…

      Conclusão. O nosso planeta é um sistema vivo dado a ciclos.

    • Por acaso acham que ele comprou o lugar? Ele foi e.l.e.i.t.o. e como? Dando eco a crenças que já estavam estabelecidas junto de boa parte da população. Por isso foi eleito. E porque é que essas crenças existiam? Porque lá se fala de versões alternativas às repetidas, melhor, marteladas até `a exaustão pelos media.
      Aqui, isso dá demasiado trabalho… O telejornal diz, por isso Sei! E nada mais (nem menos) há para se saber. Mesmo que nunca nos digam nada sobre o que se passa nos outros países da EU. Mas isso interessa para alguma coisa? Eles que se lixem mais as suas vidinhas. E viva a casa dos segredos, que é o que importa nesta vida.

RESPONDER

Sonda passa ao lado de Vénus, tira-lhe uma fotografia e surpreende cientistas da NASA

A imagem obtida pelo Wide-field Imager (WISPR) da Parker Solar Probe foi capturada a 12.380 quilómetros de Vénus. A Parker Solar Probe, da NASA, capturou vistas deslumbrantes de Vénus em julho de 2020. O alvo da …

Cientista descobre espécie extinta de ganso através de uma pintura egípcia

Uma famosa pintura que estava originalmente no túmulo do príncipe egípcio Nefermaat levou um cientista a descobrir uma espécie de ganso já extinta. A cena "gansos de Meidum", originalmente pintada no túmulo do príncipe Nefermaat, encontra-se …

Físico cria algoritmo de IA que pode provar que a realidade é uma simulação

Hong Qin, do Laboratório de Física de Plasma de Princeton (PPPL) do Departamento de Energia dos EUA, criou um algoritmo de Inteligência Artificial que pode provar que a realidade é, na verdade, uma simulação. O algoritmo …

Quase 10 anos depois, avião de Gaddafi continua parado num aeródromo em França

Quase uma década depois de ter aterrado em solo francês, o avião presidencial do ex-ditador líbio continua parado num aeródromo no sul do país, estando no meio de vários processos judiciais que parecem não ter …

Governo recebeu 1.600 ideias para a bazuca. Costa agradece mobilização

Durante a fase de discussão pública, o Plano de Recuperação e Resiliência recebeu mais de 1.600 contribuições e mais de 65 mil consultas. O primeiro-ministro António Costa disse que, durante a fase de discussão pública, …

"Honjok" é o nome do movimento sul-coreano que reivindica a solidão

A solidão tornou-se um tema recorrente devido à pandemia de covid-19. Na Coreia do Sul, existe um movimento chamado "honjok", que promove um estilo de vida solitário. O isolamento imposto pela pandemia de covid-19 está a …

Do subsolo sírio à nomeação ao Óscar: hospitais em tempos de guerra numa "era de impunidade"

The Cave é o nome de uma produção que esteve nomeada para o Óscar de Melhor Documentário de 2020. É também o lugar onde hospitais sírios se escondem para salvar vidas longe de bombardeamentos e …

Patrícia Mamona sagra-se campeã no triplo salto em pista coberta

Esta tarde, Patrícia Mamona tornou-se a terceira atleta portuguesa a garantir a medalha de ouro para Portugal no Campeonato da Europa em pista coberta. A portuguesa Patrícia Mamona conquistou, este domingo, a medalha de ouro na …

Dias de aulas mais longos, férias mais curtas e cinco períodos. Em Inglaterra, já se equacionam formas de recuperar o tempo perdido

Há três medidas em cima de mesa que podem vir a ser adotadas para combater os atrasos na aprendizagem dos alunos. Na Inglaterra, as escolas reabrem para aulas presenciais esta segunda-feira, mas já se pensa …

Índia abre centro de bem-estar para hóspedes abraçarem vacas e "esquecerem todos os problemas"

Animais de conforto e apoio emocional são cada vez mais populares em todo o mundo. Embora a maioria das pessoas use cães ou gatos, há também algumas escolhas mais bizarras, incluindo pavões, macacos e cobras. Os …