Ar limpo pode trazer consequências nefastas para a Terra

A poluição está a ter uma consequência inesperada. Segundo os cientistas, a poluição ajuda a arrefecer o clima, o que significa que os esforços para limpar o ar podem causar um aumento no aquecimento global, bem como outros efeitos climáticos extremos.

Descontaminar o ar poderia trazer consequências nefastas ao planeta Terra, causando o agravamento do aquecimento global, assim como efeitos climáticos extremos. Esta é a conclusão de uma investigação, publicada este mês na Geophysical Research Letters.

A poluição atmosférica ajuda a arrefecer o clima, evitando assim parte do aquecimento global. Alguns aerossóis, como os sulfatos, protegem a Terra da radiação solar.

Segundo a RT, eliminar a emissão humana de aerossóis – pequenas partículas poluentes do ar, muitas vezes lançadas por atividades industriais – poderia provocar um aumento do aquecimento global, que poderia variar entre os 0,5 e os 1,1 graus Celsius.

“Uma vez que estamos a tentar manter a meta de 1,5 ou 2 graus Celsius, delineada no acordo climático de Paris, este problema é algo que precisamos de ter em mente”, alertou Bjørn Samset, cientista climático do CICERO (Center of International Climate Research) da Noruega e principal autor do estudo.

A pesquisa também sugere que a eliminação de aerossóis pode ter consequências regionais impressionantes, causando grandes mudanças na precipitação e outros padrões climáticos em certas partes do mundo.

Os lugares onde a poluição do ar é maior são suscetíveis a efeitos climáticos mais fortes. Os cientistas dão o exemplo da Ásia Oriental, lugar no qual poderia haver um forte aumento da precipitação e fenómenos meteorológicos extremos.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

    • O grande culpado pelas alterações climáticas é o SOL (e não o homem) e uma área pela qual estamos a passar no Universo que se chama “Local Interstellar Cloud”, super quente e magnetizada que está a agitar tudo o que dentro dela estiver. TODOS OS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR estão a sofrer alterações físicas, não é apenas a Terra. Alterações climáticas tanto em aquecimento, quanto em arrefecimento, inclusive em certas Luas de Saturno e Júpiter, que nunca tiveram campo magnético, de repente estão a desenvolver um e mesmo Vénus, Júpiter, Saturno têm desenvolvido um tórus de plasma em seu redor, coisa que nunca tinha sido detetada anteriormente. Isto tudo tem vindo a mudar desde 1975, mais dramaticamente desde 1995.
      A NASA não admite, apenas deita informação solta cá para fora. Cabe-nos procurar e conetar nós mesmos os pontos que nos dão.
      Vivemos num Universo Elétrico.

    • Eu posso lhe responder: Muitos académicos historiadores que analisam crónicas e relatos da idade média retiram a conclusão que há cerca de oitocentos anos atrás o clima era substancialmente mais quente, em média do que é agora. Qualquer coisa na ordem dos 3 a 4 graus.
      De modo semelhante por exemplo, já se concluiu que a primeira década do séc XIX foi uma época particularmente chuvosa…

      Conclusão. O nosso planeta é um sistema vivo dado a ciclos.

    • Por acaso acham que ele comprou o lugar? Ele foi e.l.e.i.t.o. e como? Dando eco a crenças que já estavam estabelecidas junto de boa parte da população. Por isso foi eleito. E porque é que essas crenças existiam? Porque lá se fala de versões alternativas às repetidas, melhor, marteladas até `a exaustão pelos media.
      Aqui, isso dá demasiado trabalho… O telejornal diz, por isso Sei! E nada mais (nem menos) há para se saber. Mesmo que nunca nos digam nada sobre o que se passa nos outros países da EU. Mas isso interessa para alguma coisa? Eles que se lixem mais as suas vidinhas. E viva a casa dos segredos, que é o que importa nesta vida.

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …